Trocar de logar os icones da barra Gnome & Problema Num.Lock Teclado & Beryl

Iniciado por aliasbody, 28 de Julho de 2008, 20:33

tópico anterior - próximo tópico

aliasbody

(Ps : Antes de tudo queria dizer que sou português e que vivo em frança, vou fazer os meus estudos para portugal e utiliso um ubuntu português (dai a utilização deste forum) eu vou tentar me aplicar o maximo para escrever bem português (tenho que me habituar) portanto se houver qualquer erro de escrita gostariam que me o fizessem reparar é sempre bom para eu melhorar, mesmo assim o mais importante é o ubuntu portanto ca vai isto)

Ola a todos, eu sou novo neste forum.
Comecei a utilizar o ubuntu 8.04 a uns certos dias e gostei tanto que ate comecei por apagar o windows de vez.
Ja tive certos problemes como para a placa grafica os quais consegui resolver em poucas horas.
Mas agora que acabei de instalar de vez o ubuntu no HDD inteiro, estou com outro problema que me xateia um bocadinho.
Eu vou apoiar a minha pergunta com votos para que não haja confusão e que o problema possa ser resolvido o mais facilmente possivel.

Ca esta o meu desktop ubuntu :

Como podem ver em cima eu consegui por um separador entre o nome os icones que estao aberto (pode ser amsn, beryl etc..) a data e o botão para desligar (mesmo se eu utiliso mais CTRL + ALT + DEL) agora o problema é o seguinte eu não conseguio por o icone da internet (que esta situado a esquerda) para o por a direita quando carrego e levo para o sitio onde quero aquilo abre o programa, e quando carrego com o botão direito do rato so aparece para configurar nada para mover.

Segundo problema :

é na ordem dos pequenos problemas mas mesmo assim é irritante e num OS que é suposto ser "Flexivel" entao eu que o mesmo seja aplicado e meter o OS como eu sempre quis ^^. O meu segundo problema portanto é no lado do Num. Lock que permite utilizar os numeros dos teclado que estao situados na parte numerica(dereita) o problema é que enquanto no windows carregava uma vez no num lock e aquilo ficava sempre no ubuntu eu tenho sempre que estar a carregar a cada vez que inicio o OS.

Terceiro problema :

Eu ja tentei utilizar o Compiz, Resultado fiquei com um OS muito instavel. Conclusao decidi utilizar o beryl que ja vem com o Ubuntu 8.04. Mesmo assim sempre gostava de ter isto como no video de demonstraçao que se encontra no youtube (eu sei não inova mas gostei) quer dizer so a barra em baixo tipo Mac osx (ouvi falar em corio-dock qualquer coisa assim mas nunca soube como utilizar) e tambem de ter o tema em preto como no video va, depois aquilo do cubo nao me interesa porque ocupa ram inutil, a maneira mais economica e facil de ter esses dois. Thema preto genero vista (preto redondo vidro digamos assim) e o dock do mac osx..

Obrigado de avanço pela vossa ajuda.

Abraços, Luis

Junior_Sampa

Olá colega,

Posso ajudar no segundo problema...

Instale o pacote numlockx através do menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptics, ou digite no terminal:

Citarsudo apt-get install numlockx

Quanto ao terceiro problema sugiro pesquisar no forum que encontrará uma série de posts sobre este assunto.

Boa sorte
Junior

vinicius_aleao

CitarEu ja tentei utilizar o Compiz, Resultado fiquei com um OS muito instavel. Conclusao decidi utilizar o beryl que ja vem com o Ubuntu 8.04

Não é o contrário? Acho que o compiz-fusion é que vem com o Ubuntu 8.04, e o beryl foi descontinuado.

Nossile

Seja bem vindo ao fórum.

Uma dica de extrema importância que eu lhe dou é sobre o uso da pesquisa do fórum, todos os problemas que você indicou já foram debatidos em outros tópicos. Usando a pesquisa você obtem a resposta de forma rápida, além de ter sanadas dúvidas que você só viria a ter no futuro.  ;)
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

aliasbody

Ola a todos.
Para começar obrigado pela a vossa ajuda, os problemas 1 & 2 ja foram resolvidos ^^.
O terceiro problema, tem complicaçoes porque eu não sei qual é que esta instalado pensando que era o beryl (porque quando se clica para mudar de sessão temos a escolha entre Gnome, Xserver e Beryl) Ainda mais, quando escolho Extra nos efeitos visuais nao tenho quase nada nem nenhum site onde os ir configurar o que faz que cada janela se abre e se fexa de maneiras completamente diferente o que torda isto num genero de thema macosx horrivel que eu ja tinha utilizado antigamente.

Para a dock eu ja consegui instala-la mas tambem ja reparei que nada de melhor que a pequena barra em baixo ^^oicupa menos espaço e tudo configurado a minha maneira quer dizer sem o duplo ecran que ocupava uns 3 centimetros.

Agora o que eu percisacva era de un configurador para o beryl ou o compiz depende qual estiver instalado, num forum frances onde estava antigamente mas que decidi sair porque como o systema nao era a mesma lingua as vezes era dificil para eles me ajudarem.Eles me deram esta dica :

compiz --replace &

O que da com o terminal isto :

Detected PCI ID for VGA: 01:00.0 0300: 10de:0326 (rev a1) (prog-if 00 [VGA controller])
Checking for texture_from_pixmap: present.
Checking for non power of two support: present.
Checking for Composite extension: present.
Comparing resolution (1280x1024) to maximum 3D texture size (4096): Passed.
Checking for nVidia: present.
Checking for FBConfig: present.
Checking for Xgl: not present.
/usr/bin/compiz.real (video) - Warn: No 8 bit GLX pixmap format, disabling YV12 image format
GConf backend: There is an unsupported value at path /apps/compiz/plugins/scale/allscreens/options/initiate_edge. Settings from this path won't be read. Try to remove that value so that operation can continue properly.

Alguem me podia dizer entao se esta instalado o se é mesmo o beryl que esta instalado.

Obrigado a todos.

Ps : tinha-me esquecido da barra search no outro site ela vai dar ao google o que nao ajuda nada, para as minhas proximas pergutnas eu vou utiliizar antes de perguntar ^^

Nossile

Agora fiquei com uma dúvida, tu está usando o Ubuntu padrão ou alguma versão alterada? No Ubuntu nunca (em nenhuma outra versão) teve o Beryl instalado por padrão.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

aliasbody

Eu estou a utilizar o ubuntu alternative, sacado num site frances ubuntu-fr com o servidor portugues.

Nossile

Hum, isso explica algumas incoerências. Por vir com o Beryl, que já foi descontinuado a um tempo, esta versão que você instalou não deve ser atual, sugiro instalar uma versão mais recente do Ubuntu padrão, ou mesmo de alguma versão alternativa como o Linux Mint.

aliasbody

a minha versao é .

ubuntu hardy 8.04 alternative i386 ca esta o link : http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Escolhi para utilizar o alternate porque nao tem o livecd, assim e so instalar.
Mas eu tenho isto a dias, se houvesse outra versao mais recente isto normalement diriame nao?

Nossile

Ah..... sua versão é padrão (e atual), o "alternate" é só o método de instalação. Muito estranho existir referências ao Beryl nela.

k7br

Salve!
Para configurar o Compiz ,é só instalar o compizconfig-settings-manager
sudo apt-get install compizconfig-settings-manager
Depois ele vai estar em Sistema →Preferências→Gerenciador de configurações do CompizConfig

Boa sorte!

aliasbody

ja instalei e utilizo agora o advanced desktop ..... funciona bem mesmo ^^
mesmo se o meu computador bloqueia por completo quando utilizo o cube.