Compartilhar impressora usando o Ubuntu Server 8.04

Iniciado por Mega Man, 04 de Agosto de 2008, 09:20

tópico anterior - próximo tópico

Mega Man

Caros amigos

Instalei o Ubuntu Server 8.04. Agora preciso fazer ele compartilhar uma impressora Officejet V40.
Alguem poderia me ajudar?

Saudações

LoucoPorLinux

Olá, bom dia.

Estou deduzindo que seja uma impressora HP. Pois bem, caso seja mesmo faça o seguinte:
Instale aí o HPLIP, através do site www.hplip.org e baixe o binário para o Ubuntu.

Deslogue, acesse o ubuntu server como um  usuário comum, aquele que você registrou na instalação. Logado, você simplesmente execute o arquivo do HPLIP e vai seguindo os passos da instalação até o final.

Depois disso, instale o Samba (se já não estiver instalado). Instale o winbind, o samba-common, netbios, etc. Feito isso, vá no arquivo smb.conf.

Se você quiser, instale o apache2, o links e o swat. Feito isso, você vai em outro computador e acesse o swat via navegador.

Alí, você define a configuração e o compartilhamento da impressora.
Acesse o cups também e marque a opção (publish this printer), para publicar a impressora.

Depois de td, voltei ao terminal (servidor) e digite, smbclient -LN

Provavelmente, sem nenhum problema, sua impressora será instalada e compartilhada.

Boa sorte. (estou com pouco tempo agora, mas se tiver dúvidas, te ajudo.)

Flw ae.

"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." - Albert Einstein
------------ edubort@gmail.com

tadashi

Bom e se no caso eu tenho o Ubuntu server 8.04
e PC em rede windows onde as impressoras estão espetadas...

epson lx300 / matricial lpt1
epson stylus  cx7300 / usb
lexmark x340 lx / usb

vc sabe algum procedimento?
Esta com duivida não pergunte procure! www.google.com.br

LoucoPorLinux

Olá...

Então, aí você fará o seguinte:

Instale os pacotes:
sam2p
samba-winbind

Depois crie os DeviceURI:
smb://grupo_ou_dominio/computador_servidor/nome_da_impressora

Exemplo:
smb://workgroup/mc01/HP_1018

Aí você tenta imprimir algum texto.

Flw ae
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." - Albert Einstein

tadashi

bom por esse caminho eu ja tinha tentado e não funciona o meu grande problema é que as maquinas que as impressoras estão espetadas são Win XP se tiver ideia de como faço essa comunicação... agradeço....

LoucoPorLinux

Você tentou instalar os pacotes descritos acima?

Tentae Tadashi, a maneira como fiz acima funcionou aqui na empresa. Mesmo assim, vou refazer o processo e aí posto passo-a-passo como fiz...

Abraços.

Eduardo

LoucoPorLinux

Ae Tadashi.

Fiz o teste aqui pelo vmware mesmo. Veja só.

Primeiro execute o smbclient para ver se o sistema ta ok:

#smbclient -U=usuario -L ///c

No meu caso: #smbclient -U=administrador -L ///192.168.0.110/hplaserjet
Password:

{ SERA EXIBIDO OS DADOS DA IMPRESSORA }

Certifique-se de que o CUPS está rodando sem problemas!

Depois execute o cups (eu prefiro pelo navegador) e tente inserir a impressora samba pelo endereço que você escreveu acima.

smb://192.168.0.110/hplaserjet

Se precisar autenticar o compartilhamento (windows server) aí você digita qualquer conta, pode ser a sua conta mesmo. Verifique se voce tem permissão para impressão e pronto.

Conclui a instalação.

Depois execute um job para impressão e você verá que estará imprimindo. É um procedimento simples.

Espero que isso resolva seu problema.

Grande abraço.
Eduardo

netto.linux

Algumas impressoras da HP, principalmente as multifuncionais não funcionam em rede, leia a documentação dela... eu falo isso porque eu presto suporte para várias empresas e já passei muita raiva até aprender a ler a documentação de impressoras...

tadashi

Bom ainda não consegui fazer as impressoras funcionarem pela rede... mas mesmo assim tive um avanço com o cups onde as maquinas em linux já estão conseguindo imprimir, o que precisa de fata era um servidor de impressão para o controle interno...

Se alguem tiver uma dica do que pode ser feito!

São 18 pc em rede compartilhada pelo samba / ubuntu server 8.04
impressoras compartilhadas pelo cups.
2 usuários linux ubuntu 8.04 desktop.

2 impressoras a serem compartilhadas.
1 epson stylus 7300 (multifuncional)
1 lexmark x340 (multifuncional)

agradeço a ajuda!

Cosmo9

Bom dia.

Eu tive esse problema com máquinas XP que não imprimiam no Ubuntu, resolvi depois de liberar as máquinas no Firewall do Ubuntu e a porta 631 do lpp (cups), utilizei o Firestarter para esse gerenciamento.

Sugiro como teste parar o Firewall do seu servidor e tentar o compartilhamento, pois de acordo com que acompanhei nesse tópico as configurações e métodos de compartilhamentos estão corretos.

Espero ter ajudado em algo!

Abraços e até mais!