Segue meu pequeno relato sobre esta solução fantástica (pena que não é free).
Depois de muito ler sobre o Crossover e de testar a versão Trial, resolvi quebrar o porquinho e comprar a versão PRO. VALEU CADA CENTAVO. Eu sou designer gráfico e trabalho com o photoshop a mais de 10 anos. Ate tentei migrar para o GIMP, mas este por sua vez, não foi nada amigo e só me complicou a vida, mostrando complicações e deficiências para soluções muitas vezes ate simples.
Tentei outras soluções mas todas muito inferiores em relação ao software da Adobe. Um tal de Pixel foi o que mais se aproximou, porem como ainda esta em fase de desenvolvimento (a passos de tartaruga), virou carta fora do baralho.
Conversando com um amigo Linux maníaco, descobri o Crossover. Ele já usa a muito tempo e tinha instalado e rodando a todo vapor, a versão 6 ponto alguma coisa... O Photoshop CS2 ainda não funcionava, mas o 7 já rodava perfeitamente, muito melhor que só usando o Wine (sei q o Crossover usa o Wine como base). Esperei mais um tempo, fiz pesquisas na Internet e acabei colocando o paypal para jogo. COMPREI!
Estou ultra satisfeito, o danado agora esta na versão 7.0.2 e agora roda uma gama muito grande de softwares com perfeição. Um deles é o Photoshop CS2 (software q tenho original desde a primeira versão), que o Wine puro, nem se quer instala. Mas com o CrossOver a coisa é diferente. Antes de fazer a instalação, ele automaticamente baixa da Internet todas as bibliotecas necessárias para que tudo rode com perfeição. Já apaguei a partição Windows da minha maquina e agora tenho o Photoshop CS2 rodando redondo e acreditem, muito mais rápido que no Windows, devido ao superior gerenciamento de memória do Linux. Os composites em arquivos de 400 megas, levavam mais de 10 minutos para serem completados no Windows, enquanto no Linux, em cerca de 2 minutos já esta tudo resolvido.
Testando o "brinquedo novo"Como teste, instalei o Office 2007 Enterprise (também suportado pelo Crossover) com a licença original lá da empresa onde trabalho. Resultado: TUDO 100%! Este Office no Windows, fica super lento, o Word demora um tempão para abrir. Já no Linux, tudo funciona com velocidade de tirar o folego! A primeira abertura do Word, acontece em cronometrados 2 segundos, contra os 6 segundos da primeira abertura editor de textos do OpenOffice 2.4 (depois da primeira vez entra na memória e abre mais rápido), e não trava nunca e nem da erro de especie alguma. INCRÍVEL!
LOGICO que não ficarei com o Office MS instalado no meu PC, não faz sentido usar uma solução paga, quando se existe uma gratuita de qualidade e do mesmo nível. Porem enquanto não aparecer uma solução aberta para o Adobe Photoshop, vou tirando proveito do meu Crossover, que cumpre mesmo o que promete.
* Aquele papo de que o Google andou pagando a Codeweavers para aperfeiçoar o Wine, pelo visto era serio mesmo, só que a solução definitiva, a CW guardou só para ela, para poder depois nos vender. Uma pena, gostaria de ver todos podendo usufruir abertamente desta solução.
Fotos para ilustrar o post:
Photoshop CS2
Word 2007
Publisher 2007