Instalação do ubuntu 8 (resolvido)

Iniciado por kdbin, 25 de Julho de 2008, 16:27

tópico anterior - próximo tópico

kdbin

Olá,

Estou tendo instalar o ubuntu 8 em um notebook, mas logo no início o ubuntu pede o cadastro de usuário e senha, coloco o nome em minúscula e ele me retorna mensagem de erro, coloco tudo em maiúscula e também é retornado mensagem de erro, colo a primeira maiúscula e restante minúscula e novamente a mensagem de erro. Onde foi que errei?

kdbin
saudações

clcampos

O "cadastro" de usuário e senha não é das primeiras tarefas. Esta usando o LiveCD, e antes de iniciar a instalação já te pede usuário e senha?

Conferiu o MD5 do arquivo .ISO baixado?

Em que mídia gravou a ISO do ubuntu? Como procedeu com a gravação?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

kdbin

Olá,

Não chequei essas coisas, mas baixei da página oficial do Ubuntu. Mas consegui instalar, só que sem digitar a senha do root (a caixa ficou em branco, dei  um tempo e o sistema continuou a instalação). Cadastrei um usuário. O programa esta rodando normalmente. Mas agora eu preciso descobrir se a senha do root ficou como vazia. Aproveito para lhe pedir ajuda para saber como (no console) ver os diretórios do sistema. Necessito instalar uns programas que estão em tar.gz, sei como fazer isso no Mandriva (que era o sistema que eu operava, mas agora quero experimentar o ubuntu). No mandriva eu utilizava o comando su, digitava a senho do root, movia o arquivo compactado para o diretório (normalmente o /usr/local/) e lá descompactava com o comando 'tar -xvzf nome do programa". Como faço isso no Ubuntu.

Kdbin,
Obrigado

clcampos

Isso eu postei ontem... hehehe:

CitarPara que quer usar a senha do root??

Olha só, isso foi postado ante ontem:

Citação de: clcampos online 22 de Julho de 2008, 21:47
Edite o arquivo usando o sudo (para o terminal) ou gksudo para o ambiente gráfico.

No Aplicações > Acessórios > Terminal (ou Consola) digite:

sudo  gedit  /etc/init.d/compartilhar

ou

sudo  nano  /etc/init.d/compartilhar

Usando o ambiente gráfico digite Alt + F2 e na caixa que se abre digite "gksudo  gedit  /etc/init.d/compartilhar"

Assim é possível salvar seu arquivo.

A sim, é necessário que seu usuário tenha direitos administrativos (estar no grupo admin), como o usuário criado durante a instalação.

Mais informações sobre o sudo/gksudo: O que é "Root" e "Sudo"? Por que usar e como usar

Por fim vou te dizer que uso Ubuntu desde a versão 5.10 e nunca precisei do root, por mais que no início eu tenha sentido falta, já que tinha o costume.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

kdbin

Olá,
Entendi a lógica do ubuntu, sem problema, realmente não há necessidade do root.
Obrigado,
Saudações,
kdbin