Ubuntu trava, lendo HD eternamente

Iniciado por laurofrutal, 09 de Setembro de 2007, 21:33

tópico anterior - próximo tópico

laurofrutal

Tenho um problema recorrente a bastante tempo: De vez em quando o Ubuntu Trava comigo... fica lendo o HD uma eternidade sem motivo algum enquanto tento sem sucesso interromper essa "leitura", o único jeito é desligar o micro (No botão!!!!). Não tenho certeza, mas parece que sempre que esse problema acontece estou usando o Openffice. Já havia ocorrido problema semelhante comigo por falta de swap, pois quando se mexe nas partições do disco, mesmo mantendo a swap do mesmo jeito o Ubuntu perde ela pois os UUID's das partições parecem mudar, não é o que está acontecendo agora, já verifiquei e a swap está ativada. Este problema já aconteceu em três computadores diferentes, sempre com o Ubuntu instalado. Não sei o que fazer, no trabalho de minha esposa instalei o Ubuntu em duas máquinas e de vez em quando isso acontece, tá ficando muito chato isso, o Ubuntu vai ficar com fama pior que do Widows!

Espero que alguém possa me ajudar pois gosto faz uns 2 anos que uso Ubuntu mas de uns tempos pra cá ando tendo este problema que não consigo resolver.

Um abraço.
Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

fabiovalinhos

Estranho Lauro..não tenho idéia de como resolver isso..

Só uma pergunta, você escreveu que em três máquinas diferentes aconteceram isso.

Mas você está usando a mesma mídia para instalar o Ubuntu nessas máquinas??
Verificou com o md5sum esta mídia?

Sorte.
73
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

pinduvoz

Quanto de memória RAM tem a máquina que está travando?

Se tiver 256 MB ou menos é melhor partir para o XUBUNTU, pois o XFCE consome muito menos memória do que o Gnome.

Para usar o XUBUNTU basta instalar o pacote xubuntu-desktop no Ubuntu, de preferência pelo aptitude (se não gostar, o aptitude remove o pacote "e também as dependências"). Use o comando:

sudo aptitude install xubuntu-desktop

e escolha o XFCE no menu "sessões" do GDM (a tela de login).

O que está ocorrendo é que o Gnome, a cada versão lançada, está ficando mais pesado e hoje para roda-lo bem acho que 512 MB de RAM é mais do que recomendado.

Além de usar o XUBUNTU, vc. pode procurar aqui no Fórum tutoriais para otimizar o OpenOffice ou, ainda, usar o Abiword (para texto) e o Gnumeric (planilha eletrônica) com o próprio Gnome.

Boa sorte.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

csakito

Pow galera isso ta acontecendo aki tbm!
meu comp tem 512Mb de memória é um AMD 2.2 3200+, não é tão fraco assim né... E tá apanhando para rodar o Ubuntu 8.04.
Eu tinha instalado nessa máquina antes o Kurumin 7.0 e rodava redondo.
Isso ta realmente me desanimando...

pinduvoz

Como eu disse acima, 512 MB de RAM é suficiente. É até menos do que pede a Canonical:

System Requirements
Ubuntu is available for PC, 64-Bit PC and Intel based Mac architectures. At least 256 MB of RAM is required to run the alternate install CD (384MB of RAM is required to use the live CD based installer). Install requires at least 4 GB of disk space.
(fonte: http://www.ubuntu.com/products/whatisubuntu/desktopedition).

O seu problema deve ser outro e, infelizmente, não tenho idéia de como lhe ajudar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::