Instalar UBUNTU 8.04

Iniciado por Gefferson, 03 de Novembro de 2008, 11:06

tópico anterior - próximo tópico

Gefferson

Olá pessoal,

Já lí alguma coisa sobre dual boot e estou ansioso para instalar o Ubuntu no meu PC com XP(nunca trabalhei com ele mas para tudo tem uma primeira vez, não é?).
A questão é a seguinte: particionei meu hd em 2 (40gb e 40gb) o qual uso somente para SO com o Partition Magic em NTFS. O problema é que... meu PC tem muito trabalho e tenho receio que algo saia errado. O que quero saber é : observei que pelo próprio Partition Magic consigo mudar de NTFS par ???a FAT32 a partição que criei. Mudando para FAT32 é so bootar o PC com o CD do Ubuntu e já era? Outra coisa, faço 2 ou 3 partições e qual o espaço de cada considerando q tenho 40gb disponível e 2gb de RAM?

jomafras

Explica melhor aí.
Seu HD tá particionado em duas partições de 40 GB?
O XP está numa partiçao de 40 GB?
Vc criou duas partições NTFS de 40 GB?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

agente100gelo

A forma de instalação mais simples do Ubuntu requer que você tenha uma única partição do Windows. Lá, na hora de escolha o sistema pergunta quanto você quer utilizar desta partição, você arrasta e pronto, o Ubuntu faz o resto. Entretanto, se você quiser fazer uma instalação mais "profissional" particione assim ( se você quer mesmo dedicar 40gb para o Ubuntu).

40 Gd Windows
15 Gb Linux/Ext3
23 Gb Linux/Ext3
2 Gb Linux/Swap

Na hora da escolha da instalação das partições faça esta configuração. No ponto de montagem da partição de 15Gb escolha / e na partição de 23 Gb escolha /home. Qual a vantagem? Se você quiser instalar uma nova versão do zero (ou outro Linux) você pode manter a partição de 23Gb com seus dados e preferências pessoais (e-mails, favoritos do navegador, contas de comunicadores, etc).

De qualquer forma é fundamental fazer backup para casos que Murphy inventa de dar o ar de sua graça.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Gefferson

Ok. Posso então inserir o cd de instalação do Ubuntu mesmo a partição sendo NTFS e dedicar os espaços indicados ou tenho que transformar em FAT32 antes?

Gefferson

Outra coisa, no momento da instalação conseguirei instalar sem problemas?
Estou perguntando pois como disse usei o Partition Magic e não o Gparted. Lí alguns tópicos dizendo que quando a partição é feita pelo Partition Magic no momento da instalação tenho que reformatá-lo, ainda que, mesmo pelo Partiton Magic eu tenha transformado em EXT3. É verdade?
Eu sou aventureiro amigos, logo mando bala aqui e seja o que o "UBUNTU" quiser.
Desde ja obrigado´s.

agente100gelo

Eu não tenho experiência do Partition Magic, mas creio que por via das dúvidas você deva fazer a alteração pelo Gparted.

Você não deve se preocupar com o sistema de arquivos da partição Windows pois hoje independe (antigamente havia um problema maior para gravação em NTFS). Faça o backup e mande bala :)

Você rodou via CD para testar?

Gefferson

Ainda não rodei via CD mas vou neste momento. Eu consigo fazer as alterações necessárias na partição no momento da instalação ou tenho q usar o Gparted antes?

Gefferson

Com a formatação feita com o Partition Magic não deu certo, tentei mudar de NTFS para EXT3 e não foi de jeito nenhum. O cd ta redondo, testei ele e está beleza. Tô na luta ainda.

Alakazan

TESTE O CD POR ERROS!!!
Já testou?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

helder84

com 2gb de ram nem precisa de swap.

agente100gelo

Gefferson

Tente retirar as partições do Partition Magic deixando espaço em branco e faça pelo próprio instalador do Ubuntu.