distro instalada como hda não abre (resolvido)

Iniciado por akirabra, 10 de Outubro de 2008, 09:35

tópico anterior - próximo tópico

akirabra

Tenho o debian instalado no hda2, tive curiosidade de instalar o ubuntu, instalei no hda5, mas não me dei conta que ele reconhecia o hd como sda. Agora o debian que esta instalado no hda2 não da boot.
Da um erro falando que /dev/sda2 não existe e abre um prompt mas não sei o que fazer.
Alguém pode ajudar a resolver este problema?

clcampos

Nunca vi isso... faz assim, coloca aqui o conteúdo do arquivo /boot/grub/menu.lst e também a  resposta dos comandos abaixo:

sudo  blkid

sudo  fdisk   -l
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

akirabra

ah me desculpa digitei errado, na verdade ele diz que não existe a /dev/hda2, que realmente não existe já que as partições agora foram nomeadas para /dev/sdaX.
Na verdade o que acontece e que as partições eram nomeadas como /dev/hdxX, depois da instalação do ubuntu elas estão nomeadas como /dev/sdxX, devido a isso o debian não inicializa.

clcampos

Citação de: akirabra online 11 de Outubro de 2008, 11:15
ah me desculpa digitei errado, na verdade ele diz que não existe a /dev/hda2, que realmente não existe já que as partições agora foram nomeadas para /dev/sdaX.
Na verdade o que acontece e que as partições eram nomeadas como /dev/hdxX, depois da instalação do ubuntu elas estão nomeadas como /dev/sdxX, devido a isso o debian não inicializa.

Essa mudança é devido ao kernel (se não me engano), e não deveria ser problema... Tem como executar os comandos solicitados e listar aqui as respostas? Além do conteúdo do arquivo /boot/grub/menu.lst?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

akirabra

Desculpa a demora na resposta, mas acabei saindo férias e o pc ficou ^_^
Então, nas férias instalei o ubuntu no pc da minha irmã funcionava mas a tela do grub não aparecia no boot, mas tudo bem entrava normal, depois instalei o ubuntu em um pc de um primo, mas, depois de uma atualização o pc simplesmente travava na hora de desligar, ai fiquei muito p*** da vida com o ubuntu.
Então quando cheguei em casa a primeira coisa que fiz foi formatar a partição que tava o ubuntu e instalar novamente o debian, agora o que acontece, ocorre o mesmo erro de antes, da boot no debian e fala que não existe o /dev/hda5 que é a partição que tava instalado o ubuntu, e cai em um prompt, não sei mais o que fazer, poxa ta dificil.
Em relação aos comandos acima não tem como executar, já que ele não entra no sistema.

akirabra

Já resolvi, formatei o hd todo e instalei o Debian novamente.
Ufaaaa