servidor ubuntu com link dedicado, como configurar?

Iniciado por linuxerbel, 02 de Fevereiro de 2009, 22:09

tópico anterior - próximo tópico

linuxerbel

Caros amigos,

Sou usuário lunux a algum tempo e já faz quase um ano que uso o ubuntu como desktop, agora quero utiliza-lo como servidor em um cyber que está contratando um link dedicado, então gostaria de umas dicas na configuração deste servidor, praticamente usarei o compartilhamento e o squid como proxy e mais um servidor dns para cache, bind ou dnsmasq? sei que o bind já faz cache depois da instalação e o dnsmasq, alguem tem um exemplo de copnfiguração?
outra coisa quias os repositórios do ubuntu server? são so mesmos do desktop?
qual versão usar a 8.04 ou 8.10?
as configurações dos serviços acima segue os mesmo padrão do debian?

por enquanto são essas as duvidas,

até mais

Felix

Ainda bem que é pouca coisa né? :D

Para servidor, recomendo a versão 8.04, por ser LTS, isso quer dizer que ela será mantida por um tempo maior.

Sim, as configurações destes serviços basicamente seguem o padrão Debian, isso pelo fato de o Ubuntu ser uma distribuição Debian-like

Quanto as outras dúvidas, é bem complicado, pois os assuntos se estenderiam, mas aqui no fórum mesmo você fazendo uma Pesquisa já vai encontrar bastante material e dicas de referência, isso sem contar no Oráculo

linuxerbel

Felix,

E qto aos repositórios do server 8.04, fiz uma pesquisa rapida e nao encontrei, são os mesmo do desktop?

até mais

Felix

Citação de: linuxerbel online 03 de Fevereiro de 2009, 00:16
Felix,

E qto aos repositórios do server 8.04, fiz uma pesquisa rapida e nao encontrei, são os mesmo do desktop?

até mais

Sim, são exatamente as mesmas sources.list tanto para Desktop quanto para Servidores.

linuxerbel

Amigos,

Alguem poderia me indicar um tutorial que me ajude a confgurar o dnsmasq para cache dns e servidor dhcp.

até mais