Sun lança o Kenai - Projeto de Hospedagem gratuita de projetos Open Source

Iniciado por kErNeL_sCrIpT, 15 de Setembro de 2008, 19:51

tópico anterior - próximo tópico

kErNeL_sCrIpT

A Sun lançou na sexta-feira passada, dia 12 de Setempo de 2008, o projeto Kenai, um site de Hospedagem gratuita de projetos Open Source com suporte ao Mercurial e ao Subversion.

Queria falar algo sobre, e achei um comentário na notícia do Olhar Digital que sintetiza bem o que eu penso:

Citar""Entendo que a Sun diga que precisa de um espaço para gerenciar seus próprios projetos, mas não se engane: eles adorariam atrair mais desenvolvedores para a sua área de influência, e o Kenai é parte deste esforço", opina o analista da Forrester Research, Jeffrey Hammond."

A Sun realmente esta se esforçando bastante para conseguir mais respaldo da comunidade de Software Livre, como por exemplo o SO Open Solaris, com o extra da possibilidade de envio gratuido do CD para sua casa. Claro, por um lado, ela esta criando o terreno para atrair desenvolvedores para sua área de influência, também fomentando e dissiminando sua plataforma de desenvolvimento, o Java, entre a comunidade de Software Livre. Por outro lado, nós também ganhamos, pois os projetos, acredito eu, poderão ser mistos e não somente Java, e traz mais uma opção aos já excepcionais Launchpad (Canonical) e SourceForge por exemplo. Variedade é sempre bom.

Fico pensando o que vai acontecer se algum grupo de desenvolvedores hospedar um projeto em Python lá e fizer grande sussesso hehehehe...

Outro ponto bacana deve ser a boa integração que projetos Open Source feitos em Java podem ter lá.

Porém, de qualquer forma, tudo isso irá beneficiar a Sun direta ou indiretamente... Vejo pontos bons e ruins nessa iniciativa. E vocês? Fiquem a vontade para discutir o assunto caso queiram.

Projeto Kenai

Fonte
Olhar Digital

Um abraço a todos e até mais.

felipeborges

Basicamente um Sourceforge com a "carinha" da Sun?

Infelizmente tenho está visão, se a Sun está investindo, é por que tem algum interesse mais comercial do que ideológico (o que é bom, para eles).  ;D

;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

livio

Citação de: felipeborges online 15 de Setembro de 2008, 20:28
Basicamente um Sourceforge com a "carinha" da Sun?

Infelizmente tenho está visão, se a Sun está investindo, é por que tem algum interesse mais comercial do que ideológico (o que é bom, para eles).  ;D

;)

Acho que todos tem algum interesse. Ninguém gasta dinheiro com site de hospedagem só por ser bonzinho.