O que vocês acham da compilação?

Iniciado por Marcus VBP, 27 de Outubro de 2006, 12:02

tópico anterior - próximo tópico

Marcus VBP

Qual a opinião pessoal de vocês sobre compilação?

Para mim ela tem vantagens em algumas aplicações, por exemplo o firefox fica MUITO rápido. mas de uma maneira geral é um pé no saco. vc tem que ficar catando dependências e "dependências de dependências" e instalando varios megas de pacotes de desenvolvimento (-dev) que não serão usadas para outra coisa que não seja compilação.

Só que... a compilação se faz necessária muitas vezes, pq vários bons programas não são disponibilizados na forma de pacotes, apenas o fonte dele, ou apenas pacotes de uma determinada distro, para que você possa compila-lo..

é aqui que eu novamente sinto falta de uma padronização nos ambientes linux. facilitaria muito a distribuição de programas.

Supermouse

Vc gosta de compilação?

Não gosta de buscar dependencias?

SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!!!!

www.gentoo.org

Supermouse, ressucitando tópicos para seu deleite pessoal!!!!
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Marcus VBP

Citação de: Supermouse online 13 de Novembro de 2006, 17:42
Vc gosta de compilação?

Não gosta de buscar dependencias?

SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!!!!

www.gentoo.org

Supermouse, ressucitando tópicos para seu deleite pessoal!!!!

Gostar eu nao gosto. mas se faz necessário as vezes...

gaijin

O gentoo configurado é uma beleza e o emerge (equivalente ao apt) é bem fácil de usar. O sistema tem suas desvantagens, é mais difícil, mas creio que existem alguns CDs que já vêm com instalações prontas etc.

Compilar é divertido em alguns casos, mas as dependências realmente são o maior empecilho. Até hoje não consegui compilar o scilab!
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

ginho

Gostei muito dos ícones. Dá para usar no Ubuntu?
Sem esse negócio de compilar?
Compilar?
Não, eu não gosto nada, nada mesmo.
Para passar o tempo fico lendo as dúvidas do pessoal aqui do fórum

gpr

tambem estou com o mesmo problema.
compilei o kernel para usar o ubuntu 8.04 em um laptop.
a compilacao ficou boa, não trava mais.
Ubuntu Studio

Bud Spencer

UM SACO!

Prefiro que a máquina "me controle"

Tenho coisas mais importante pra fazer
Removido pela Moderação.

Peter Parker

Eu só compilo alguma coisa quando não existe um pacote.deb pronto pra ele. No mais, nunca tive muitos problemas com compilação.

Até.

genaro

Essa discussão é um tanto ambígua. Porque, acredito eu que, em distribuições que utilizam .deb não há a menor necessidade de compilação, pois há uma gama enorme de programas fornecidos pelo repositório.

Agora, se você é curioso e gosta de testar programas novos, versões mais recentes, você tem duas opções, ficar a mercê de que alguém na comunidade compile um pacote pra você, ou fazer você mesmo. Eu prefiro fazer eu mesmo do que depender dos outros. Então eu mesmo compilo e fico feliz com os resultados. Em suma é isso, a curiosidade e a vontade de ter o mais recente tem seu custo, e esse custo é ter um pouco mais de conhecimento técnico e paciência.

Akuhn

Duas dicas para quem gosta de compilar pacotes:

Citarapt-get build-dep

Citarapt-build

Leiam sobre esses comandos e vão ver como as coisas ficam fáceis e rápidas.

[ ]'s
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Alakazan

Eu não sei o que é compilação (acho que sei) e no momento não posso pesquisar, amanhã eu pesquiso, mas é preciso saber alguma linguagem de programação para usar o gentoo?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

felipeborges

Citação de: Alakazan online 23 de Outubro de 2008, 18:27
Eu não sei o que é compilação (acho que sei) e no momento não posso pesquisar, amanhã eu pesquiso, mas é preciso saber alguma linguagem de programação para usar o gentoo?

Nao precisa, o Gentoo depois que você se acostuma, lê a documentação, ele acaba ficando fácil. A grande barreira dos usuários para com ele e que se compila todo o sistema, eu faco sempre instalação stage1, onde se compila basicamente todo o sistema, parte a parte, ou como diria-se bit a bit, o que torna o rendimento do sistema superior a um com pacotes pre-compilados. Eu busco compilar a maioria dos programas de auto-rendimento, geralmente os que rodam mais pesados, o Window Manager, Firefox, Pidgin, Gimp e outros programas, cujo soa necessários, mais a maioria dos pequenos utilitários utilizo de pacotes pré-compilados.

Se você tem tempo, LEIA MUITO, e instale o Gentoo com stage1, compilando bit a bit, eh uma grande forma de treinar e aprender sobre GNU/LinuX.

Respondendo diretamente a pergunta?

O que vocês acham da compilação?

Ótimo! Auto-rendimento, aperfeiçoamento e personalização. Utilizar somente de compilação para instalar aplicativos já me parece psicose  :D :D :D Compilo sim! Somente o necessário, e o que me der vontade!  ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Chucknoris

Compilei até o kernel no Debian, já no ubuntu a maioria dos programas possuem pacotes .deb e o kernel já vem com uma infinidade de modulos carregados por padrão, prefiro não ficar fuçando muito já que o ubuntu não é tão limpo quanto o Debian (Etch)

Compilação = Complicação
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603