Ajuda para instlar em pc com 2 hds!

Iniciado por Usuario_Leigo, 01 de Setembro de 2008, 16:50

tópico anterior - próximo tópico

Usuario_Leigo

Bem gente, eu já usei o ubuntu anteriormente (7.10) por 3 meses, daí tive um problema aqui com a internet e voltei pro o win... e agora eu quero voltar pro ubuntu, porém eu comprei mais um hd de 160 gb...

o caso é o seguinte eu tenho um hd de 40 gb com o win instalado, e o de 160 tem uns arquivos gravados, eu queria saber qual seriam os passos ideais para instalar o ubuntu 8.04.1...

ah! e parece-me que este hd de 160 gb está formatadp em fat32.

primeiro eu redimensiono pelo gparted, ou eu passo os arquivos para o hd1?
quanto de espaço eu deixo pro linux?
tem como eu deixar a pasta home em separado?
que tipo de formatação eu uso, a ext3?
tenho 1.5 gb de ram, quanto eu deixo na swap?
tem algum guia de otimização para o 8.04.1?
depois eu clico no ícone "instalar no hd" e sigo os passos?
onde vai ficar salvo o grub, no hd 1 ou no h2?
e se eu quiser desintalar, para depois instalar dinovo o que eu faço?

bem... já deu pra ver que eu sou mesmo leigo hã? heheh!
Um dia, eu acabo aprendendo... ou será que não?

idrus

Boa tarde!

Caro colega, vou tentar ajudar-lhe, caso eu não consiga pergunte novamente que eu ou outro colega tentará ajudar-lhe de outra forma.

primeiro eu redimensiono pelo gparted, ou eu passo os arquivos para o hd1?
R: Creio que a melhor forma para tratar nesse caso seria você passar seus arquivos que estão no HD160 para o HD40 para depois darmos continuidade.

quanto de espaço eu deixo pro linux?
R: Não o quanto você quer utilizar o Linux, exemplo, no meu notebook eu tenho somente Linux, já no meu PC tenho uma partição de 40GB com o Win e a outra com 120GB com o Linux, isso pelo fato de que pretendo usar somente Linux, mas tenho o Win para "bkp".
No seu caso acho que você quer migrar mas ainda é muito dependendo de Windows, desta forma acho que você pode usar uns 30 GB para o Linux e deixar 130 para o Windows.
Por que só 30 GB para o Linux? Você irá usar os outros 120GB para armazenamento somente creio eu, ex: mp3, vídeos, fotos, etc... O Linux irá reconhecer esses outros 130GB mesmo estando eles como NTFS (NÃO COMO FAT32, MESMO EM WINDOWS NÃO USE FAT32).

tem como eu deixar a pasta home em separado?
R: Na hora que você for instalar o Linux, selecione a opção onde você irá criar as partições, não estou certo do nome, mas acho que é personalizado. Você deve selecionar essa opção na hora que você estiver escolhendo o HD ao qual você irá instalar.

que tipo de formatação eu uso, a ext3
R: Sim, use ext3.

tenho 1.5 gb de ram, quanto eu deixo na swap?
R: Era recomendável usar o dobro do que se tem de RAM, mas hoje em dia o pessoal tem muita RAM em suas máquinas.
No seu caso 1024 acho que já está ótimo, pois se você usar toda sua RAM e usar mais 1gb de swap é sinal que você precisa comprar mais RAM^^.

tem algum guia de otimização para o 8.04.1?
R: Não sei ;-(.

depois eu clico no ícone "instalar no hd" e sigo os passos?
R: Sim e não, tome cuidado para você selecionar que você quer criar as partições e instalar o Linux, caso você não faça isso ele irá instar o sistema sozinho mas ocupando todo seu HD.

onde vai ficar salvo o grub, no hd 1 ou no h2?
R: Creio que no HD2.

e se eu quiser desintalar, para depois instalar dinovo o que eu faço?
R: Desinstalar para instalar? Bem, você formata e instala novamente, lembrando que SO não é como um programa que você terá uma opção para desinstalar, você pode retirá-lo, mas formatando o mesmo.

Espero ter ajudado

Abraço

idrus

Usuario_Leigo

Muito obrigado caro amigo Idrus!

Vou jajá fazer tudo iss!o!

Deseje-me sorte!

flws!

idrus

Usuario_Leigo

A instalação me apreceu tudo ok, porém estou tendo problemas em instalar o flash player....

apareceu isso daqui no meu terminal...

Adobe Flash Player 9 will be installed in the following directory:

Mozilla installation directory  = /home/xxxxx/.mozilla

Proceed with the installation? (y/n/q): y
cp: impossível fazer stat em `/libflashplayer.so': Arquivo ou diretório inexistente

NOTE: Please ask your administrator to remove the xpti.dat from the
     components directory of the Mozilla or Netscape browser.

chmod: impossível acessar `/home/xxxxx/.mozilla/plugins/libflashplayer.so': Arquivo ou diretório inexistente

Alguém aí pode me ajudar?