Como instalar o ubuntu 7.10 em 2 partições, sem usar um programa particionador?

Iniciado por Jhonny Roger, 21 de Agosto de 2008, 15:52

tópico anterior - próximo tópico

Jhonny Roger

Fiz todo o procedimento e na hora de escolher escolhi instalar no maior espaço livre contínuo, pois tentei e fiquei um pouco enrolado quando chegou na parte de "swap" "ex3" algo assim, ai optei em não mexer pra não estragar a instalção.
Alguém conheçe algum tuturial ou uma dica bem explicativa sou novo no linux?

No windows na hora da instalação nós criávamos a partição C:para o sistema e a D:para arquivos e com seria este procedimento no ubuntu, onde ficaria o sistema e onde ficaria o arquivo, no windows para eu determinar o tamanho de uma partição eu tinha um maçete que sempre deu certo, ex: Num HD de 80GB onde teríamos 2 partições eu na partição C: multiplicava 40 por 1024 e ai eu tinha o tamanho da partição C: e a D: se formava no automático depois do sistema instalado era só clicar no D: e formatar, espero estar sendo claro onde quero chegar com a minha dúvida, aguardo uma ajuda!!!

csat

Citação de: Jhonny Roger online 21 de Agosto de 2008, 15:52
Fiz todo o procedimento e na hora de escolher escolhi instalar no maior espaço livre contínuo, pois tentei e fiquei um pouco enrolado quando chegou na parte de "swap" "ex3" algo assim, ai optei em não mexer pra não estragar a instalção.
Alguém conheçe algum tuturial ou uma dica bem explicativa sou novo no linux?

No windows na hora da instalação nós criávamos a partição C:para o sistema e a D:para arquivos e com seria este procedimento no ubuntu, onde ficaria o sistema e onde ficaria o arquivo, no windows para eu determinar o tamanho de uma partição eu tinha um maçete que sempre deu certo, ex: Num HD de 80GB onde teríamos 2 partições eu na partição C: multiplicava 40 por 1024 e ai eu tinha o tamanho da partição C: e a D: se formava no automático depois do sistema instalado era só clicar no D: e formatar, espero estar sendo claro onde quero chegar com a minha dúvida, aguardo uma ajuda!!!

Os discos com os quais eu trabalhei, IDE e SATA, poderiam ter até 4 partições primárias e "X" partições lógicas.  As partições primarias só podiam ser até 4 e as lógicas era infinito até o tamanho do hd.  Na minha casa uso HD SATA2 e todas as partições são lógicas.

/dev/sda1 - XP
/dev/sda5 - SWAP
/dev/sda6 - Ubuntu
/dev/sda7 - outro sabor de linux.

O XP é instalado primeiro.  Depois instalei o Ubuntu, usei o Grub, e o registro de boot ficou em /dev/sda1.  O Ubuntu reconhece não só a partição dele como a de SWAP e outros.  Esse "outros" pode ser Linux ou mesmo uma partição de backup, o que não é recomendável fazer backup no disco.

Nunca uso partição primária.

No seu título da mensagem vc pergunta como instalar o Ubuntu sem usar o programa particionador e eu te respondo:  So se você tiver criado a partição antes com outra versão de Linux usando o GPARTED ou o FDISK, ou seja, a partição tem que existir.

Ela existindo, basta colocar o cursor sobre ela no momento da instalação e dizer que quer EDITAR visando informar ao instalador do Ubuntu que ali será o seu "/". 

Novas versões de Linux que saem e que eu quero "testar" vou criando outras partições lógicas a seguir, ou seja,

/dev/sda8
/dev/sda9
/dev/sda10  e assim por diante, claro, usando o programa particionador da versão de Linux que estou testando. 

Depois da instalação, vou novamente no Ubuntu, e na janela console digito

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

E acrescento a nova partição instalada, supondo que seja a sda8

title  Nova versão xyz
root  (hd0,7)  #### aqui os discos começam de 0.  portanto a partição sda8 representa 7.
chainloader +1

Salvo e dou novo boot, ecolhendo a nova versão de Linux.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Jhonny Roger

Vlw mesmo vou anotar e guardar, que Deus possa te iluminar cada vez mais pra nos ajudar nós os novos no linux vlw mesmo!!!

Jhonny Roger

Amigo csat ainda continuo meio que perdido, sou bem novo no linux, como relatei instalei o meu sistema no maior espaço livre contínuo livre e me lembro de na útlima tela antes de instalar onde vc confere os dados, me lembro de ter visto algo assim, no meu entender meu ubuntu 7.10 foi instalado em 2 partições.

Segue minhas dúvidas?
Como posso verificar se realmente ele foi instalado em 2 partições digo qual comandos usar?

quais comandos uso pra acessar /dev/sda5 - swap e também /sda6 - ubuntu?

Se der pra me dar essa força agradeço muito, tenho lutado e me esforçado pra entender um pouco mais de linux, mas pra ser auto-didata é muito difícil, se der pra dar mais esta força!!!

Jhonny Roger

Pesquisando no ajuda e suporte cheguei a esta resposta, dá pra traduzir? Digitei df -h no terminal e obtive o que se segue:

df -h
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/sda3              66G   32G   31G  51% /
varrun                506M   96K  506M   1% /var/run
varlock               506M     0  506M   0% /var/lock
udev                  506M   88K  506M   1% /dev
devshm                506M     0  506M   0% /dev/shm
lrm                   506M   34M  472M   7% /lib/modules/2.6.22-15-generic/volatile

csat

Citação de: Jhonny Roger online 21 de Agosto de 2008, 19:59
Amigo csat ainda continuo meio que perdido, sou bem novo no linux, como relatei instalei o meu sistema no maior espaço livre contínuo livre e me lembro de na útlima tela antes de instalar onde vc confere os dados, me lembro de ter visto algo assim, no meu entender meu ubuntu 7.10 foi instalado em 2 partições.

Segue minhas dúvidas?
Como posso verificar se realmente ele foi instalado em 2 partições digo qual comandos usar?

quais comandos uso pra acessar /dev/sda5 - swap e também /sda6 - ubuntu?

Se der pra me dar essa força agradeço muito, tenho lutado e me esforçado pra entender um pouco mais de linux, mas pra ser auto-didata é muito difícil, se der pra dar mais esta força!!!

Acessar a partição de swap não tem sentido.  Não tem nada lá e até onde sei ela somente serve para fazer trocas entre a memoria RAM e o disco, razão pela qual tem esse nome em Ingles:  Swap = troca.

Não deve ser /sda6  mas sim /dev/sda6 pois são pastas diferentes.  Devem existir outras formas mas eu sempre faço assim:

Crio uma pasta local do tipo:

sudo mkdir /local_de_acesso

É necessário saber qual o tipo de formatação que tem em /dev/sda6.  Exemplo se foi formatado em ext3, reiserfs, ou outra coisa, mas esses são os básicos.  Pode ser também uma partição Windows e nesse caso, se não me engano, pode ser ntfs.

Em seguida edito o arquivo /etc/fstab

sudo gedit /etc/fstab

Na última linha incluo:

/dev/sda6     /local_de_acesso    ext3     defaults 0 0

Salvo e monto a pasta de acesso

sudo mount /local_de_acesso

Se eu quiser listar o que tem dentro da pasta de acesso eu digito:

sudo ls -al /local_de_acesso

E assim por diante não esquecendo de fechar (desmontar) a pasta de acesso ao terminar.

sudo umount /local_de_acesso

Agora, isso que expliquei acima é para um sistema instalado que você quer acessar a partir do Ubuntu.  Se você está querendo dizer como instala um novo sistema em /dev/sda6 usando o /dev/sda5 para swap, então, o programa de instalação do Ubuntu faz isso a partir da sua escolha durante a instalação.

NOTA:  Meus discos são SATA.  Para discos IDE creio que o nome pode mudar para HDA.  Como já tenho esses SATA ha muito tempo já me esqueci sobre HDA.

Seria bom você procurar um tutorial BASICO  aqui no Forum e ir praticando, errando, acertando, anotando o que aprendeu...

Dois abraços.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Jhonny Roger

Eu me esqueci de dizer que meu HD É  DE 160 GB onde eu udo 80GB para windows e o restatate para o ubuntu!!!