Partições HD Sata

Iniciado por Pablo Massan, 28 de Julho de 2008, 08:20

tópico anterior - próximo tópico

Pablo Massan

Olá pessoal! Estou com um problema grave:

Meu HD foi primeiramente dividido da seguinte maneira:

1ª Partição: Windows xp
2ª Partição: Vista
3ª Partição: /Home
4ª Partição: / (Ubuntu 8.04)
5ª Partição: swap
6ª Partição: um servidor de arquivos acessível a todos os sistemas, ondo coloco minhas músicas, pastas pessoais, e principalmente, meus arquivos de trabalho.

Acontece q o meu xp deu pau, daí eu precisava reinstalá-lo (pois preciso dele pra trabalhar, infelizmente  :( ). Peguei vários tutoriais no forúm sobre como recuperar o Grub e imprimir, fiz até a back up da mbr e salvei num pen.

O problema é que eu tentei todas as formas de restaurar a grub e não consegui, voltei na net e baixei mais manuais sobre o assunto, e não obtive sucesso, e ainda, acho que num desses comandos, eu devo ter "trancado" meu HD pois logo depois percebi que ele estava sendo enxergado como apenas 1 partição, sem formato definido. Daí peguei um outro hd que tenho, instalei o xp e coloquei o outro como escravo; ele continua sendo enxergado como 1 todo.
Os programas e sistemas eu posso instalar novamente, mas eu preciso da partição onde estão gravados meus arquivos de trabalho. Alguém pode me ajudar? Obrigado pela paciência.
Pablo

jomafras

Uma provável solução é vc entrar com o CD de Instalação do XP, escolher Reparar uma Instalação usando o Console de Recuperação escolher a partição do XP ou Vista e digitar : fixmbr.
Dessa maneira vc recupera o boot do Windows e poderá acessar a partição com os seus dados pessoais.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Pablo Massan

Quando dou o boot pelo cd de instalação do winxp ele enxergao hd como uma só partição, sem reconhecer o formato.
Pablo

jomafras

Veja então pelo gParted do Live Cd do Ubuntu como ficou o seu HD.
Canal do YouTube - Blog

Pablo Massan

Da mesma forma, ele vê tudo como se fosse um disco sem partições, nem formato.
Pablo

jomafras

Nesse caso vc deletou acidentalmente as suas partições.
A primeira coisa a fazer é tentar recuperar as partições e depois os dados.
Não instale nada antes de tentar isso.
Existe muito material sobre isso na internet.
Entre no Google com "Recuperar partições deletadas" e boa sorte.
Canal do YouTube - Blog

Pablo Massan

Não deletei as partições não, eu danifiquei a mbr, agora preciso de um programa que venha a restaurá-la. Já tentei o gpart e agora estou tentando o Testdisk, mas é um pouco complexo utilizá-lo. Se alguém tiver algumas dicas pra me passar eu agradeço.
Pablo

ins3rt c0in

http://www.supergrubdisk.org/

Recupera a mbr.

Mas como o pintinho disse, tenha certeza que por algum motivo essas partições não se uniram. Não era pro gParted ver só uma partição se o problema émbr.