Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink

Iniciado por alarcon, 05 de Março de 2006, 11:59

tópico anterior - próximo tópico

ronaldofas

cara muito bom esse tópico meus parabéns, tava tentando instalar esse drive no meu mandriva 2006 free edition e não tava conseguindo, mas graças a vocês consegui, obrigado!!!

dop182

Uma coisa que notei foi que colocando no gnome-ppp o prefixo de discagem a linha fica caindo. Não sei por que mais ele disca depois de um tempo ele cai.


Ubuntu User Nº:

Agaporn

eai alarcon doidera... Consegui fazer a conexão aki chef, a discadinha não e tão ruim como eu pensava kkkkkkk, valeu pela ajuda kara, agora vou ver se dou uma forcinha pra gurizada aki da minha cidade que não conseguiu ainda.

Cara vi que vc estava até reinstalando o seu Ubuntu pra acompanha a galera que não tava conseguindo instalar o modem, então, não sei se vc já pensou nisso, mas aki como eu já tinha configurado a ADSL imaginei que talvez iria dar conflito entre as conexões, mas eu também não podia reinstalar o meu Ubuntu pra testar o modem, foi aí que caiu a ficha de tentar fazer todo esse processo com o LIVE CD do Ubuntu e deu certo tanto que esse post é com o Live Cd e discadinha =P.

Ainda não consegui acertar o arquivo que carrega o modem no Boot, pois como o meu modem é akele LG eu tenho que carregar outro módulo antes do slamr ficou meio complicado, mas eu toh tentando aki...

Outra kkkkk, essa foi um dos fenômenos mais sobrenaturais HAHAHAA, acredita que o modem conecto sem fazer akela barulheira!! eu sabia que tinha a opção de deixar desligado, só que aki tava no ALTO, agora vem o mais engraçado, qdo ele faz todo akele barulhão ele não conecta :shock:    :shock: . Essa é pra cai o ** da nádegas  

Ah como vc pediu, o modelo do modem:
0000:01:08.0 Modem: ALi Corporation SmartLink SmartPCI561 56K Modem
LG V92 PCI >> 10b9:5459

Grande Abraço

Marcelo Porto

Gostei do tópico,bem explicativo pra quem como eu é novato.Mas tive um problema,a primeira parte fiz tudo certo,instalei os pacotes,bixei tudo que precisava mas não consigo instalar,vem uma mensagem no terminal dizendo que é impossivel achar o arquivo ou diretorio.O que está errado.Os comandos são aqueles mesmos?

alarcon

Citação de: "Marcelo Porto"Gostei do tópico,bem explicativo pra quem como eu é novato.Mas tive um problema,a primeira parte fiz tudo certo,instalei os pacotes,bixei tudo que precisava mas não consigo instalar,vem uma mensagem no terminal dizendo que é impossivel achar o arquivo ou diretorio.O que está errado.Os comandos são aqueles mesmos?

Bom para vc usar o comando dpkg -i nome_do_pacote.deb primeiro vc tem de estar em um terminal e na mesma pasta onde os arquivos baixados na net foram colocados, ou seja, por exemplo, se eles estivessem em /home/fulando primeiro vc abriria o terminal e digitaria cd /home/fulando para entrar na pasta certa e só depois dpkg -i nome_do_pacote.deb mais atenção que vc pode também estar errando na digitação do nome dos pacotes ok.

Outra coisa vc só pode instalar algo como root então antes de qualquer comando que precise ser dado como root faça o seguinte em um terminal:

sudo su
Password: sua senha


Para virar root (comando sudo su) e só então faça o que falei logo acima.

Agora como vc é iniciante, segundo vc fala, então acharia melhor vc usar a forma automática de instalação que criei e disponibilizei por aqui que evita acidentes por pouca experiência Ok.

Para isso veja aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4204&postdays=0&postorder=asc&start=20

Marcelo Porto

Obrigado alarcon,vou seguir o que vc passou e depois volto aqui para dizer se consegui.

marcoalmodova

meu problema é o seguinte, to usando a versão para amd64 do ubuntu...
tentei pegar os packs correspondentes para a ver~soa 64, mas não deu muito certo, ele dá erro na hora do make e make install, e em alguns trechos do erro fala sobre o i386, mas não entendo, baxei as coisas para 64... meu modem é o LG, alguém pode me ajudar?

alarcon

Citação de: "marcoalmodova"meu problema é o seguinte, to usando a versão para amd64 do ubuntu...
tentei pegar os packs correspondentes para a ver~soa 64, mas não deu muito certo, ele dá erro na hora do make e make install, e em alguns trechos do erro fala sobre o i386, mas não entendo, baxei as coisas para 64... meu modem é o LG, alguém pode me ajudar?

Bom se vc pegou todos os pacotes de arquivos e compiladores em .deb necessário para a compilação do driver para o modem em 64 bits e o driver não funcionou, talvez seja pq o driver não é adequando para a tecnologia de 64 bits e somente para 32 bits, mas aí eu já não sei.

Se alguém mais entendido souber algo a esse respeito que ajude aqui o nosso nobre usuário :-)

Infelizmente não posso ajudar pq está fora dos meus conhecimentos.

marcoalmodova

putz, será que vou ter que instalar a versão pra 32 bits do ubuntu?
mas por que é tão difícil configurar um modem nas distros?

marcoalmodova

Bom, depois de olhar mais alguns tópicos do fórum vi muitos falarem que as distros amd64 ainda não possuem muitos pacotes compatíveis... Instalei a versão 32 bits e peguei o pacote de configuração completa. Meu modem é o LG LM-i56N. Ocorreu tudo correto na instalação e configuração, o modem foi detectado. Ele conecetava mas caia depois de uns 10 segundos, sem trocar dado nenhum com o servidor. No log do gnome-ppp aparecia o seguinte:

--> Warning: Could not modify /etc/ppp/pap-secrets: Permission denied
--> --> PAP (Password Authentication Protocol) may be flaky.
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/chap-secrets: Permission denied
--> --> CHAP (Challenge Handshake) may be flaky.

Aí é só ir no diretório do arquivo citado pelo terminal:
#cd /etc/ppp/
e depois colocar autorização pra conta limitada ter acesso à modificação e leitura do arquivo, no caso usei o comando no terminal
#chmod o=u pap-secrets

Problema resolvido!

ubuntu5.10

Eu instalei este modem de uma forma bem mais simples.
Em primeiro lugar eu desci o seguinte arquivo:
http://ftp.ubuntu.com/ubuntu/pool/multiverse/s/sl-modem/sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d-6ubuntu1_i386.deb
Depois foi só "dar" sudo dpkg -i sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d-6ubuntu1_i386.deb
O modem é reconhecido imediatamente.
Só para constar, o meu Ubuntu é 5.10.
Espero ter dado alguma contribuição...

alarcon

Citação de: "ubuntu5.10"Eu instalei este modem de uma forma bem mais simples.
Em primeiro lugar eu desci o seguinte arquivo:
http://ftp.ubuntu.com/ubuntu/pool/multiverse/s/sl-modem/sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d-6ubuntu1_i386.deb
Depois foi só "dar" sudo dpkg -i sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d-6ubuntu1_i386.deb
O modem é reconhecido imediatamente.
Só para constar, o meu Ubuntu é 5.10.
Espero ter dado alguma contribuição...

Bom realmente este pacote debian que vc mostrou é mais fácil de instalar, mas ele é limitado pq pelo que vi só serve para os casos dos usuários que tem de instalar o driver da Smartlink da forma ALSA, ou seja, para os usuários que tem um dos seguintes módulos presente no seu sistema:

Citarsnd_atiixp_modem
snd_intel8x0m
snd_via82xx_modem

Isto vendo este arquivo indicado por vc, pois nele só vem o slmodemd e não os módulos slamr.ko e o slusb.ko que ficariam na pasta /lib/modules/versão_do_kernel/extra/ e que são criados pelo processo de compilação do driver da Smartlink pela forma default (sem ser a forma ALSA).

Além disso, como ele já vem compilado toda vez que se mudar de kernel vc terá de esperar por uma atualização do pacote para este novo kernel e o driver que foi usado nesta compilação aí também é mais antigo do que eu indico no meu texto que por enquanto é o mais atual e já usei ele até o kernel 2.6.15 em outra distro.

No meu caso, quando vc atualizar o kernel basta entrar no novo kernel e depois  na pasta do driver que vc já deverá ter e compilar outra vez para o novo kernel (comandos make e make install novamente) sem fazer os outros passos (ter os compiladores instalados, criar um arquivo de inicialização no boot para o modem e etc.) que já foram feitos anteriormente.

Portanto embora os passos que indico sejam mais difíceis de se fazer, eles dão uma liberdade maior no uso do que o indicado por vc, além disso eu criei um pacote que faz tudo de maneira automática e ainda coloquei a opção de se ter a forma ALSA de instalação também.

O que fiz no meu caso aí sobre ativar o modem, foi encontrar uma forma de usar o driver Smartlink da maneira padrão para todos os casos evitando a forma ALSA, mais na forma automática de instalação que fiz dá essa oportunidade do usuário escolher entre tentar pela forma original (default) ou pela forma ALSA caso a outra falhe.

Entretanto os usuários são livres e podem escolher qual será a forma que eles irão utilizar e o bom disso tudo é que existem inúmeras formas de fazer funcionar os modems que usam o driver da Smartlink o que aumenta a chance de sucesso, não é verdade. :-)

Abraço.

piccininsouza

Cara, muito show não só o tutorial, como também o pacote que você desenvolveu, deu certinho com meu modem, agora é só Linux na cabeça, valeu mesmo cara, meuito bom :D  :D  :D  :lol:  :P  :P

alarcon

Citação de: "piccininsouza"Cara, muito show não só o tutorial, como também o pacote que você desenvolveu, deu certinho com meu modem, agora é só Linux na cabeça, valeu mesmo cara, meuito bom :D  :D  :D  :lol:  :P  :P

Valeu aí pelas palavras e parabéns pelo seu sucesso.

Agora escreve aqui qual é o seu  modem para que outros usuários que tenham o seu mesmo tipo tenham a certeza que este tutorial lhes ajudariam a fazer com que o seu também funcione Ok.

Abraço e Aproveite bastante :-)

Mitzgitari

Alarcon,
Segui todo o procedimento descrito em seu primeiro post, no entanto não obtive sucesso.
Eis minhas dúvidas:
    Quando dou o comando
lsmod o terminal não me retorna snd-atiixp-modem, snd-intel8x0m ou snd-via82xx-modem. O mais parecido é snd-via82xx seria válido?;[/list]
    Quando dou o comando
slmodemd --country=BRAZIL --perm=0666 /dev/slamr0 ele me retorna error: mdm setup: cannot open dev `/dev/slamr0': No such device e error: cannot setup device `/dev/slamr0';[/list]
    Quando dou o comando
ln -sf /dev/ttySL0 /dev/modem ele me retorna ln: acessando `/dev/ttySL0': Arquivo ou diretório não encontrado.[/list]
Desde já agradeço,