Diferenças Linux X Windows em relação a programação.

Iniciado por Thiago Henrique, 25 de Julho de 2008, 23:43

tópico anterior - próximo tópico

Thiago Henrique

Olá peço perdão desde já pela ignorância mas sou um usuário novo no mundo GNU/Linux e algumas coisas ainda não entraram na minha cabeça.
O Linux não possui extensões certo ? .Exe, .Com, .Bat etc...
Mas msmo assim quando compilo, e linko um código qualquer eu posso gerar um executável certo ?
O que eu não entendo é que no no windows podemos gerar o executável utilizando uma IDE qualquer e simplesmente dar dois cliques nele para que seja aberta uma janela ou uma interface (se vc tiver implementado)
e em fim, executar o programa =p
Mas quando crio aqui os executáveis (no meu caso estou usando o Geany (IDE)) aparece um arquivo lá que foi criado, mas a pergunta é: Pq naum consigo abrí -lo com dois cliques ? Só é possível executar os programas por linha de comando ?

Estou em um momento de migração :D, tentem me entender >.<

Glauco Hass

Bom, vamos por partes.
Primeiro, as extensões:
O linux não se baseia somente nas extensões para abrir um arquivo. É usado uma espécie de cabeçalho para identificar o seu tipo. Pode fazer um teste renomeando uma imagem JPG, colocando uma extensão EXE, sh ou qualquer outra no lugar, ainda assim a imagem será tratada como tal, pois continua tendo um cabeçalho do tipo JPG. Também chamamos esses cabeçalhos de mime-types. Ainda assim podemos definir uma extensão para que o arquivo seja identificado como um desses mime-types. Se você der uma olhada no arquivo /etc/mime-types você entenderá melhor o que estou falando. Só não mexa em nada sem fazer backup antes, OK? :D
Segundo, a questão de executar um arquivo: