Configuração do Firestarter

Iniciado por cris.tom, 08 de Agosto de 2008, 15:39

tópico anterior - próximo tópico

cris.tom

Olá pessoal! Estou tendo dificuldades em configurar o firestarter, eu penso ter feito tudo certo e quando vejo ele bloqueia o meu notebook na internet. Vou explicar como é o  meu caso: Tenho um PC de mesa com o Ubuntu que conecta à internet via linha discada e o meu notebook com o Vista ligado ponto-a-ponto com o PC de mesa...o meu PC de mesa coloquei IP 192.168.0.1 e o notebook IP 192.168.0.2, sendo que ao instalar o firestarter o assistente faz aquelas perguntas padrão...eu coloco ppp0 e depois eth0...não vi dificuldades nisso, mas ele acaba bloqueando o vista, será que tenho que configurar algo mais? Agradeço a boa-vontade de quem puder me ajudar... ???
Linux, uma questão de filosofia!

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

alarcon

Citação de: cris.tom online 08 de Agosto de 2008, 15:39
Olá pessoal! Estou tendo dificuldades em configurar o firestarter, eu penso ter feito tudo certo e quando vejo ele bloqueia o meu notebook na internet. Vou explicar como é o  meu caso: Tenho um PC de mesa com o Ubuntu que conecta à internet via linha discada e o meu notebook com o Vista ligado ponto-a-ponto com o PC de mesa...o meu PC de mesa coloquei IP 192.168.0.1 e o notebook IP 192.168.0.2, sendo que ao instalar o firestarter o assistente faz aquelas perguntas padrão...eu coloco ppp0 e depois eth0...não vi dificuldades nisso, mas ele acaba bloqueando o vista, será que tenho que configurar algo mais? Agradeço a boa-vontade de quem puder me ajudar... ???

Clicando no ícone do firestarter próximo ao relógio e na janela que abrir, ir no botão Preferencias e logo mais na esquerda da janela em Firewall > Configurações de rede e na direita está assim:

- Dispositivo de rede conectado a internet: ppp0
- Dispositivo conectado à rede local: eth0

Veja também se a opção Habilitar o compartilhamento de conexão a internet está selecionado. Caso mesmo assim ainda não tenha conexão veja se selecionando a opção Habilitar DHCP para a rede local soluciona o caso.

Se mesmo assim ainda estiver bloqueando tente usar ppp0 para ambos (Dispositivo de rede conectado a internet e Dispositivo conectado à rede local) ao invés de ppp0 e eth0 respectivamente.

cris.tom

Ainda não deu certo, fiz as mudanças que vcs me sugeriram e apesar disto naum funcionou...estou quase desistindo do firestarter e procurando outro firewall para usar...

OBS.: Em EVENTOS aparece como conexões bloqueadas a do notebook IP 192.168.0.2, protocolo UDP e serviço DNS.

Será que se eu for em "Política" / Edição / Política de tráfego de entrada ou saída e colocar o IP acima pode dar certo???

VLW!

alarcon

Citação de: cris.tom online 08 de Agosto de 2008, 19:02
Ainda não deu certo, fiz as mudanças que vcs me sugeriram e apesar disto naum funcionou...estou quase desistindo do firestarter e procurando outro firewall para usar...

OBS.: Em EVENTOS aparece como conexões bloqueadas a do notebook IP 192.168.0.2, protocolo UDP e serviço DNS.

Será que se eu for em "Política" / Edição / Política de tráfego de entrada ou saída e colocar o IP acima pode dar certo???

VLW!

Na aba políticaPolítica de tráfego de entrada:

- Permitir conexões da máquina

coloque a sua em questão clicando com o botão direito na primeira área em branco e escolhendo a opção adicionar, aí vc digita o IP, máquina ou rede dela

===EDITADO===

veja estes links:

http://www.guiadohardware.net/artigos/firestarter/

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/seguranca/pagina5.html

cris.tom

Ainda não foi desta vez, vou dar uma estudada no tutorial que o alarcon me indicou depois com muuuuuuuuita calma vou ver se consigo fazer a configuração do Firestarter...mesmo assim, gostaria de agradecer ao rjbgbo e ao alarcon pela boa-vontade em ajudar...é com pessoas assim que o Linux ganha força... ;D

T+

alarcon

Citação de: cris.tom online 09 de Agosto de 2008, 16:06
Ainda não foi desta vez, vou dar uma estudada no tutorial que o alarcon me indicou depois com muuuuuuuuita calma vou ver se consigo fazer a configuração do Firestarter...mesmo assim, gostaria de agradecer ao rjbgbo e ao alarcon pela boa-vontade em ajudar...é com pessoas assim que o Linux ganha força... ;D

T+

Bom amigo, não posso lhe ajudar de uma forma melhor por que no meu caso só uso um PC ligado a internet via conexão ADSL, então não tenho os conhecimentos necessário para o seu caso junto ao Firestarter, por isso fico ajudando meio que na tentativa e erro com ele para você.

Quero só lembrar que no Firestarter em Preferencias > Interface > Política deve estar marcada a opção:

- Aplicar alterações na política imediatamente

para que as mudanças que você tenha posto em prática tenham efeitos logo, pois caso contrário só com um reinicio no firewall é que elas poderiam ficar ativa, portanto veja isso aí também.

Caso os links postados acima não sirvam para clarear suas dúvidas, veja a documentação do Firestarter (em inglês) aqui:

http://www.fs-security.com/docs/fs-manual.pdf

veja isso também:

http://www.fs-security.com/docs/connection-sharing.php