NX Server (Acesso Remoto Grafico)

Iniciado por Roger_Pereira, 22 de Setembro de 2008, 23:03

tópico anterior - próximo tópico

Roger_Pereira

Bom eu peguei um servidor dedicado e não tenho acesso direto ao computador então não posso afirmar se o ambiente grafico esta funcionando 100%, mais aparentimente é para estar. usei o comando "apt-get install kubuntu-desktop" para instalar ambiente grafico segui todo tutorial de instalação do NX Server aparentimente esta OK..

Aqui no meu pc com XP, coloco todas configurações e tento logar e dá a seguinte mensagem..

"Autenticação falhou user ****"

Já criei outro user e nada..

A pergunta é.. qualquer usuario pode acessar remotamente ambiente grafico? qual seria o procedimento correto para adicionar um user para fazer esse acesso?

Alguém ideia de qual possa ser o problema?

Roger_Pereira

ninguem pra poder ajudar?

Tipo não existe alguma forma de saber se ta funcionando o ambiente grafico instalado pelo "apt-get install ubuntu-desktop" sem estar em frente ao servidor? algum comando?

FLW..

carlosaluisio

Tche, isso é um desktop virtual, que foi adaptado para ser também uma espécie de VNC.

desktop virtual instala no sistema operacional (no caso, Windows).

Se no teu windows tem IP fixo, ou no-ip (por exemplo), é possível o acesso do Windows remotamente, se instalares o serviço VNC Server, e ter nas máquinas clientes o VNC Viewer.

Acessando o teu Windows, as pessoas também poderão acessar o Linux se ele tiver instalado na máquina virtual.

Porém, vi que teu WIndows é XP. Via VNC, a priori, ele permite o acesso único, e nao por usuário, como é no Linux (cada usuário VNC tem um desktop proprio, multitarefa de verdade). Só com versões de servidor do Windows que é possível isso.

Com isso, apenas um único usuário poderão acessar teu Linux através do Windows, remotamente.

Se instalares o Linux diretamente na máquina servidora, poderá fazer esse acesso via VNC, ou outro protocolo, chamado RDC ou RFB (sugiro o VNC, é mais universal)

Não esquecendo que tem que estar com tua rede OK para acessares de fora.
Não sei realmente se ele pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo (acesso virtual e desktop virtual). Mas esse caminho que eu dei pode ser útil e de fácil administração.
Carlos
Ps.: Veja se esse link lhe ajuda
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/nx-server/
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Roger_Pereira

Boa Tarde Carlos.

Seguinte eu sei usar o NX-Server e sei como é seu funcionamento, eu uso ele em um computador que tenho na minha empresa e acesso remotamente ele via desktop remoto sem problemas algum.

O problema é que agora eu estou com um servidor dedicado, onde não tenho acesso direto, so tenho acesso por SSH, dae fiz a instalação do pacote desktop nesse dedicado. logo após fiz a instalação do NX Server. contudo não esta a funcionar.
Segui os mesmo passo que fiz nessa maquina q já tenho configurado e não esta acessando. O que acho que seje o problema.

Bom eu peguei outro comutador aqui mais velinho e tentei fazer os mesmo passos, contudo ele não esta carregando interfase grafica, acredito que lá seje o mesmo problema, agora a minha pergunta é pq não entre na interfase grafica? será que complito com placa de video? hardware? pq no outro pc que tenho um GF funcionaou sem problemas.

Bom fica a pergunta pq acho q o problema esta relacionado a não estar carrengando a interfase grafica, pq testei com o outro pc e deu o mesmo problema que lá.. contudo nesse consigui ver q não carrega o grafico somente em texto.

Quem puder me ajudar fico grato..

carlosaluisio

Citação de: Roger_Pereira online 25 de Setembro de 2008, 18:29
Boa Tarde Carlos.

Seguinte eu sei usar o NX-Server e sei como é seu funcionamento, eu uso ele em um computador que tenho na minha empresa e acesso remotamente ele via desktop remoto sem problemas algum.

O problema é que agora eu estou com um servidor dedicado, onde não tenho acesso direto, so tenho acesso por SSH, dae fiz a instalação do pacote desktop nesse dedicado. logo após fiz a instalação do NX Server. contudo não esta a funcionar.
Segui os mesmo passo que fiz nessa maquina q já tenho configurado e não esta acessando. O que acho que seje o problema.

Bom eu peguei outro comutador aqui mais velinho e tentei fazer os mesmo passos, contudo ele não esta carregando interfase grafica, acredito que lá seje o mesmo problema, agora a minha pergunta é pq não entre na interfase grafica? será que complito com placa de video? hardware? pq no outro pc que tenho um GF funcionaou sem problemas.

Bom fica a pergunta pq acho q o problema esta relacionado a não estar carrengando a interfase grafica, pq testei com o outro pc e deu o mesmo problema que lá.. contudo nesse consigui ver q não carrega o grafico somente em texto.

Quem puder me ajudar fico grato..

Já experimentou ver se não tem porta filtrada aí do serviço responsável pelo NX Server ??
As vezes abrimos portas dentro da rede interna, daí quando vai para a externa, tem alguns modens roteadores que filtram as portas.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Roger_Pereira

Não o problema não esta nas portas não.. de fora da minha empresa eu acesso normal..

Agora desse servidor dedicado não acessa...

carlosaluisio

Citação de: Roger_Pereira online 25 de Setembro de 2008, 23:30
Não o problema não esta nas portas não.. de fora da minha empresa eu acesso normal..

Agora desse servidor dedicado não acessa...

Sim, mas mesmo que na sua empresa tenha portas abertas por padrão, pode o proprio software de firewall dessa sua máquina estar filtrando alguma exclusivamente nessa máquina. instale o no-ip nela (que daí vai resolver nome em vez de numero), e use o nmap para ver se a porta está mesmo filtrada ou aberta.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Roger_Pereira

A porta esta liberada sim acesso via SSH tranquilo pelo puty, e o NX Server acessa pela mesma porta do SSH pq ele faz conexão como se fosse ssh pelo que entendi então problema de porta não é.

Eu não preciso instalar o no IP eu tenho IP fixo nessa maquina então não teri o porque instalar.

Mais ainda continuo com o mesmo problema, a maquina não carrega modo grafico então por isso não ta funcionando o NX Server então preciso de ajuda acho q para ter 100% de ceteza q o modo grafico ta carregando pq tenho aque certeza q é esse o problema.

Se alguém puder me ajudar to tentando di tudo a nada da certo e pior q isso ta me atrapalhando muito..

shinecrazytux

Bem, pelo q entendi, vc quer acessar um pc pelo NX server sem Interface gráfica? Pq não continua usando o SSH?

Até onde eu sei, o NX server é justamente um SSH, voltado para interface gráfica. Então se vc não tem uma no servidor do NX, acho q o acesso só será possivel com o SSH normal...

uso o NX server em 4 pc´s. Sendo q 3 é na mesma rede local, e um é DEDICADO e fica na empresa onde trabalho...

Instalei e configurei por esse tutorial http://www.guiadohardware.net/tutoriais/nx-server/

talves ele te ajude..

qqr coisa estamos ae

e.daniel-ct

Uma pergunta, você instalou a interface gráfica, no caso kde, tudo bem mas você configurou o sistema para entrar em modo gráfico, ou tentou dar um start no x server, mesmo via sh para depois tentar se conectar com o servidor em modo gráfico??

Roger_Pereira

Citação de: shinecrazytux online 01 de Outubro de 2008, 10:55
Bem, pelo q entendi, vc quer acessar um pc pelo NX server sem Interface gráfica? Pq não continua usando o SSH?

Até onde eu sei, o NX server é justamente um SSH, voltado para interface gráfica. Então se vc não tem uma no servidor do NX, acho q o acesso só será possivel com o SSH normal...

uso o NX server em 4 pc´s. Sendo q 3 é na mesma rede local, e um é DEDICADO e fica na empresa onde trabalho...

Instalei e configurei por esse tutorial http://www.guiadohardware.net/tutoriais/nx-server/

talves ele te ajude..

qqr coisa estamos ae

Amigo a ideia é mais ou menos essa.

Eu tenho um Dedicado e so tenho acesso ssh.
Mais preciso colocar Ambiente grafico

Bom foi esse tutorial que eu segui e quando mando fazer loguin ele diz q o usuario não tem permição e tals, não ta logando não intendo o problema.

Alguma ideia?

Se quizer posso detalhar exatamente o que foi feito para ver se cosegue me ajudar.

Roger_Pereira

Ainda não consegui resolver o problema alguém pode me ajudar?