Máquina virtual (VMware ou Virtualbox) acessível pela rede interna. Tem como?

Iniciado por guilherme_bc, 19 de Setembro de 2008, 17:13

tópico anterior - próximo tópico

guilherme_bc

Olá pessoal.

Acompanho o fórum há uns 2 meses, e hoje tenho um notebook com dual boot (XP/Ubuntu 8.04) instalado. Uso o Ubuntu e sou fã de carteirinha ..  ;D ;D ;D

Na partição com o XP tenho alguns programas de rede, que são necessários para consulta de outros usuários da minha rede interna (na realidade da minha esposa, usuária de outro note com XP .... por enquanto ... :) )

O problema é que muitas vezes preciso sair do Ubuntu e entrar no Linux para que ela consiga acessar a minha máquina via rede (XP - normalmente via VNC) para rodar alguns programas compartilhados. E isso não é legal .. e nem prático.

Tive uma idéia mirabolante e gostaria da opinião dos usuários do fórum sobre ela: Instalar o XP numa máquina virtual (pode ser VMware server ou VirtualBox) e deixá-la acessível via rede (por exemplo via RDP) para que os programas sejam acessíveis tanto por mim, quanto por ela.

Não sei se ficou confuso, e se entenderam ... Mas teria como?

Dei uma olhada no manual do VirtualBox e tem alguma coisa de habilitar a RDP, mas não entendi como. Também se instalar o VMware, tem como ela usar a máquina acessando a minha através de um browser, por exemplo? Ou outro programa?

Ah, tem que ser em interface gráfica, claro ... e o desempenho não é tão importante...

Meu note é um HP Turion64 X2, 2GB RAM.

Agradeço a ajuda!!

Um abraço!

Guilherme

ChausDevereaux

Acho que, se você colocar a "placa de rede" da máquina virtual em modo bridged, ela fica acessível na rede como se fosse uma máquina "de verdade". Aí, é só configurar como se fosse um sistema físico.

guilherme_bc

Fiz o seguinte teste com o VMware:

1- Criei uma máquina no Windows e instalei todos os programas (inclusive o VNC server).
2- O adaptador de rede virtual está como bridged. O windows fornece um novo endereço IP, e por ele consigo conectar de outras máquinas (até aqui - ok).
3 - No Ubuntu, instalei o VMware server, e tentei abrir a máquina virtual, mas ele não abre.

Pergunta: existe "incompatibilidade" de máquinas vmware nos dois sistemas operacionais???

Valeu!