Instalação num trial boot

Iniciado por mago do rock, 18 de Outubro de 2008, 22:40

tópico anterior - próximo tópico

mago do rock

Olá a todos!

Estou com uma dúvida  :'(
è assim, eu tenho um HD de 40G (com windows) e vou colocar um novo HD de 80 e neste de 80 eu quero particioná-lo entre o ubuntu e o windows XP. Um amigo disse que para dar certo é necessário usar o GRUB, só que eu não faço a mínina idéia de como usá-lo, eu achei um tutorial na net, mas sinceramente até pessoas avançadas teriam problema em segui-las (Fato).

Será que alguém poderia me dar uma luz de como configurar esse trial boot e como usar o grub?

Muito obrigado!
"Estou sempre aprendendo, minha lápide será testemunha disso."

felipeborges

Primeiro instale o Window$, se já está instalado, ótimo!

Logo, em outra partição, formate-a em ext3 e instale o Ubuntu, ele normalmente vai montar o Grub e "linkar" para o Window$ e para o próprio Ubuntu.

Tudo automático.

E se depois disto, tiver problemas, temos um excelente tópico aqui no fórum: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Boa sorte!  ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

jomafras

Para ser trial boot tem que ter mais um SO além do XP e Ubuntu.
Qual vai ser?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

mago do rock

Obrigado pela colaborações amigoS.

Mas é assim... Eu já tenho um HD instalado de 40g e com o Windows XP, neste eu não quero mexer e deixá-lo ao uso pessoal para meus irmãos, ae eu vou comprar um outro HD de 80, e neste de 80 eu quero particioná-lo entre o ubuntu e o XP, sendo assim na maqúina eu teria dois Xp e ubuntu...

Eu fiquei meio confuso com a resposta do primeiro amigo e nesta respondi o segundo amigo..
Minha dúvida ainda permanece rsrs... Tipo, no segundo HD80 eu vou ter que instalar pirmeiro o Xp, depois o linux? E o tal do Grub? Como fica nessa histório?

Muito obrigado por me responderem! ;)

jomafras

Entendi o que vc quer.
A melhor pedida, (para evitar alguns problemas que certamente vc vai ter instalando outro XP e o Ubuntu em outro HD), é instalar o Ubuntu junto com o XP no primeiro HD.
Para isso vc redimensiona a partição do XP (deixa 15 GB para o Ubuntu e 1GB para swap).
Vc pode, sem problema, instalar o Ubuntu depois do XP e, não deixe de instalar o Grub na MBR (o instalador do Ubuntu vai perguntar isso no final da instalação, se vc instalar pelo Alternate CD ou, vai instalar direto se for pelo Live CD - não se preocupe).
O outro HD vc coloca como slave e usa só para dados pessoais de todo mundo (partição NTFS comum aos dois sistemas).
Fazendo assim vc tem o Grub gerenciando o boot do XP e do Ubuntu e pode escolher entre os dois para dar boot.
Canal do YouTube - Blog

mago do rock

??? ??? Mon dieus!!!  ??? ???

Agora eu entendi o por quê que o técnico aqui perto de casa não soube fazer essa parada toda ae rsrsrs... Amigo, tipo, eu sei que estarei pedindo muito e abusando da sua bao vontade e caso vc não queira ersponder, eu entenderei e saberei compreender!

Eu fiquei com algumas interrogações de como proceder, se caso o amigo tenha algum tutorial com um passo-a-passo eu ficaria demasiadamente grato por isso, já que eu não consegui capcatr boa parte do que disse, já que linux é uma praia nova e ainda mais tentando afzer o q eu quero  :'(

Desculpe se incomodo com minha ignorancia amigo e agradeço pela gentileza em me responder.
Muito obrigado!

jomafras

Canal do YouTube - Blog

mago do rock

Obrigado amigo!
Esse tutorial clariou mais às minhas dúvidas hehe... Então, à minha dúvida era basicamente esta, se eu instalav primeiro o linux ou o XP, mas lá explicou que é o Xp senão o grub vai para o espaço hehe.
Mas só que uma outra pergunta amigo... Quando tudo nos conformes, como vai ficar o esquema de logon?
Vou precisar configurar o boot pra ele sinalizar as três opções?
Eu vou conseguir usar minha net discada aqui no linux? É que rodando via LiveCD nem macumba adiantou, já postei em uma pá de fórum e até agora não consegui conectar essa budega, e com ele instalado terá jeito?

Obrigado amigo ;D

jomafras

O Grub coloca automaticamente todos os SOs existentes no HD para dar boot.
Há um tempo de 10 segundos para vc escolher qual sistema iniciará.
Sem a sua interferência e, como default será o Ubuntu a iniciar  mas, isso e outras configurações vc pode mudar depois, se desejar.
Canal do YouTube - Blog

mago do rock

Firmeza amigo!

Desculpe a demora em responder! Mas tive problemas pessoais.
Por enquanto não tenho mais dúvidas, valeu por tudo ae amigo!

Obrigadão mesmo!

CrazyBoy

Eu tenho um dual boot com Vista e Ubuntu. Sou um iniciante no mundo do Linux.

Queria instalar o Big Linux. será que posso fazer isso com um Trial Boot ? Se sim como.

jomafras

Pelo que eu já vi até hoje o Ubuntu é a única distro que na instalação do Grub na MBR inclue automaticamente todos os SOs que estão no HD para dar o boot.
Normalmente as outras distros te dão essa opção mas, vc é que tem se virar com a configuração e, geralmente dá problema com o Ubuntu, ficando só o Windows no Grub.
Eu já instalei o Big Linux aqui uma vez e acho que ele não incluiu o Ubuntu automaticamente no Grub.
Para vc não perder o boot do Ubuntu, o ideal é vc instalar o Grub do Big Linux na raiz da partição em que vc for instalar ele e, depois inclui-lo no Grub do Ubuntu da MBR.
Canal do YouTube - Blog