Baixei o firefox-3.0.1.tar-1 mas não consegui descompactá-lo?[RESOLVIDO]

Iniciado por Jhonny Roger, 19 de Setembro de 2008, 21:34

tópico anterior - próximo tópico

Jhonny Roger

Já postei algo sobre este assunto mas não consegui descompactar o firefox.

tentei assim: sudo xvzf firefox-3.0.1.tar-1 mas não deu certo onde posso estar errando?

Apareceu esta mensagem:  xvzf: command not found

O que eu entendi é que a ferramenta cvzf é pra compactar me corrijam se eu estiver errado, e a ferramenta xvzf é pra descompactar, onde eu estou errando?

Aguardo uma ajuda pra resolver mais esse sinistro!!!

Jhonny Roger

Tentei assim e apareceu isto:

tar xvzf firefox-3.0.1.tar-1
tar: firefox-3.0.1.tar-1: Não é possível open: Arquivo ou diretório inexistente
tar: Erro não é recuperável: saindo agora
tar: Child returned status 2
tar: Saída por erro atrasada pelos erros anteriores

Onde posso estar errando ainda? Este arquivo está na pasta documentos(o firefox) aguardo uma ajuda!!!

tfmoraes

Jhonny Roger, tem que ver se este arquivo está compactado como tar.gz, talvez ele esteja compactado com tar.bz2, neste caso você usaria o comando:

tar xjvf arquivo_compactado.tar.bz2

Para eliminar a dúvida use o comando file, ele mostra qual é o tipo do seu arquivo.

Jhonny Roger

Sou novo no linux ainda estou muti cru pode explicar melhor esta frase? Para eliminar a dúvida use o comando file, ele mostra qual é o tipo do seu arquivo.

Como uso o file pode escrever a sintaxe pra mim?

csilva

Pode tentar descompactar  no modo gráfico mesmo. Clique com botão direito em cima do arquivo e escolha descompactar aqui. Depois acesse a pasta que foi criada e clique no arquivo 'firefox'.
Isso fará executar o programa.
Conhecendo o Linux...

Jhonny Roger

No modo gráfico a pasta até foi criada mas ao clicar 2 vezes nela não executou, alguma sugestão do que pode estar errado?

PRSC

Pra executar clicando, teria que estar em arquivo .DEB

Tentou ir no synaptic e procurar pelo firefox, já deve estar lá, pode não ser o mais atual, mas ele mesmo se atualiza.

Senão terá que instalar no braço esse ai que baixou.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Jhonny Roger

Eu já uso o firefox acho que se me mandar as ferramentas e as sintaxes mas de uma maneira que um novato possa executar consigo fazer eu tentei tbm jogar ele pra pasta opt mas não deu certo agradeço a atenção e espero essa ajuda de instalar no braço!!!

Jhonny Roger

o pacote tá assim com este nome baixei outro:firefox-3.0.1.ta.bz2

ai eu dei este comando: tar-jxvf firefox.tar.bz2 firefox

e recebi isto de resposta: bash: tar-jxvf: comando não encontrado

Alguém consegue identificar pq eu não consigo descompactar este arquivo já existe a pasta dele mandei extrair na minha pasta pessoal e ficou com o nome de firefox.

Espero que estas informaçõe possam ajudar to usando a versão 3.0 mas tá em inglês aguardo uma ajuda!!!

PRSC

Me diga uma coisa.
O teu sistema inteiro tá em inglês?

No synaptic tem o firefox 3.0.1

Abre sistema, administração, synaptic, coloque na busca firefox.
Aqui por exemplo tá marcado os seguintes.
Firefox          3.0.1+build1+nobir
firefox 3.0     3.0.1+buld1+nobir
firefox 3.0-gnome-support        3.0.1+build1+nobir
firefox-gnome-support             3.0.1+build1+nobir

E aquela linha que te passei, é só copiar e colar no terminal, e dar enter, ele vai baixar varios compactadores, assim vc pode descompactar via modo gráfico mesmo.
O pacote que vc baixou certamente tem que ser copilado para poder instalar, mas estranho vc estar falando que tá em inglês o teu firefox.

Só me informe sobre o sistema se tá em inglês, e se não acha ele no synaptic.

Abraço.     
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Jhonny Roger

Não me pergunte como eu fiz mas consegui chegar a versão 3.0 do firefox.

Agora resta outra dúvida eu usei o modo gráfico pra extrai o arquivo mandei extrai na própria pasta onde tava o pacote só que o pacote era da versao 3.0.1 e quando ele criou a pasta criou uma pasta chamada firefox ai eu abri a pasta e cliquei 2 vezes em firefox ai foi pra portugues
só que a versão é a 3.0 estranho.

Removi a versão antiga pelo synaptic fiz certo?

Aguardo uma ajuda pra chegar até a versão mais nova se tiver um pacote .debi sinceramente me ajudaria muito aguardo uma ajuda!!!

PRSC

A versão mais antiga, creio que não vai dar problema.

E não se preocupe se é a versão 3.0, porque ele sozinho vai se atualizar.
Se já está em português e funcionando, tá ótimo, só espera a atualização normal dele.

Pode ver nele, na barra de cima, vai em editar/preferências, na aba avançado, guia atualização, nem tem como mexer, porque ele se atualiza sozinho.

E sempre que for instalar algo, procure no synaptic, pra começar fica mais facil, ou no adicionar e remover programas, mas ali vc tem mudar em cima onde diz Exibir, coloque "todos os aplicativos disponiveis", assim, terá muita coisa a disposição.

Somente programas que não estejam nos repositórios, que terá que instalar manualmente.

Mas comece pelo mais facil como falei em cima.

Abraço.
Linux user #511