Alterar a resolução em dpi no ubuntu

Iniciado por articwolf, 09 de Dezembro de 2008, 17:03

tópico anterior - próximo tópico

articwolf

Ola...

Estou a tentar alterar a resolução em dpi do meu monitor no ubuntu mas não consigo encontrar como.

Para fazer algumas experiencias sou obrigado a entrar no windows (onde fazer isto é bastante facil). Mas queria evitar o windows.

Alguma dica?
"O pensamento é a nossa bênção e a nossa maldição e faz de nós aquilo que somos."
Carl Sagan in Dragões do Eden

articwolf

OK...encontrei um caminho na versão inglesa. O caminho é:

System > Preferences > Font > Details

Mas não encontro nada semelhante na versão portuguesa.
"O pensamento é a nossa bênção e a nossa maldição e faz de nós aquilo que somos."

Tota

Olá articwolf,

Se puder esclarecer melhor:

Monitor se verifica em pixels e não dpi ( dot per inch )

Fontes de verificam em dpi's ou paicas.

Se quer alterar a resolução do monitor procure pela palavra => xorg.conf aqui no forum

Se quer alterar o tamanho dos fontes na interface gráfica procure por => aparencia

Ou explique detalhadamente o que pretende fazer pois não entendi muito bem seu objetivo.

[],s

articwolf

Desde já agradeço a sua resposta.
Andei a pesquisar e obtive as seguintes conclusões:

Citação de: Tota online 10 de Dezembro de 2008, 08:13

Se quer alterar o tamanho dos fontes na interface gráfica procure por => aparencia

No caminho que descrevi anteriormente faltava a aparencia ficando então assim:

Sistema > Preferencias > Aparencia >fontes > detalhes

Olá articwolf,

Monitor se verifica em pixels e não dpi ( dot per inch )

Fontes de verificam em dpi's ou paicas.

Isto não é verdade. dpi (dot per inch )significa também pixel per inch. O dot é o mesmo que pixel e o mesmo que o português ponto (ppp pontos por polegada). Sendo assim se definir em dois monitores diferente (um de 15 polegadas e outro de 21) com a resolução de 800x600 tera valores de dpi diferentes.

Para descobrir os dpi do monitor utiliza-se a seguinte linha:

xdpyinfo | grep resolution

No meu monitor o resultado foi:  98x96 dots per inch. Tenho resoluções em dpi diferentes na horizontal e na vertical ?!?!?!?!?!?

E alterar os dpi da fonte não altera os dpi do monitor. As imagens são exibidas com a resolução por defeito.

Aparentemente parece não ser possível alterar os dpi do monitor.

Obrigado pelo interesse demonstrado.

Tota

Realmente tens razão, eu assumi que tinhas um pouco menos conhecimento do demonstrado.

Já tentou alterar no xorg.conf ?

[],s

articwolf

Citação de: Tota online 10 de Dezembro de 2008, 12:32
Realmente tens razão, eu assumi que tinhas um pouco menos conhecimento do demonstrado.

[],s

Normal nos fóruns.

Já tentou alterar no xorg.conf ?

Editei o ficheiro /etc/X11/xorg.conf
O sistema diz-me que esta a 119x120 dpi (outra vez resoluções verticais e horizontais diferentes), mas não vejo diferença nas imagens.

O meu problema com os dpi é por causa da web, e no navegador a alteração dos dpi parece não surgir efeito.

Vou ter de aprofundar melhor. Obrigado.

Tota

Boas,

Veja se o caminho é mais ou menos este => http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/668507/

Se entendi voce precisa ter os fontes com mais nitidez.

Como citaste, no aparencia tem a possibilidade de suavização e antialiazing, logo acredito que unindo as duas coisas deve melhorar aí para você.

[],s