leitor de cartões ENE Technology Inc

Iniciado por estev3s, 22 de Dezembro de 2008, 00:13

tópico anterior - próximo tópico

estev3s

meu problema é o seguinte, tenho um notebook positivo sim+ e estou rodando o ubuntu 8.10 com
kernel 2.6.27-9-generic #1 SMP Thu Nov 20 21:57:00 UTC 2008 i686 GNU/Linux
desde a versão 8.04, nunca consegui fazer rodar o leitor de cartões ENE Technology Inc que o acompanha..
sei que não é problema de hardware, pois uma vez já consegui fazer o mesmo funcionar no Mandriva 2009
estou numa saga pra tentar ativá-lo no ubuntu.. encontrei muitos tópicos aqui no fórum mas nada
conclusivo e sem nenhuma possível solução.. segui uns materiais que consegui na internet e queria expor
aqui os resultados pra pedir ajuda na interpretação dos mesmos..

comecei um um lscpi e descobri isto
Citar06:04.0 FLASH memory: ENE Technology Inc ENE PCI Memory Stick Card Reader Controller
06:04.1 SD Host controller: ENE Technology Inc ENE PCI SmartMedia / xD Card Reader Controller
06:04.3 FLASH memory: ENE Technology Inc ENE PCI Secure Digital / MMC Card Reader Controller

então comecei seguindo esta dica
CitarTrata-se de colocar em funcionamento o leitor de cartões (CARD READER) que vem no  toshiba (e também em diversos outros notebooks, já que a maioria dos leitores são da Texas Instruments).
Pra saber se o seu notebook tem esse leitor de cartões, primeiro, atualize a lista de pciids: sudo update-pciids
Com a lista atualizada, digite também no terminal: lspci | grep Texas
O resultado deverá ser algo como: duda@duda-laptop:~$ lspci | grep Texas
07:06.0 CardBus bridge: Texas Instruments PCIxx12 Cardbus Controller
07:06.1 FireWire (IEEE 1394): Texas Instruments PCIxx12 OHCI Compliant IEEE 1394 Host Controller
07:06.2 Mass storage controller: Texas Instruments 5-in-1 Multimedia Card Reader (SD/MMC/MS/MS PRO/xD)
07:06.3 Class 0805: Texas Instruments PCIxx12 SDA Standard Compliant SD Host Controller
Pois bem. O nosso ubuntu já vem com o modulo (tifm_sd) que faz o leitor funcionar, porém ele não é carregado durante a inicialização (acho que na próxima versão). Para carregar, digite no terminal: sudo modprobe tifm_sd
Espete o cartão e Voilá! Ele deverá ser montado no seu desktop, do mesmo jeito que um pendrive, com a imagem de um cartãozinho escrito o tipo de cartão (SD, MMC, etc). Até o momento só experimentei cartões SD. Li em algum lugar que o MMC também funcionaria, mas seriam somente esses. Enquanto meu adaptador USB/Bluetooth não chega, posso instalar programas no meu palm e celular fácilmente, e ainda descarregar a máquina digital sem precisar de cabos!
Obs: para que o módulo tifm_sd seja carregado sempre na inicialização, edite o arquivo /etc/modules (alt+f2 depois digite: gksu gedit /etc/modules), e coloque tifm_sd na lista de módulos. Ao espetar o cartão, maiores informações podem ser obtidas com o comando dmesg
Obs2: Se alguém tem esse leitor e tenha outros tipos de cartão que possa testar, deixe o resultado, se possível, aqui neste post!!

a única mudança que fiz, foi ao invés de ler um "lscpi | grep texas" eu li um "lscpi | grep ENE"
e obtive o comando que colei lá em cima, da informação do meu hardware, porém toda esta dica não funcionou
e então segui esta
é que o ubuntu já vem com esse modulo, mas esquece esse modulo, falei errado esse modulo é pra o modelo de controladora Texas, no seu caso tente carregar os modulos:
# modprobe sdhci
# modprobe mmc_core
# modprobe mmc_block
insira o cartão e veja se a saída que é gerada no dmesg, provavelmente nas ultimas linhas e também no syslog:
$ tail /var/log/syslog

mas o que obtive do syslog foi isso
Citarroot@esteves:/home/esteves#  tail /var/log/syslog
Dec 21 22:42:39 esteves -- MARK --
Dec 21 23:02:39 esteves -- MARK --
Dec 21 23:17:01 esteves /USR/SBIN/CRON[7768]: (root) CMD (   cd / && run-parts --report /etc/cron.hourly)
Dec 21 23:42:39 esteves -- MARK --
Dec 21 23:46:13 esteves kernel: [ 8640.181266] mmc1: unrecognised SCR structure version 1
Dec 21 23:46:13 esteves kernel: [ 8640.181282] mmc1: error -22 whilst initialising SD card
Dec 21 23:57:43 esteves kernel: [ 9329.497328] mmc1: unrecognised SCR structure version 1
Dec 21 23:57:43 esteves kernel: [ 9329.497344] mmc1: error -22 whilst initialising SD card
Dec 21 23:58:57 esteves kernel: [ 9403.913035] mmc1: unrecognised SCR structure version 1
Dec 21 23:58:57 esteves kernel: [ 9403.913054] mmc1: error -22 whilst initialising SD card

e por fim, tudo o mais o que tenho é uma informação mais detalhada do leitor de cartões por um lshw
Citar*-memory:0 UNCLAIMED
                description: FLASH memory
                product: ENE PCI Memory Stick Card Reader Controller
                vendor: ENE Technology Inc
                physical id: 4
                bus info: pci@0000:06:04.0
                version: 00
                width: 32 bits
                clock: 33MHz (30.3ns)
                capabilities: pm bus_master cap_list
                configuration: latency=32 maxlatency=4 mingnt=1
           *-system
                description: SD Host controller
                product: ENE PCI SmartMedia / xD Card Reader Controller
                physical id: 4.1
                bus info: pci@0000:06:04.1
                clock: 33MHz
                configuration: driver=sdhci-pci latency=32 maxlatency=72 mingnt=32 module=sdhci_pci
           *-memory:1
                description: FLASH memory
                product: ENE PCI Secure Digital / MMC Card Reader Controller
                physical id: 4.3
                bus info: pci@0000:06:04.3
                clock: 33MHz (30.3ns)
                configuration: driver=sdhci-pci latency=0 maxlatency=72 mingnt=32 module=sdhci_pci

e então, o que está me empedindo de por o leitor de cartões pra funcionar amigos?
Linux user #480130

estev3s

pessoal, vi alguns topicos ai no forum, que ja foram praticamente abandonados sem solução
mas nenhum teve uma descrição mais ampla como este que criei, de qualquer forma há muitos
interessados na solução deste problema, então por favor, postem aqui suas experiencias ou dicas..

volto a insistir pois ja nao sei mais o que tentar e uma ajuda agora seria muito bom.. abraço
Linux user #480130

jomafras

Olá estev3s,

Na minha opinião vc tem de encontrar o módulo (driver) correto.
No caso do cartão texas, conforme está relatado aí o módulo (driver) é tifm_sd, né isso?
No caso do seu cartão :  sdhci, mmc_core, mmc_block.
Faz o seguinte : executa esse comando sudo modprobe tifm_sd abre o lsmod lsmod e veja se ele carregou mesmo (vai ter a referência ao módulo).
Faça o mesmo com os outros que te passaram. Se os módulos não carregam é porque não tem no Ubuntu.
Se os módulos carregam mas o cartão não funciona é porque não é o modulo correto. Aí vc tem que dar mais uma pesquisada (Fórum Ubuntu Inglês é uma boa) na internet sobre o módulo que vc tem que carregar na inicialização.
Achando o módulo certo vc configura em /etc/modprobe.d para inicializar no boot.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

estev3s

pois é.. carreguei todos estes módulos, confirmei seu carregamento no lsmod e nada..
vou dar uma pesquisada como tua dica, mas qualquer informação ajuda ai pessoal..
Linux user #480130

Tota

estev3s

Eu realmente desisti dos leitores de cartão. Pelo trabalho que dá, minha solução foi comprar por R$30,00 um leitor destes 11 em 1 da vida e conectar por USB. É só plugar na USB, e ler qualquer cartão. Como meu note sony só le ( Oh nova ortografia ) Memory stick, e estes não são suportados no Linux eu abri mão do leitor.

Pelo que parece ai no seu caso já esta tudo arrumado, falhou algum passo apenas. Verifique se não tem nada na blacklist /etc/blacklist.d ( mais ou menos por ai )

Faça passo a passo, carregue o driver do cartão ( SD = driver SD, MMC = Driver mmc, etc ) um de cada vez , com o cartão no slot, sem o cartão no slot, com reboot e sem reboot. É porisso que eu desisti. Um multi leitor é mais pratico, principalmente agora que só tem SDHC e os leitores dos notes não leem SDHC.

SD e SDHC são iguais no hardware ( mesma aparencia ) mas o software é diverso.

[],s

estev3s

este arquivo blacklist nem existe aqui cara..
vou continuar tentando..
Linux user #480130

estev3s

como eu poderia proceder pra tentar descobrir em que parte do processo esta o erro?
uma vez que ja carreguei parte-a-parte e nada..

no mandriva funciona normalmente ;x
Linux user #480130