permitir que usuarios desliguem o sistema[RESOLVIDO]

Iniciado por laos, 12 de Setembro de 2008, 15:43

tópico anterior - próximo tópico

laos

Pessoal preciso de uma ajuda de voces...tenho um servidor que eventualmente precisará ser desligado, como nao vou passar a senha do root para eles, pensei em criar um usuario(ex: desliga) pra ser feito isso. Achei um documento que falava em fazer um arquivo no /etc chamado shutdown.allow e nele colocar os usuarios autoriados a desligar. Isso nao funcionou, depois achei outras coisas falando em criar um grupo, adicionar o shutdown nesse grupo...mudar permissoes e bla bla bla. Eu queria algo que nao mexesse muito em permissoes, a primeira opção do shutdown.allow se funcionasse seria ideal. Alguem sabe ou ja fez algo nesse sentido?

uso o Ubuntu hardy version edition 8.04.1

Fabio R Correa

Josely

amigo vc ja fez a experiência de criar um script com o horário do desligamento e coloca-lo para ser executado no crontab?

tenta fazer isso, vc coloca o comando shutdown seguido da hora que vc quer q o Servidor seja desligado, dai vc coloca o arquivo para ser executado no crontab e no horario determinado ele desliga.

tenta fazer isso e posta se funcionou.

laos

nao posso fazer isso porque nao sei que horas exatamente a loja fecha e também nao posso colocar um horario tipo 23:00 porque no momento do encerramento eles desligam os disjuntores.

laos

criei um usuario desliga, depois usando o visudo editei o arquivo sudoers e adicionei a linha:

%desliga ALL=(root) NOPASSWD:/sbin/halt

por fim, no arquivo .bashrc do usuario desliga adicionei a seguinte linha no final do arquivo:

sudo /sbin/halt

Com isso, quando faço o login com o usuario desliga a máquina desliga imediatamente como eu precisava. :)