É possível fazer um "downgrade" no meu Ubuntu?

Iniciado por james_br, 28 de Agosto de 2008, 23:41

tópico anterior - próximo tópico

james_br

Uso atualmente o Ubuntu 8.04.1, mas acho que para o meu PC ele fica meio lento(ele já tem lá seus 5 anos, configs abaixo)...
Athlon XP 2000+, HD Samsung 40 gb(20 pro Ubuntu), tudo onboard, 256 RAM DDR, 32 compartilhado com vídeo, tudo da SIS e PChips(pois é...)

> Gostaria de saber:

- É possível ir para uma versão anterior, por exemplo para a 7.10 e outras anteriores?
- Se é possível, como fazer?
- Fazer isso é burrice?
- É vantajoso? Os possíveis ganhos de desempenho valeriam o visual mais simples e com menos recursos ?

*obs: gosto do Gnome e não troco por nada.... kde e xfce fora de questão, os *box também...
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

glaubergoncalves

Acho que o ganho de desempenho num downgrade seria mínimo ou inexistente, a não ser que tu optasse por versões bem obsoletas, como do 5.10 pra baixo, ainda assim não seria tudo isso... Outra idéia pra melhorar o desempenho sem abrir mão do Gnome é substituir o Metacity pelo Openbox. Dá uma conferida nesse tópico.

rjbgbo

james_br, acho melhor a instalação limpa nesse caso, se vc manter a /home em partição separado vai ser rápido.
Se caso vc tivesse a versão 7.10 e tivesse feito o update p/ a 8.04 s/ instalar, ñ posso ter tanta certeza de ñ poder, mas a instalação limpa acaba sendo mais rápida.

Devo lembrar também que a versão 7.10 tenho suporte de 18 meses e a 8.04 LTS tem suporte de 3 anos.

Agora, james_br, sincera/ ñ centra suas opções de ambiente gráfico somente no Gnome, todos tem seu valor.
Eu uso o ambiente gráfico padrão de cada distro, por isso uso o Gnome por causa do Ubuntu, mas tenho uma grd vontade de dividir meu HD c/ uma distro c/ o KDE, o qual também gosto, só que infeliz/ nas minhas pesquisas ainda ñ resolvi arriscar em nenhuma outra distro que ñ fosse o Ubuntu, por certos pontos que acho que são importantes p/ o meu uso.

Mais ainda diante do seu hardware, acho que seria uma boa pedida p/ vc testar o KDE (kubuntu) ou o XFCE (Xubuntu).
Vc deve estar lendo bons relatos de 'leveza' do KDE em relação ao Gnome, ultima/.

Te aconselhar a mudar de distro, acho bem radical p/ seu hardware, que é interessante ainda. Mas se for o caso, também temos umas boas análises nesse fórum.
Mas infeliz/, ambiente Gnome o Ubuntu é um dos poucos que o adota como padrão.

Um abraço.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

felipeborges

Eu uso XFCE e GNOME, ambos são lindos, o poder de customização do XFCE é grande, não se tem temas maravilhosos como o GNOME, mais dá pra fazer lindos e práticos Deskmod's, procure por Screenshots do XFCE. Fora a leveza.

Quem sabe você não se arrisca, talvez em uma maquina virtual, ou num LiveCD, etc....

O melhor pra mim ainda é o GNOME, mais XFCE e KDE (que uso em outras maquinas) satisfazem o meu uso, e minha "ansia" por beleza.

:-*
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

agente100gelo

Citação de: felipeborges online 29 de Agosto de 2008, 07:27
Eu uso XFCE e GNOME, ambos são lindos, o poder de customização do XFCE é grande, não se tem temas maravilhosos como o GNOME, mais dá pra fazer lindos e práticos Deskmod's, procure por Screenshots do XFCE. Fora a leveza.

Concordo, usar o XFCE seria uma solução melhor.
Basta instalar o pacote xubuntu-desktop.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Tota

haveria a possibilidade de um upgrade de memória Ram ?

Voce tem 256 Mb, com 512 a coisa ia ficar melhor, mesmo com gnome.
Por acaso eu tenho algo parecido, athlon 1800, 512 Ram HD 40Mb e só meu video é um pouco melhor.

Boot em um minuto e 20 segundos, rodo todos o pacotes, até o compiz ( com soquinhos  mas roda) usando o 8.04.1

Para 256 Mb o seu swap deveria ser quase do mesmo tamanho da Ram, e seu HD deve trabalhar bastante ( veja a luzinha do gabinete ). Já com 512 ela acenderia bem menos.

[],s

james_br

Agradeço as respostas.
Acho que a melhor solução ainda vai ser deixar o PC com pelo menos 1 Gb de ram, uma placa 3D da Nvidia de 128 mb pra cima...e comprar algum Intel 2 duo com uma mobo decente, mas pra tudo isso $$$. A partir dessa configuração tenho impressão que o Ubuntu deve ficar maravilhoso.

Vou reinstalar o XFCE, apesar dele ser feio na minha opinião(já tentei usar umas 2 vezes mas acabei desinstalando), talvez no xfce-look eu ache alguma coisa pra melhorar...Ele da um certo trabalho pra configurar também...quando uso ele, sinto falta do arrastar e soltar do Gnome...

Os KDE 3 ponto alguma coisa não gosto, apesar que dei uma olhada no 4.0 e achei bonito o visual, e pelo q andei lendo a atualização pro 4.1 deixa ele mais rápido.....mas pro meu PC tenho impressão que não é uma boa...

Os *box, me desculpem os defensores deles, mas é muito tempo gasto e muita paciência até vc acabar de aprender como funciona tudo e configurar do jeito que vc quer. Aí quando você resolver mudar algumas coisas ou resolver dar uma mexida geral vai ter que gastar mais tempo ainda(não é algo intuitivo como Gnome por ex.). É bom para quem gosta de fuçar muito no Terminal e configurar via editores escritos; eu opto pela praticidade do visual gráfico. Instalei o Openbox aqui a um tempo atrás e a única coisa que eu gostei foi qdo usei ele junto com o Gnome como gerenciador de janelas, realmente dá uma acelerada.

rjbgbo

Citação de: james_br online 29 de Agosto de 2008, 19:31
Agradeço as respostas.
Acho que a melhor solução ainda vai ser deixar o PC com pelo menos 1 Gb de ram, uma placa 3D da Nvidia de 128 mb pra cima...e comprar algum Intel 2 duo com uma mobo decente, mas pra tudo isso $$$. A partir dessa configuração tenho impressão que o Ubuntu deve ficar maravilhoso.
.........

Permita-me uma sugestão diante do que leio nesse fórum e nas diversas navegações pela internet.
De preferência a pl. mãe, c/ chipset e processador tudo Intel, até vídeo onboard de pl. mãe Intel, se tu gostar de jogo ai taca uma Nvidia.

Torço p/ vc qdo puder $$$$ seguir esse caminho, eu mesmo tenho um PC de 2 anos baseado num P4 c/ configuração parruda, mas qdo fizer um update vou seguir o caminho acima.

james_br

Citação de: rjbgbo online 29 de Agosto de 2008, 22:01
De preferência a pl. mãe, c/ chipset e processador tudo Intel, até vídeo onboard de pl. mãe Intel, se tu gostar de jogo ai taca uma Nvidia.
Agradeço a sugestão, pensei em fazer algo próximo disso mesmo, colocando tudo da mesma marca(Intel ou AMD)...não entendo muito de otimização de hardware mas acredito que usando tudo da mesma empresa dê para conseguir uma sinergia maior entre as peças e elas devam funcionar com mais eficiência. Provável que eu vá de Intel, mas com o tempo vou pesquisando melhor o assunto vendo o desempenho das peças em fórums.

rjbgbo

Citação de: james_br online 30 de Agosto de 2008, 00:15
Citação de: rjbgbo online 29 de Agosto de 2008, 22:01
Agradeço a sugestão, pensei em fazer algo próximo disso mesmo, colocando tudo da mesma marca(Intel ou AMD)...não entendo muito de otimização de hardware mas acredito que usando tudo da mesma empresa dê para conseguir uma sinergia maior entre as peças e elas devam funcionar com mais eficiência. Provável que eu vá de Intel, mas com o tempo vou pesquisando melhor o assunto vendo o desempenho das peças em fórums.

James, ainda acho a Intel a melhor pedida em termos mera/ técnicos, pois a Intel e total/ ligada ao GNU/Linux a AMD também o é mas a recente compra da ATI pela AMD melhorou os drives de vídeo da ATI, mas ainda tem coisa p/ evoluir em comparação a Nvidia.
Pelo que leio sobre vídeos on-board Intel são os que nem dão dores de cabeça, até comparado aos Nvidia, entram direto e c/ suporte a 3D.
Por isso no meu futuro upgrade, já decidi: tudo Intel.
Mesmo ñ tendo nada contra a AMD, já tive um Duron e durou muito e adorava tal processador.