Como criar um repositório pessoal?

Iniciado por eliseu_carvalho, 20 de Agosto de 2012, 00:32

tópico anterior - próximo tópico

eliseu_carvalho

Tem alguns programas de antigas versões do Ubuntu, tais como o editor de áudio ReZound e o cliente de microblogging Qwit, por exemplo, que não estão mais nos repositórios oficiais, mas que ainda uso, porque gosto muito dos mesmos. Sempre que preciso instalá-los, vou ao Ubuntu Packages e baixo os pacotes por lá.
O problema é que, com o término do suporte dessas versões, é provável que esses programas também "morram" e que não seja mais possível instalá-los, exceto se conseguir seus devidos códigos-fonte por aí, descobrir quais dependências instalar e usar os "./configure", "make" e "sudo make install" da vida - o que é um processo bastante complicado pra quem não é habituado com compilações e alterações de código. Por exemplo: o ReZound está nos repositórios do Ubuntu 11.04, mas não nos mais recentes; em outubro, o .deb desse programa muito provavelmente não existirá mais.
Seria então possível eu criar um repositório pessoal - um PPA, de preferência - onde desse pra colocar esses e outros programas pré-compilados, com o intuito de "salvá-los"? E, claro, fazendo com que estivessem disponíveis para quem mais quisesse?

zoroastro

Você levanto uma ótima questão :D

Lembro-me quando eu instalava e reinstalava o sistema e tinha que baxiar tudo denovo. Uma vez indaguei comigo mesmo se pudesse ser possível que eu guardasse os .deb e colocasse num repositório pessoal para que não precisasse de baixar denovo.

Ou, pelo menos, no caso de criar uma distro, colocar na rede como você citou e disponibilizar para outras pessoas. Não respondi - porque não sei - a sua questão, mas achei que fosse necessário compartilhar depois de anos essa indagação. :)

eliseu_carvalho

Ah, quanto a reinstalar os programas a cada nova instalação do sistema, isso eu faço sem problemas. A questão aqui é quanto a certos programas mais antigos, ameaçados de não terem mais seus .deb disponíveis, com o término do suporte das versões anteriores do Ubuntu.

irtigor

Os pacotes não são removidos sem motivos, pelo que vi, os dois projetos citados não estão ativos. Outro ponto, é que não pode enviar pro launchpad o .deb, tem que fornecer o source package.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,78234.msg435821.html#msg435821

eliseu_carvalho

Citação de: irtigor online 20 de Agosto de 2012, 11:01tem que fornecer o source package

Significa que, colocando lá o .tar.gz com a fonte do programa, o próprio Launchpad tenta transformar em pacote pré-compilado?

irtigor

Eles compilam, mas por "source package" eu quero dizer "Debian source package", é o código fonte do upstream mais algumas coisas especificas (é o que está disponível nos repositórios de fontes).

carioca

#6
 :D
Uma dica legal para ter repositórios próprios é usar o aplicativo dropbox. O PCLinuxOS Brasil em http://www.pclinuxosbrasil.com.br/ tem repositório próprio com iso nacional do PCLinuxos e o desenvolvedor usa o dropbox para empacotar softwares. Conheçam o dropbox aqui em https://www.dropbox.com/
Abraços.
 :)
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

eliseu_carvalho

Só pra constar que eu tenho o Dropbox, mas pra uso próprio. Mas tem como, digamos, colocar uma pasta do Dropbox no /etc/apt/sources.list?

linuser104

Não sei, fiquei achando que está havendo uma falha na cominicação, pois no meu entendimento o eliseu_carvalho quer algo como os repositórios do ubuntu, ou seja, criar .deb de seus programas para novas versões do Ubuntu e usar como fonte para adicionar no apt-get, tipo os PPas.

Outros usuários estão achando que é só um local para depositar seus arquivos .deb de outras versões do Ubuntu como um depósito de dados.

Estou errado?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

irtigor

Qualquer diretório pode virar um repositório válido, não vejo impedimento¹ de usar o "Public/qualquer-coisa" do dropbox, o que deve garantir acesso de outros lugares.

1- mas olhe as "letras miúdas" do serviço.

eliseu_carvalho

Ah, então de acordo com o link acima, a coisa é mais fácil do que eu pensava  ;D
Assim que der vou começar a fazer esse repositório de programas ausentes/descontinuados e, se tudo der certo, ele será público.