Sistema pirou!!! Help!!!

Iniciado por ricpat51, 22 de Outubro de 2008, 09:16

tópico anterior - próximo tópico

ricpat51

Pessoal sou completamente newbie no assunto, por isso paciencia comigo ok?! É o seguinte, meu sistema tava rodando redondo msm até ontem a tarde mas não sei o q aconteceu pq a noite quando eu liguei novamente o pc tava td doido. Primeiro o ícone do som na barra do desktop esta desabilitado e quando eu clico p tentar ajeitar dá mensagem de erro dizendo q o dispositivo nao esta instalado. Minha conexão wireless tbm desapareceu e nem mesmo o gerenciador d conexão aparece mais no barra. Quando tento acessar qualquer coisa pelo grafico, até msm um pendrive, recebo mensagem de que não tenho autorizaçao. O detalhe é q eu to configurado como administrador do sistema. No console tbm não consigo logar como sudo, só consigo logar como root pelo console de recuperação. Eu não lembro d ter feito nada no sistema ontem a não ser umas atualizações o sistema pediu naquele icone q aparece na barra do desktop. Não lembro nem quais foram mas uma era algo como 'gstreme' algo assim não tenho certeza. Será q foram elas q detonaram meu sistema??? Se foram tem algum log que eu possa ver pra descobrir quais foram e desinstalar? Por favor me ajudem. Meu pc é um notebook Dell Latitude 131L.

Desde já agradeço e abraço a tds

alexcunha

Com essas informações tanto se pode suspeitar de um problema de hardware como de software.

Faça o seguinte para tentar perceber de que lado está o problema: inicie o computador com o LIVE CD do Ubuntu e verifique se tem problemas idênticos.

Outras coisa muito importante: nunca use o sistema como root. Use o root pontualmente para as operações que o exijam, não para o uso normal.

elvisricardo

tente fazer um update e um upgrade que pode arrumar os bug's do sistema !
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D

agente100gelo

Tente dar boot pelo kernel anterior. O último kernel do Ubuntu deu problema com minha placa wireless.
Se der certo, edite o arquivo /boot/grub/menu.lst para retirar o último kernel.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

ricpat51

Citação de: agente100gelo online 22 de Outubro de 2008, 10:55
Tente dar boot pelo kernel anterior. O último kernel do Ubuntu deu problema com minha placa wireless.

agente100gelo não tem como fazer isso pq eu só to com um kernell instalado, mas tbm nao acho q o problema fosse esse pq tava funcionando perfeito até ontem.

Citação de: elvisricardo online 22 de Outubro de 2008, 10:22
tente fazer um update e um upgrade que pode arrumar os bug's do sistema !

elvisricardo, vc pode me dar uma dica d como fazer isso pq eu sou novato ainda cara, não sei como fazer. Um detalhe é q, como eu disse eu to sem conexão já q minha wireless sumiu eu eu não consigo configurar minha rede pq dá permissão negada já que eu não to conseguindo logar como root.

Citação de: alexcunha online 22 de Outubro de 2008, 09:29
Com essas informações tanto se pode suspeitar de um problema de hardware como de software.

Faça o seguinte para tentar perceber de que lado está o problema: inicie o computador com o LIVE CD do Ubuntu e verifique se tem problemas idênticos.

Outras coisa muito importante: nunca use o sistema como root. Use o root pontualmente para as operações que o exijam, não para o uso normal.

alexcunha, axo q hardware não eh mas d qualquer forma vou verificar ao chegar em casa, pq to na facuh agora. Quanto a logar como root eu sei dos riscos mas apenas to tentando reconfigurar minha conexão e tal e só posso fazer isso como root.

Se alguem tiver algo mais eu agradeço.
abs a tds

alexcunha

Citação de: ricpat51 online 22 de Outubro de 2008, 11:06
Citação de: agente100gelo online 22 de Outubro de 2008, 10:55

agente100gelo não tem como fazer isso pq eu só to com um kernell instalado, mas tbm nao acho q o problema fosse esse pq tava funcionando perfeito até ontem.

Há sempre duas opções de boot pelo mesmo kernel. Salvo erro a oura é modo de segurança. Entre por aí.

Tente também o login com utilizador não root. Crie um novo utilizador e entre por ele.
Precisamente o risco de fazer login como root, é o de fazer alguma operação errada que torna o sistema não utilizável.
Deve sempre entrar como utilizador normal e executar pontualmente operações como root. Isso em linux é muito fácil e prático. Não seria tão fácil por exemplo, em windows XP.

ricpat51

Obrigado p responder alex....
....cara o problema é q por nenhum usuario eu to conseguindo fazer alterações no sistema. minha conexão sumiu e eu nao to conseguindo configurar de volta pq fico recebendo menssagem de permissão negada.
Não sei o q pode ter dado errado, ontem tava td tão bem e como disse a unica coisa q fiz foi autorizar uns updates q apareceram naquele ícone da barra no desktop. Ah! Outra coisa foi que eu dei um 'chmod -R /usr' pra alterar o ugo desse diretório pq eu instalei o eclipse nele, assim eu posso adicionar plugins ao eclipse sem restrições.
Cara se vc puder me dar uma luz aee eu agradeço muito. Gostaría muito de não ter q re-instalar meu sistema td denovo pq ele tava td configurado ao meu gosto.

obrigado

alexcunha

Citação de: ricpat51 online 22 de Outubro de 2008, 14:12
...
cara o problema é q por nenhum usuario eu to conseguindo fazer alterações no sistema. minha conexão sumiu e eu nao to conseguindo configurar de volta pq fico recebendo menssagem de permissão negada.

Para rever ou configurar as conexões de rede, executar network-manager (ALT-F2 e escrever network-manager )
Enquanto não há melhor dica, tenta isso.

Citação de: ricpat51 online 22 de Outubro de 2008, 14:12
Não sei o q pode ter dado errado, ontem tava td tão bem e como disse a unica coisa q fiz foi autorizar uns updates q apareceram naquele ícone da barra no desktop. Ah! Outra coisa foi que eu dei um 'chmod -R /usr' pra alterar o ugo desse diretório pq eu instalei o eclipse nele, assim eu posso adicionar plugins ao eclipse sem restrições.

Eu não tinha lido bem essa parte dos updates... Não é normal isso acontecer a menos que uma mudança do kernel tenha desabilitado alguma coisa... tal como disse o exemplo dito pelo kernel_script

Quanto ao 'chmod -R /usr' esse comando está incompleto. Faltam as permissões. De qualquer modo talvez fosse mais certo algo como
Citarchmod -R PERMISSOES /usr/eclipse/plugins
(assumindo que após a instalação o eclipse e seus plugins residem em /usr/eclipse/plugins)

Fazer um chmod sobre toda a /usr pode ter consequências nos programas aí instalados incluído o X.

elvisricardo

Olá amigo desculpe a demora na resposta nao sei se ainda esta com o problema que havia relatado... mas para fazer um update e um upgrade faz assim...

1º - Se logue como root no terminal e depois digite o comando apt-get update e em seguida apt-get upgrade ... não sei se vai resolver todos os seur problemas mas pode ajudar... =)
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D