Distros Visualmente Interessantes Baseadas no Ubuntu: gOS e OpenGEU

Iniciado por serraemeira, 03 de Novembro de 2008, 18:27

tópico anterior - próximo tópico

serraemeira

Olá pessoal!

Recentemente estava dando uma olhada nas 30 primeiras distros no ranking do site DistroWatch. Curiosamente, tomei conhecimento de duas distros baseadas no ubuntu que chamaram a minha atenção pela beleza das mesmas. Mais curiosamente ainda, ambas usam o Enlightenment 17 ao invés do KDE ou Gnome:

O gOS já traz uma série de aplicativos instalados, dentre os quais se destacam aplicativos web 2.0 da Google.
O OpenGEU (antigo Geubuntu) utiliza ferramentas do E17 e do Gnome e seu visual foi projetado por um design italiano.

gOS: http://www.thinkgos.com/
OpenGEU: http://opengeu.intilinux.com/Home.html

Editado: retirei os screenshots de forma a convidar os colegas de fórum a entrar nos sites acima...

Alguém já testou alguma delas? Se sim ou se não, deixem aqui suas impressões...

[ ]'s

Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

felipeborges

Geralmente estas distros são pequenas modificações do sistema base, sem muitas novidades. Mais estas duas estão lindas, visto que tomemos somente o aspecto visual como critério de avaliação.

Também mostram a força dos "outros", geralmente esquecidos, ambientes gráficos. Eu sou um enstusiasta do XFCE, mais já testei o Fluxbox e o OpenBox, realmente são excelentes, o que mais me agrada por conforto x leveza, é o XFCE, mais os outros são belos, leves e etc...

Não temos só GNOME e KDE!  :)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Alakazan

Sempre me interessei pelo gOS e sua relação com a web. um dia desses eu testo.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

BlackMoon

Já tentei usar o E17, é muito bonito e tudo mais, mas ainda tem muitos bugs.

O gOS nunca me chamou muita atenção.

Alakazan

O gOS tem uma interatividade muito bacana com a web. Era aquilo que o Windows Vista propôs, mas não fez.

Skid Vicious

Sinceramente, não vi nada visualmente tão exuberante nas distros acima não.  A OpeGEU achei ate bem grosseira para uma distro visualmente projetada por designer profissional.

serraemeira

Olá Skid Vicious,

Dê uma olhada nos screenshots presentes nas páginas oficiais de cada uma dessas distros. Lá tem outras imagens bem mais interessantes, algumas das quais não consegui copiar por estarem em flash. Tenho certeza que após olhar os sites com atenção a sua opinião vai mudar ao menos um pouquinho.

[ ]'s

Alakazan

felipeborges

Citação de: Alakazan online 03 de Novembro de 2008, 20:48
O gOS é do Google?

Faz a alusão, mais não é!

isto está bem claro em seu "anuncio".

Gostaria de saber, que tipo de integração com a Web traz este sistema? Bastante sitado, mais pouco sei a respeito disso, e acho muito interessante, visto que a internet provavelmente será o futuro dos sistemas operacionais, seja a interação, ou até os sistemas propriamente ditos na internet (como o suposto Window$ após o seven).

Que tipo de integração o gOS tem com a Web? Grato!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Alakazan

Ele foi feito para acesso mais fácil a ferramenta do Google na Web, como:
# Google Mail;
# Google News;
# Google Reader;
# Google Maps;
# Google Docs;
# Google Calendar;
# Youtube;
# Blogger;
# Facebook;
# Meebo;
# Wikipedia;
E é leve.
(eu quero, eu quero...)

BlackMoon

felipeborges

Parece-me pela descrição do superdownloads é que ele já vem lincado a estes endereços (Google), mais nada mais de "integração" com a web.

São apenas atalhos na DOCK. Alguem sabe se existe mais alguma "interação"?

:-*
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Joseph

q programa usa esses sensores do lado direito do geoubuntu?

serraemeira

Citação de: Joseph online 04 de Novembro de 2008, 09:09
q programa usa esses sensores do lado direito do geoubuntu?

Não sei te responder, mas é baixar e testar para ver.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Então pessoal, baixei e testei o live-cd do gOS. O que eu achei? Os únicos diferenciais que eu encontrei foram:
o próprio Enlightenment17 que precisa amadurecer mais, mas que porém está bem veloz; o dock (Wbar) no canto inferior da tela a la X OS, com atalhos para vários aplicativos da Google; os gadgets da Google previamente instalados e configurados. 

Abraço!

felipeborges

Citação de: serraemeira online 04 de Novembro de 2008, 14:23
Então pessoal, baixei e testei o live-cd do gOS. O que eu achei? Os únicos diferenciais que eu encontrei foram:
o próprio Enlightenment17 que precisa amadurecer mais, mas que porém está bem veloz; o dock (Wbar) no canto inferior da tela a la X OS, com atalhos para vários aplicativos da Google; os gadgets da Google previamente instalados e configurados. 

Abraço!

Então a conclusão é, nada de mais!?!?!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.