Ubuntu 8.04LTS fica muito lento, ao transferir arquivos de HD p/ HD (Ajuda)

Iniciado por conradobhz, 20 de Outubro de 2008, 23:28

tópico anterior - próximo tópico

conradobhz

Boa Noite Amigos,
Tenho um PC (Dual Core E2200, 2GB RAm 1066, placa mae Gigabyte com chipset Intel P35, e VGA 7900GS)
Tenho atualmente 2 hds 1 de 500gb SATA e outro de 250gb..

Ambos estão com UDMA 6 ativado..

o problema é o seguinte, se vou transferir arquivos de um HD para o outro, nao importa a ordem..
a transferencia é RAPIDA, porém o LINUX fica MUITO lento, e toda hora ele para de RESPONDER!!!

Como trabalho com arquivos muito grandes, toda hora tenho que movimentar de um HD para o outro..e
simplismente fica impossivel de trabalhar!

Alguem pode me ajudar? ???

Informações:
sudo hdparm -t /dev/sda

/dev/sda: (250GB)
Timing buffered disk reads:  300 MB in  3.00 seconds =  99.93 MB/sec

sudo hdparm -t /dev/sdb

/dev/sdb: (500GB)
Timing buffered disk reads:  274 MB in  3.02 seconds =  90.87 MB/sec

elvisricardo

Olá amigo os dois HD sao sata ??? e já verificou se o barramento da placa aguenta legal esse tipo de transferencia... porque pelo conhecimento que tenho em hardware não adianter um um HD ultra rapido se a taxa de transferencia do barramento da placa não é suficiente... me corrija se eu estiver errado ! abraço

:)
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D

conradobhz

Citação de: elvisricardo online 21 de Outubro de 2008, 00:24
Olá amigo os dois HD sao sata ??? e já verificou se o barramento da placa aguenta legal esse tipo de transferencia... porque pelo conhecimento que tenho em hardware não adianter um um HD ultra rapido se a taxa de transferencia do barramento da placa não é suficiente... me corrija se eu estiver errado ! abraço

:)

Elvisricardo,
obrigado pela resposta..
mas realmente não creio que tenha NADA HAVER COM BARRAMENTO da placa mãe.
é uma placa mae, nova, com chipset Intel P35, e no WINDOWS XP nunca apresentou esse problema..
apenas no LINUX! :(

elvisricardo

Entendo... então eu nao sei como resolver... mas vou procurar saber qualque novidade eu posto aqui!
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D

Polaco

Pode ser o indexador, desabilite o serviço trackerd ou beagled antes de fazer a transferência, um desses serviços pode estar tentando indexar o conteúdo do disco deixando as transferências lentas.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

galactus

Qual o modelo exato da placa mãe e qual o arranjo dos HDs? Estão em RAID?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

conradobhz

Bom Seguinte:

Respondendo as perguntas:

PLACA MÃE: gigabyte p35-ds3 rev 2.0
Chipset intel p35.

HD's : 1HD 250gb Western Digital (LINUX)
         1HD 500gb Western Digital (Dados)

A transferencia NAO fica lenta..
mas, o sistema fica lento..

Entendeu?

Engraçado, parece que tem alguma coisa haver com o HD do sistema..
pois estou transferindo 30GB do HD de 500GB para um outro HD de 40GB.. E a transferencia está rapida, e o sistema NAO Esta lento!!

Mas o HD de 250GB que está com o sistema, é novinho, e além disso, achei q ele estava com PAU, entao instalei o LINUX no de 500GB e fiz o teste, e ficou LENTO do mesmo jeito!!!

AHHHHHHHHHHHHHHHHHH

ja nao sei mais o que fazer!

conradobhz

Citação de: Polaco online 22 de Outubro de 2008, 08:47
Pode ser o indexador, desabilite o serviço trackerd ou beagled antes de fazer a transferência, um desses serviços pode estar tentando indexar o conteúdo do disco deixando as transferências lentas.

Vou testar, como faço para desabilitar esses serviços?  ???

Tota

Olá, conradobhz

Como em qualquer sistema operacional, o GNU/Linux utiliza tempos de máquina compartilhados para fazer multitarefa.

A diferença entre o GNU/Linux e o Windows é que o Windows só agora, na versão vista utiliza multitarefa preemptiva, que o GNU/Linux utiliza a tempos.

Para se fazer multitarefa, o sistema aloca memória e dá prioridades à tarefa, escolhendo ela como alta, média ou baixa.

Logo, como voce cita ter 2 GB de Ram, algo está fazendo seu sistema ficar lento, pois o GNU/Linux deve estar dando mais prioridade à transferência de dados do que à placa de video ( porisso a tela fica cinza, indicando que o processo está ocupado).

começe verificando como e de que maneira sua placa de video está configurada.
Se tem os drivers corretos e qual resolução voce utiliza, experimente diminuir a resolução para verificar se o problema persiste.
Resoluções menores, dão menos trabalho ao processador de video, logo ele vai solicitar menos tempo de máquina enquanto voce transfere os dados.

Verifique também se o clock de suas memórias estão ajustados ao clock dos norte e south bridge, pois uma assincronia de clock faz a maquina usar mais tempo de processador para fazer a mesma coisa.
E use sempre memórias " de griffe ", esqueça as samsung, ecs, etc.

Finalmente, verifique sua fonte de alimentação, e tenha a certeza de que ela entrega a potencia necessária ( muitas delas dizem ter 700W e entregam 450W ou menos )

Muitos não acreditam que basta trocar a fonte por uma de boa procedência para o sistema "voar", mas é o que acontece às vezes.

Para contornar o problema voce pode alterar seu gerenciamento de processos, dando mais prioridade ao sistema e menos à transferência de dados. Lógico que isto vai tornar a copia de arquivos mais lenta, mas pode balancear o sistema, de maneira a equilibrar tudo.

Administração => Monitor do sistema => processos => botão direito => Alterar prioridade.

quando tudo estiver balanceado a seu gosto, edite o processo Init e altere as prioridades do sistema para que se tornem permanentes.

[],s

conradobhz

Citação de: Tota online 22 de Outubro de 2008, 18:43
Olá, conradobhz

Como em qualquer sistema operacional, o GNU/Linux utiliza tempos de máquina compartilhados para fazer multitarefa.

A diferença entre o GNU/Linux e o Windows é que o Windows só agora, na versão vista utiliza multitarefa preemptiva, que o GNU/Linux utiliza a tempos.

Para se fazer multitarefa, o sistema aloca memória e dá prioridades à tarefa, escolhendo ela como alta, média ou baixa.

Logo, como voce cita ter 2 GB de Ram, algo está fazendo seu sistema ficar lento, pois o GNU/Linux deve estar dando mais prioridade à transferência de dados do que à placa de video ( porisso a tela fica cinza, indicando que o processo está ocupado).

começe verificando como e de que maneira sua placa de video está configurada.
Se tem os drivers corretos e qual resolução voce utiliza, experimente diminuir a resolução para verificar se o problema persiste.
Resoluções menores, dão menos trabalho ao processador de video, logo ele vai solicitar menos tempo de máquina enquanto voce transfere os dados.

Verifique também se o clock de suas memórias estão ajustados ao clock dos norte e south bridge, pois uma assincronia de clock faz a maquina usar mais tempo de processador para fazer a mesma coisa.
E use sempre memórias " de griffe ", esqueça as samsung, ecs, etc.

Finalmente, verifique sua fonte de alimentação, e tenha a certeza de que ela entrega a potencia necessária ( muitas delas dizem ter 700W e entregam 450W ou menos )

Muitos não acreditam que basta trocar a fonte por uma de boa procedência para o sistema "voar", mas é o que acontece às vezes.

Para contornar o problema voce pode alterar seu gerenciamento de processos, dando mais prioridade ao sistema e menos à transferência de dados. Lógico que isto vai tornar a copia de arquivos mais lenta, mas pode balancear o sistema, de maneira a equilibrar tudo.

Administração => Monitor do sistema => processos => botão direito => Alterar prioridade.

quando tudo estiver balanceado a seu gosto, edite o processo Init e altere as prioridades do sistema para que se tornem permanentes.

[],s

Tota, primeiramente obrigado pela resposta.... super completa abordando todos os assuntos..
Nao entendi qndo vc disse "Logo, como voce cita ter 2 GB de Ram, algo está fazendo seu sistema ficar lento"...
O fato deu ter 2GB é pouco??

O FSB do meu processador é 800, das minhas memorias (marca Kingston, modelo HyperX) também sao 800.. mas atualmente elas estao em OVER a 1066 e o processador com FSB 10066 também..

Quanto a placa de video, tenho uma 7900GS com 256MB DDR 3, nao seja que ela seja o problema, uma vez que está com o drive 173, instalado, via o ENVY.
Quanto a fonte é de potência real da Marca Extream potência 550w..

Me tire uma dúvida:
Para diminuir a prioridade da TRANSFERENCIA de arquivos, devo baixar a prioridade de QUAL processo?

Hqxriven

La vai o Hqx novamente tentar ajudar... Eu não quero te empurrar uma compilação de kernel goela abaixo mas vamos a algumas considerações interessantes:

1 - Hardware recente precisa de kernel recente com boa latência e drivers recentes.

2 - Precisa de uma fonte boa como o Tota disse pois senão ela acaba com a sua performance

3 - Os programas trackerd ou beagled ficam se atualizando constantemente para indexar arquivos o que pode interferir na sua cópia de arquivos .

Então o que poderia ser feito:

Se eu realmente tenho uma fonte boa eu iria desabilitar o trackerd e o bleagled trocaria pelo kernel RT do próprio ubuntu http://flavioschiavoni.blogspot.com/2008/08/o-que-kernel-rt.html e colocaria a opção relatime para melhorar a velocidade nas minhas partições.

Trocaria o driver de vídeo (já saiu a versão 177.80) e colocaria algumas opções no xorg.conf também...

Dessa forma teria um kernel com baixa latência (1000 hz ao invés de 250 hz) e poderia suavizar ou até eliminar o problema.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Tota

Boas,

CitarMe tire uma dúvida:
Para diminuir a prioridade da TRANSFERENCIA de arquivos, devo baixar a prioridade de QUAL processo?

Use em terminal o comando top

Ele vai listar os seus processos em ordem decrescente de PR ( Prioridade)

Experimente o comando sem transferir arquivos e transferindo arquivos, isto deve dar uma idéia de quem - faz - o quê.

[],s