Instalação (bem sucedida) de avast! Anti Vìrus em Ubuntu 8.04 LTS Hardy Heron

Iniciado por jamt, 05 de Maio de 2008, 22:29

tópico anterior - próximo tópico

jamt

Olá pessoal!

Estimulado pela atenção de todos que se manifestaram por ocasião daquela primeira dica em que relatei minha experiência pessoal sobre "Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus" em "Ubuntu 7.04", em seguida "Ubuntu 7.10", resolvi reapresentá-la neste fórum, agora que fiz a migração para a atual versão "Ubuntu 8.04 LTS Hardy Heron".

A instalação foi bem sucedida, exceto quanto aos ícones, que tiveram que ser criados manualmente. O avast! fez a atualização  e funcionou normalmente, tanto em modo de texto como na interface gráfica. Aproveitei para fazer um escaneamento completo, inclusive uma partição ntfs, que abriga uma versão do Windows.

O procedimento foi o seguinte:

1. Registro: Navegar até "http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition"  então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "registration", na página que vai aparecer localizar o menu "registration language" (fica na parte inferior da página), clicar no botão e escolher "Português (brasileiro)". Surgirá a página com o formulário de registro a ser preenchido e enviado. Em minutos chegará um e-mail com a senha para o registro. Essa providência é essencial para que o programa  comece a funcionar.

2. Download: Navegar até "http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition" e então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "download", na página que vai surgir clicar no tipo de arquivo a ser baixado (.rpm, .deb, .targz,) conforme a respectiva Distribuição, (.deb no caso do Ubuntu).

3. Instalação: Não é necessário o modo de texto (comando de linha), basta utilizar o "Instalador de Pacotes gDebi", um Instalador para Arquivos do Debian que está disponível, suponho, em qualquer versão do Ubuntu, no menu "Aplicações", "Ferramentas do Sistema", "Instalador de Pacotes gDebi".
É essencial para que o avast! comece a funcionar a introdução da senha no campo respectivo, que produzirá a validação do programa.


A propósito da criação manual dos ícones, essencial para o acesso à interface gráfica, o procedimento foi o seguinte:

1- Na área de trabalho, num ponto livre qualquer, clicar com o lado direito do mouse, o que abrirá uma lista de opções. Clicar em "Criar Lançador", o que abrirá uma janela pequena com esse título ("Criar Lançador").

2- Nessa tela, existe um menu inicial, que já vem com a opção correta pré-selecionada, nada a fazer, deixe como está, ou seja:
Tipo:Aplicação (como já veio pré-selecionada a opção correta, nada a fazer, do contrário teríamos que usar o botão)

Em seguida, preencha os campos restantes:
Nome: avast!
Comando: /usr/bin/avastgui (este é justamente o caminho até o arquivo executável da interface gráfica)
Comentário: Anti Vírus

Clique no quadradinho do lado superior esquerdo, abrirá uma pequena janela com o título "Navegar nos Ícones". Apague totalmente o que estiver escrito nessa barra de endereçamento, clique com o cursor do mouse dentro dessa barra para ativá-la e digite "/usr/lib/avast4workstation/share/avast/icons/avast-appicon.png". Basta dar Enter e volta-se à tela anterior, clica-se em "Fechar" e está tudo pronto! O ícone do avast já aparece na área de trabalho.

3- Agora basta clicar nesse ícone que a interface gráfica do avast! surgirá. O primeiro cuidado deve ser introduzir no campo apropriado aquela senha (recebida por e-mail) para ativar o programa.


Aproveito para informar o acesso ao modo de texto, conforme as opções que seguem:

1-Abre-se um terminal e digita-se "sudo avast --testfull" (para examinar somente o diretório "home") , seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.

2- Abre-se um terminal e digita-se o comando "sudo avast / --testfull" (para examinar TODAS as partições - inclusive ntfs!), seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.
Atenção! Esta opção é bastante demorada. A minha máquina, de arquitetura i686 para 32 bits, Pentium IV - 2,66 Ghz, RAM 1.5 GB, com uma área de verificação de 10 GB em Linux e aproximadamente o dobro para o Windows, levou uma hora e 57 minutos.


É consenso na comunidade que o Linux pode muito bem "passar" sem anti-vírus, mas quem usa partições windows & linux num mesmo computador sabe que estará sujeito a uma  invasão no windows por eventuais "portas de entrada", mediante disquetes, CD's, DVD's ou mesmo "pontes virtuais" entre os dois sistemas, através de softwares que hoje possibilitam (com absoluto sucesso e vantagens de economia de tempo) que sistemas linux venham editar partições "fat32" e recentemente  "ntfs", assim como no caminho inverso sistemas windows editarem "ext2", "ext3" e outras partições linux.

É com essa perspectiva que ofereço minha contribuição, aberta a críticas e ponderações, que serão recebidas como valiosa possibilidade de eliminar lacunas de conhecimento e aprender.

pinduvoz

Parabéns!

Seu tutorial está muito bem escrito e muito bem explicado.

Eu, aqui, pelos motivos que seu tutorial declinou, uso o AVG tanto no Windows quanto no Linux, pois escanear a partição Windows pelo Linux possibilita resultados confiáveis pela ausência de vírus na memória durante o processo.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

sylvester


http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

kakita

Se um dia precisar já sei como fazer
Mas uma das razoes para qual migrei para linux foi para não ter anti-tudo a consumir memória por isso até existir muitos virus para linux não instalo. Muita gente anda preocupada com segurança e eu não consigo compreender porquê, devem ter suas razões, eu nunca tive virus no linux e no windows apenas tive virus propositados (para testar a eficácia do kaspersky) acho que com as atualizações em dia e com algum juizo não há virus que resista.

Junior_Sampa

Citação de: kakita online 06 de Maio de 2008, 20:21
Se um dia precisar já sei como fazer
Mas uma das razoes para qual migrei para linux foi para não ter anti-tudo a consumir memória por isso até existir muitos virus para linux não instalo. Muita gente anda preocupada com segurança e eu não consigo compreender porquê, devem ter suas razões, eu nunca tive virus no linux e no windows apenas tive virus propositados (para testar a eficácia do kaspersky) acho que com as atualizações em dia e com algum juizo não há virus que resista.

Estas soluções de anti-virus para "linux" são na verdade para detecção e remoção de vírus nocivos a Windows... Eu normalmente instalo para assegurar que em caso de eu encaminhar e-mails que recebi a "amigos", não infecte seus pcs com Windows por não ver que encaminhei um e-mail infectado...

Questão de cuidado extra e respeito a amigos...

Mas até aí, concordo que a segurança do pc é de responsabilidade de cada dono, mas como são amigos sabe como é... ;)

Abrs.
Junior

bred81

Avast INSTALADO AQUI!
Muito obrigado pela ajuda!
Pena que a interface gráfica dele é feinha, comparada com a do Windows...
Bom, coloquei ele ao invés do AVG pois tem aquilo que a versão vai trocar, parar de ter atualização, bom, vou dar um tempo, se não gostar, troco!
No Windows uso o AVG pois o 8.0 foi eleito o melhor anti-virus do mundo batendo o kapernsky (até hoje não sei escrever esse nome) se não usava o Avast mesmo.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

saurio33

Excelente tópico. :)
Só tenho dúvida numa coisa: O avast tem protecção residente? Não encontro processos a correr do Avast. Só funciona para fazer o scan?

Obrigado!

jamt

Citação de: saurio33 online 13 de Maio de 2008, 08:25
Excelente tópico. :)
Só tenho dúvida numa coisa: O avast tem protecção residente? Não encontro processos a correr do Avast. Só funciona para fazer o scan?

Obrigado!


Realmente o avast! não dispõe de uma proteção residente. Ao que me consta, isso também ocorre com todos os demais congêneres com interface gráfica que rodam em Linux, como AVG e outros.

O colega poderia executar o comando "avast --help", onde são mostradas as mais diversas opções de escaneamento, como deleção automática do vírus ou reparação do arquivo infectado, as quais evitei detalhar no tutorial por tratar-se de procedimentos que envolvem um certo risco e para não tornar muito cansativa a leitura.

Observe em "avast --help" o parâmetro =continue(*), onde (*) é um número que varia de 1 a 4, conforme a opção escolhida.

Claro que rodar esses comandos exige atenção e cautela, ao meu ver deveríamos sempre rodar inicialmente um simples escaneamento, ficando tais comandos somente para o caso de ser constatado algum vírus.

Esteja à vontade para compartilhar com todos nós o conhecimento que vem acumulando no assunto.


paulodeamericana

Eis um exemplo de como escrever bem!!!

Parabéns jamt!!!  E obrigado!...
ubuntu 9.04 (jaunty) Intel 1.8  GeForce 8400 GS