Pesquisa governamental sobre o software livre.

Iniciado por crdrj, 17 de Dezembro de 2008, 02:30

tópico anterior - próximo tópico

crdrj

A pesquisa que trata do impacto do software público na sociedade, anunciada no dia 01 de dezembro, pela professora Christiana Freitas da UNB, durante o Open World Forum em Paris, começa hoje. Será a primeira pesquisa no Brasil a tratar do modelo do software público. A partir de agora já é possível acessar o questionário que será utilizado como base para pesquisa e para as análises.

A coordenação do Portal do Software Público Brasileiro, os parceiros e todas as comunidades apóiam a iniciativa, que vai gerar o retrato do impacto do conceito e do Portal na sociedade.

A pesquisa pode ser acessada pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/pesquisas

Acreditamos que o software público permitirá novas configurações de redes sociais, políticas e econômicas favoráveis ao desenvolvimento do Brasil. O impacto será significativo, não só no País, mas em todas as nações que perceberem a importância da iniciativa.

A sua participação será fundamental para o sucesso da pesquisa !

Informações Gerais da pesquisa

A pesquisa tem como propósito verificar as implicações e os impactos sociais, políticos e econômicos do uso do Portal do Software Público Brasileiro para o desenvolvimento social e econômico do país, com a intenção de avaliar a qualidade dos serviços prestados e as características de gestão do Portal; mensurar dados econômicos relacionados aos usuários (empresas, governos, prestadores de serviços, etc.) pela utilização do ambiente e levantar as possibilidades de contratação de recursos humanos e geração de empregos.

Todos os resultados serão publicados no Portal do SPB, em artigos científicos, em revistas de TI e a compilação da pesquisa em um livro, cujo tema central será "Economia do Conhecimento Compartilhado: A avaliação do software público no Brasil".

Para conhecer um pouco mais sobre os objetivos da pesquisa basta acessar a entrevista realizada com a professora Christiana Freitas, responsável pela elaboração da estrutura da pesquisa: http://www.softwarepublico.gov.br/web/one-entry?entry%5fid=7716071

-----------
Obs.: é preciso cadastrar-se no portal.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

0tacon

Não entendi muito bem qual é o foco dessa pesquisa. São intermináveis 17 páginas de perguntas, sendo pelo menos 60% delas adequadas apenas aos "desenvolvedores" do Software Público. Eu quero dizer que é um bocado de alarde falar em impacto do Software Público no Brasil já que metade da pesquisa é para quem já fez mais do que simplesmente tomar conhecimento dos programas lá desenvolvidos e baixar um pacote para ver "o que há" (eu fiquei entusiasmado com o Curupira, até descobrir que ele depende do cups). No momento, o Software Público é uma ótima vitrine da crescente qualidade e criatividade dos funcionários e colaboradores do Setor Público brasileiro e das universidades públicas. O que é um ótimo argumento contra o vício neo-liberal de se privatizar até o chão que a gente pisa. Mas entre isso e falar em impacto no desenvolvimento social e econômico ... ainda é meio cedo, mas pode até acontecer, pois alguns softwares do portal prometem. Ou então o conceito sociedade está bem restrito nesse caso.
ps: Viram o InVesalius? Ele transforma imagens de tomografias e ressonâncias 2D em gráficos 3d O_O

crdrj

É por causa do InVesalius q eu tô lá... :D
Se bem que troquei pelo 3D Slicer. Mas de qualquer forma tem q prestigiar o software brasileiro. :D
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10