Recuperando arquivos deletados

Iniciado por tplira, 26 de Julho de 2008, 22:30

tópico anterior - próximo tópico

tplira

Povo,

acidentalmente, deletei uma pasta do meu PC. Existe algum jeito, programa ou aplicativo pra tentar recuperar esses dados? Instalei o testdisk, mas não funcionou... ou não soube usar. De qualquer jeito, preciso de ajuda. :)

[]'s
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

clcampos

Tópico movido para Iniciantes.

Dicas e Truques só serve para colocar tutoriais, dicas e truques, e não dúvidas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

tplira

oquei, entendido. Mas ainda preciso de ajuda.
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

clcampos

Já vi tópicos aqui sobre recuperar arquivos.

Você tentou uma pesquisa?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Glauco Hass

Qual o sistema de arquivos que você usa?
Infelizmente já te adianto que dificilmente terá boas notícias, a absoluta maioria dos sistemas de arquivos do Linux realmente limpam o espaço do arquivo apagado, ao contrário do sistema ext2 ou dos sistemas utilizados pelo Windows, que simplesmente marcam um bloco como vazio, para ser sobrescrito quando uma nova informação for gravada. Isso permite a recuperação dos arquivos, mesmo que parcial, pois basta desmarcar o bloco ou então ler o seu conteúdo, independente da marcação. No sistema de arquivos ext3 esse "recurso" foi deixado de lado por uma maior segurança e estabilidade na gravação e na recuperação de dados em caso de desligamento abrupto do computador.
Existem aplicativos que fazem uma espécie de cópia de segurança dos seus dados, mas isso é vacina, não remédio.
Já passei por isso também e não é nada legal perder arquivos úteis que não estão guardados em nenhum outro lugar.

wildner

Não se desespere, procure uma solução no Google.  Eu perdi um hd inteiro e consegui recuperar, mas foi há um ano atrás e sincerament nem me lembro como fiz. Acho que usei o Testdisk.  Vou pesquisar e se encontrar alguma coisa te informo.

tplira

Eu achei esse site, mas me pareceu meio vago...

http://swik.net/Ubuntu/Only+Ubuntu/Recover+and+Undelete+files+in+Ubuntu+the+easy+way!/b38lp

Usei o comando

strings /dev/hda1 > bigtxtfile

que me gerou um arquivo de 6GB.

Depois,

grep -i "information" bigtxtfile > grepoutputfile

tá e aí... como posso usar essa informação?

Usei o Testdisk, mas me pareceu que ele só funciona pra recuperar partições.

Também tentei o Foremost, que a página diz ser super-poderoso, mas devo ter empacado também na parte de "como usarr essa p****"

Valeu

[]'s