Wine e problemas com aplicativos windows

Iniciado por ewsg, 30 de Julho de 2008, 14:50

tópico anterior - próximo tópico

ewsg

Olá pessoal!

Gostaria de esclarecer uma dúvida, se possível.

Instalei o Wine em meu Ubuntu 8.04, e após, instalei alguns aplicativos que costumo usar no Windows.

São aplicativos desenvolvidos em Delphi, e como gerenciador de bases de dados podem ser utilizados tanto o Interbase quanto o Firebird. Mas o fato é que tanto com o Firebird quanto com o Interbase, o aplicativo não inicia.

O instalador de cada um destes funciona, são criados os ícones, etc e tal. Mas na hora de executá-los, ou ocorre um erro dizendo que a configuração das datas está errada (ela deve ser dd/mm/aaaa, e não sei onde configuro isso no Ubuntu), ou então o aplicativo trava quando tento inicializá-lo.

Testei um outro aplicativo, o Ashampoo Magical Snap 2, e este funciona, só que todos os screenshots tirados com ele no Linux apresentam uma tela negra, ao invés da devida "foto de tela".

Mas meu principal problema é em relação aos aplicativos que citei acima.

Alguém tem alguma idéia? :)

Abraços!

Polaco

O WINE quando encrenca, é complicado de resolver, estou a bastante tempo tentando rodar algumas aplicações desenvolvidas com o componente MyODBC e até hoje não consegui bons resultados.

Bem, se o seu problema for apenas a formatação da data, é fácil de resolvar. :)

Abra o arquivo user.reg que está dentro do diretório .wine (oculto, dentro do diretório home do usuário) e procure pela linha sShortDate e altere o formato de data, o meu está como dd/MM/yyyy, não lembro se é o padrão ou eu alterei, de qualquer forma, altere conforme a tua necessidade que os programas em Delphi reconhecerão.

Não sei qual é o seu objetivo com o programa de screenshots, mas se for apenas para tirar fotos da tela, existem alternativas para KDE e GNOME bem poderosas, desde de simplesmente tirar uma "foto" até programar tempo de atraso, seqüencias entre outras coisas.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

ewsg

Olá amigo!

Muito obrigado, vou tentar fazer o que você sugeriu em relação ao Wine.

Agora, em relação aos screenshots, qual você recomenda para o Gnome? :)

Abraços!

P.S.: me desculpem se estou sendo chato, ok? :)

felipeborges

Se quiser algo simples e objetivo, sem nada de complexidade...o GNOME já vem com um "Assistente" para tal ação:

Pode ser chamado por:

gnome-screenshot --interactive

Existem programas para Gravações da Área de Trabalho como o gtk-RecordMyDesktop, neste caso em vídeo.

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

ewsg

O que eu precisava era algo nos mesmos moldes do Ashampoo Magical Snap2, que captura a tela e ainda fornece ferramentas de edição no próprio aplicativo.

Existe algo similar pro Ubuntu/Gnome? :)

Abraços!

Polaco

Só para adicionar o que o felipeborges disse, tem também o ksnapshot, o programa tem um temporizador e opções de salvar o desktop inteiro, ou apenas uma janela específica. Embora seja desenvolvido em Qt, funciona perfeitamente no Gnome.

Infelizmente eu não conheço um programa com a função de edição de imagens incorporada, mas não é tão complicado assim editar em um software externo só um pouquinho mais trabalhoso. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

ewsg

Olá!

Vou dar uma olhada em todos estes!

Muito obrigado pela ajuda, pessoal! :)