Xubuntu 8.04, instalado, não conecta ADSL, ativa no Windows.

Iniciado por Bitrate, 02 de Setembro de 2008, 10:36

tópico anterior - próximo tópico

Bitrate

XUBUNTU 8.04, obtido  em http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/xubuntu/release/8.04/release, foi instalado sem problema; abre-se normal, porém não conecta ADSL testada e ativa para o Windows.
Tentei verificar se todos os dispoditivos de hardware foram reconhecidos e não encontrei o caminho.
Gostaria obter ajuda na Configuração de rede, visto ter dificuldade, face ser diferente da usual no Ubuntu 8.04 que uso.
Agradeço atenção dos colegas.

csat

Citação de: Bitrate online 02 de Setembro de 2008, 10:36
XUBUNTU 8.04, obtido  em http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/xubuntu/release/8.04/release, foi instalado sem problema; abre-se normal, porém não conecta ADSL testada e ativa para o Windows.
Tentei verificar se todos os dispoditivos de hardware foram reconhecidos e não encontrei o caminho.
Gostaria obter ajuda na Configuração de rede, visto ter dificuldade, face ser diferente da usual no Ubuntu 8.04 que uso.
Agradeço atenção dos colegas.

Você já configurou o acesso ao MODEM adsl usando

sudo pppoeconf

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Bitrate

Caro Csat;
não fiz a sua recomendação, ainda, porque como usuário do Ubuntu 8.04, sempre após as instalações, o sistema conecta ADSL automaticamente.
Uso Roteador ZTE ZXDSL em modalidade cabo RJ45 configurado: 
( x ) Obter umendereço IP automaticamente
( x ) Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente
Tentando configurar o Xubuntu achei:
Network Settings
Location /Connection/General/DNS/Hosts    [ Propierties ] [Unlock ]  [Close]
Em General : Host Settings / Host name / Domain name
Em DNS : DNS Servers [                     ] Search domains  [Unlock ]  [Close]
Em Hosts : IP Adress  Aliases                                       [Unlock ]  [Close ]

Por não encontrar onde assinalar as opções acima e o que inserir para fazer funcionar a conexão, me perdi !.
A conexão está ativa para o Windows, usando o Roteador ZTE configurado como acima, conforme comprovei agora.

A razão de usar o Xubuntu num AMD K6/2-450 com 384 MB de RAM, é devido
aproveita-lo para uso de meu neto; e da Canonical alegar bom funcionamento
em Computadores antigos e exigir minimo 192 MB de RAM !

Agradeço sua atenção e ajuda, e paciencia em me atender.           

csat

Citação de: Bitrate online 03 de Setembro de 2008, 17:21
Caro Csat;
não fiz a sua recomendação, ainda, porque como usuário do Ubuntu 8.04, sempre após as instalações, o sistema conecta ADSL automaticamente.
Uso Roteador ZTE ZXDSL em modalidade cabo RJ45 configurado: 
( x ) Obter umendereço IP automaticamente
( x ) Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente
Tentando configurar o Xubuntu achei:
Network Settings
Location /Connection/General/DNS/Hosts    [ Propierties ] [Unlock ]  [Close]
Em General : Host Settings / Host name / Domain name
Em DNS : DNS Servers [                     ] Search domains  [Unlock ]  [Close]
Em Hosts : IP Adress  Aliases                                       [Unlock ]  [Close ]

Por não encontrar onde assinalar as opções acima e o que inserir para fazer funcionar a conexão, me perdi !.
A conexão está ativa para o Windows, usando o Roteador ZTE configurado como acima, conforme comprovei agora.

A razão de usar o Xubuntu num AMD K6/2-450 com 384 MB de RAM, é devido
aproveita-lo para uso de meu neto; e da Canonical alegar bom funcionamento
em Computadores antigos e exigir minimo 192 MB de RAM !

Agradeço sua atenção e ajuda, e paciencia em me atender.           

Quando se usa um ROTEADOR intercalado entre o computador e um MODEM, a configuração via sudo pppoeconf perde o sentido, ou seja, não é para ser feita.

Se a instalação for ADSL residencial então o roteador faz o trabalho de login/password na linha ADSL e se refere ao uso de um provedor de acesso de uso quase que obrigatório.

O que é preciso nesses casos é configurar o roteador para fazer a conexão pppoe e incluir o login/password do provedor e mais nada.  Precisa salvar e pronto.

O problema sempre constante para quem usa roteador/modem é que os serviços de atendimento ADSL vão logo dizendo que não dão suporte para roteador e muito menos para Linux.

Um acoisa importante para configurar no Linux é o número IP do roteador para o caso de usar IP fixo.  É o que sempre usei.

Csat (Ubuntu 8.04)

Bitrate

Caro csat;eis o que posso informar para orientação no problema:
O ADSL é residencial e se não conecta meu Provedor Terra, usando o FireFox;
mas, conecta  quando uso IE do Windows; certamente falta configurar-se o
Xubuntu e não o Roteador.
Portanto, o que preciso é saber como configurar o Xubuntu, porque não se configura como o Ubuntu 8.04.
A configuração do Roteador foi feita colocando-se 192.168.1.1 no navegador,
abriu-se uma página do Roteador, inseri o login (ZXDSL) e senha (ZXDSL), em seguida coloquei: login (raulalv) e password (xxxxxxx) do meu provedor.
Não houve dificuldade em obter suporte na configuração do Roteador, porque
um dos atendentes é usuário de Linux Ubuntu 8.04, apenas.
Se o Linux Xubuntu só conecta usando IP fixo, diferentemente do Ubuntu, favor
orientar-me passo a passo nas telas Network Settings do Xubuntu, no meu segundo tópico postado.
Aguardo seus comentários e orientação, se possivel, para poder usar o Xubuntu que está instalado, com duas atualizações pedentes da conexão efetiva.

csat

Bitrate

Existe uma diferença conceitual entre o que eu digo e o que você me responde.

Não é o firefox ou o internet explorer que fazem conexão de internet como você referencia acima.  Muitos usuários assim pensam mas não é assim.

O firefox ou o internet explorer são "apenas" navegadores de uma sessão já estabelecida por um roteador ou por um MODEM.  Se essa conexão nao for estabelecida por falha de autenticação ou por outro motivo qualquer de rede em nada adianta clicar em qualquer browser (firefox ou internet explorer).

As configurações de rede em qualquer software seja ele linux, windows ou outro qualquer depende de funcionamento da placa de rede, de cabos ou acessos sem fio, de login correto e de password correta.

Eu "apenas" sugeri o uso de IP fixo mas pode ser DHCP também.

Pelo que você reporta a configuração do roteador está correta, conforme é dito  abaixo:

========================
A configuração do Roteador foi feita colocando-se 192.168.1.1 no navegador,
abriu-se uma página do Roteador, inseri o login (ZXDSL) e senha (ZXDSL), em seguida coloquei: login (raulalv) e password (xxxxxxx) do meu provedor.
Não houve dificuldade em obter suporte na configuração do Roteador, porque
um dos atendentes é usuário de Linux Ubuntu 8.04, apenas.
========================

Se o roteador, ao colocar o login/password do provedor está configurado de forma correta não vejo onde pode estar o erro.  É preciso, entretanto, que o roteador diga que quer usar uma conexão pppoe onde deve ter uma janela de rolagem vertical com várias opções (varia de roteador para roteador)..

Entre numa janela terminal de console e tecle ping google.com e veja se existe sessão IP, ou seja, se você tem acesso na internet.  Enquanto não vier algo parecido com o que está abaixo signigica que por algum motivo sua rede não está funcionando.

PING google.com (72.14.207.99) 56(84) bytes of data.
64 bytes from eh-in-f99.google.com (72.14.207.99): icmp_seq=1 ttl=246 time=206 ms
64 bytes from eh-in-f99.google.com (72.14.207.99): icmp_seq=2 ttl=246 time=206 ms
64 bytes from eh-in-f99.google.com (72.14.207.99): icmp_seq=3 ttl=246 time=206 ms
64 bytes from eh-in-f99.google.com (72.14.207.99): icmp_seq=4 ttl=246 time=206 ms

Por último eu assinalo que não uso o Xubuntu.

Csat (Ubuntu 8.04)

Bitrate

Caro csat;
imensamente agradecido pela atenção e paciência com o meu problema.
Seus últimos comentários esclareceram meus conceitos erroneos em configurações de rede.
Vou testar o comando "ping google.com" recomendado para teste sessão IP.
Desculpe-me pela extensa "polêmica mantida"; sou ainda neófito em Linux, minha experiência
é desde o DOS, Wordstar e Windows 3.1 até XP !; espero e desejo aprender muito no Forum.
Um grande abraço.   

csat

Citação de: Bitrate online 04 de Setembro de 2008, 09:20
Caro csat;
imensamente agradecido pela atenção e paciência com o meu problema.
Seus últimos comentários esclareceram meus conceitos erroneos em configurações de rede.
Vou testar o comando "ping google.com" recomendado para teste sessão IP.
Desculpe-me pela extensa "polêmica mantida"; sou ainda neófito em Linux, minha experiência
é desde o DOS, Wordstar e Windows 3.1 até XP !; espero e desejo aprender muito no Forum.
Um grande abraço.   

Também sou dessa época...(TK 85, Color Computer, CP-500...)

Csat (Ubuntu 8.04)