upgrade ou instalaçao ???

Iniciado por FES50, 19 de Outubro de 2008, 19:12

tópico anterior - próximo tópico

FES50

Bom seguinte,

A nova versao do ubuntu esta pra ser lançada e estou com uma pequena duvida.
Qual metodo eu vou ter um resultado final melhor, em relaçao ao desempenho, estabilidade, um nao vai ocupar mais espaço que o outro nao ?? seria dando upgrade na minha distro ou formatando e instalando ??

Quero deixar claro que ela e recem instalada e portanto posso formatar tranquilamente.

Jaypur

talvez faça upgrade, mas dependendo da situação, ateh formatarei nao sei...

eu voto no upgrade por enquanto, no meu caso atual!

felipeborges

A instalação limpa representa significativos ganhos de desempenho. Quando se atualiza pelo Gestor de Atualizações, acumula-se muito lixo no sistema.
Isto pode mudar, mais quando atualizei do Feitsy para o Gutsy foi assim, e o mesmo do Gutsy para o Hardy.

:)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

jomafras

O problema maior é uma "travada" qualquer durante o upgrade, aí, adeus...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

felipeborges

Fica na intuitiva pasta: .themes, precisamente dentro de sua /home.

Eu uso a /home em outra partição, a cada distribuição que instalo permaneço com meus temas, preferências e personalizações.

Faça um backup de sua /home e logo substitua seu conteúdo pelo da nova instalação. Assim você salva todas suas preferências.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Becker

Ola todos.
Também tenho dúvidas sobre a melhor forma de fazer upgrade.
Atualmente estou usando a última versão do Ubuntu Studio, não sei se este sistema também vai sofrer upgrade nos próximos dias, o novo Ubuntu com certeza.
Li já em vários posts, inclusive neste, que o ideal é ter uma partição home separada.
Não tenho, usei a instalação padrão.
Mas já estou com vários programas instalados e o Ubuntu Studio esta redondinho.
[u]Como faço, para criar uma nova partição home, e como faço para o sistema reconhecer isto e tudo funcionar sem problemas?[/u]Uso dual boot com o Windows Vista, que ainda não denotei porque tenho alguns programas que só rodam nele.Uso também o Windows XP, dentro do Ubuntu  e estou fazendo testes.
E estou pensando em instalar uma outra distro do linux o Musix, voltado a música, mas pretendo fazer por boot triplo, mas primeiro preciso conseguir mais espaço, e o ruim Windows e complicado neste ponto, pois tem bastantes programas e os defragmentares não fazem um bom serviço, e sempre ficam arquivos espalhado na parte final da partição, neste ponto o Vista é pior do que o XP, sem dúvida o pior sistema operacional que a microsoft já vez.

Becker

Me confirme, se eu fizer um backup da pasta home, posso depois simplesmente copiar em cima,  e tudo vai funcionar certinho?
Sobre o Ubuntu Studio, as minhas primeiras impressões são boas:
- graficamente é muito bonito;
- tem muitos aplicativos voltados para a área de som e artes gráficas;
- instalei o compiz fusion, e esta lindo.
- tem um kernel mais otimizado;

Gosto de produzir músicas no computador, e estou a estudar muitos aplicativos que existem agora no Linux, como o Rosengarden e o Ardour.
Pesquisei e testei várias distros voltadas para a produção musical e gráficos, e as minhas impressões são as seguintes:
- Dynebolic - muito rápida, a parte gráfica não é pesada, mas os aplicativos gráficos são bons; é uma distro a testar, dá até para fazer clusters, isto é conectar dois ou mais micros, e aproveitar a capacidade dos processadores trabalharem em conjunto, aumentando assim o poder de seu micro, dá até para conectar o processador de um video game, esta ferramenta é muito boa para quem trabalha com gráficos pesados, pois a renderização de imagens vai ficar muito mais rápida, no som ainda não testei, mas deve funcionar.
- Pure Bolic - mais rápida ainda e mais especializada no som.
- Jack - baseada no opensuse, é muito bonita, tem até elinghment, mas me pareceu muito pesada e lenta, parece que tem um boa configuração para trabalhar com VST.
- Musixbr - muito boa, a especialização é no ambiente musical, tem centenas de aplicativos, um pouco chata de instalar, mas vale a pena.
- O Kubuntu, é mais pesado que o Ubuntu, e se voce instala o KDE transforma o Ubuntu em Kubuntu e não fica tão lento, não sei mas me parece que o Kubuntu não vai decolar.

Escolhi o Ubuntu estudio pois tenho dois lados, o profissional de trabalho e o lado da diversão, e assim tenho que ter um sistema discreto, e o musix quero colocar num boot a parte.
Quero testar o Sabayon, mas estou sem espaço no hd, mas deve ser mais pesado que o Ubuntu.
Mas percebo que o Linux ainda tem que melhorar muito na questão do Kernel para audio.
Esta parte no desenvolvimento do Linux sempre ficou em segundo plano.

FES50

wlws resolvi que vou instalar do zero msm, pq vou aproveitar pra colocar a partiçao home separada, so que eu gostaria de saber como e q eu faço a divisao dos espaços. Vou utilizar 25GB no total pra instalar a nova versao.

felipeborges

Citação de: Alakazan online 21 de Outubro de 2008, 18:20
O Vista é melhor que o XP em questão de segurança pelo menos. Bom, eu acho melhor você deixar como está, porque isso de separar a home é para vc reinstalar sem perder dados eu acho, o que um backup já faz.
E o ubuntu studio é bom?

A /home separada serve para você ter em uma única partição seus arquivos, músicas, filmes e etc.. e sempre que mexer no sistema, atualizar, reinstalar, efetuar outra instalação, dá pra permanecer tudo intacto. O que é ótimo.

Faço o mesmo para a /boot. Separada com apenas 200mb, caso o sistema estiver incompleto/corrompido, pelo menos ele da boot. Facilitando um concerto.

Onde trabalho, com banco de dados, a pasta /var também tem partição separada.

De acordo com seu uso, e suas espectativas, você particiona o HD.

O Ubuntu Studio também receberá atualização. Se você não quer reinstalar e configurar aplicativos, é recomendando um upgrade pelo gerenciador de pacotes. Pra evitar trabalho.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.