Troca de monitor no Ubuntu 7.10

Iniciado por andre/paraty, 25 de Maio de 2008, 17:27

tópico anterior - próximo tópico

andre/paraty

Troquei meu monitor Samsung CRT por um LCD Videoseven L17MB tc099 agora quando tento dar o boot ele para e vem a mensagem "out of range" do monitor.A meia solução que encontrei é tirar o cabo de força do monitor e aí dar o boot, quando está inicializado recoloco o cabo de força e ligo o monitor,então funciona normalmente.No ruindows xp funciona tudo normalmente.Uso Ubuntu 7.10 gutsy.

douglima

Olá. Também estou tendo esse problema. Alguém sabe algo a respeito. Se souberem nos dê uma ajuda. Espero que isso não prejudique o meu monitor da Proview. Desde já agradeço a atenção

tfmoraes

Isto tem a ver com a taxa de atualização do seu monitor, quando o Ubuntu inicia deve estar com valores errados.

douglima

Como posso corrigir então meu caro?

tfmoraes

Eu não tenho certeza, mas eu acho que você pode acertar isso pelo grub. O grub tem uma opção chamada "vga". Veja os valores que você pode usar:

# RESOLUÇÃO do VÍDEO
  # Aqui vai o código que determina a resolução do vídeo, em modo texto (usando frame-
  # buffer) e também no modo gráfico, caso seja usado o driver de vídeo "fb" no arquivo
  # de configuração do X.   
  # O default na maioria das distribuições é "vga=788", que faz o sistema usar resolução
  # de 800x600, que é compatível com quase todas as placas de vídeo.
  # Se você quer usar resolução de 1024x768, mude a opção para: vga=791
  # Se você quer usar resolução de 640x480, mude a opção para: vga=785
  # Se a sua placa de vídeo não suporta frame-buffer e você quer de volta a velha tela de
  # texto padrão, mude a opção para: vga=normal
  # OBS: Se você tem uma placa GeForce 4 ou GeForce 4 MX, deixe esta opção em "788",
  # pois elas não suportam frame-buffer a 1024x768.

vga=788

Isto você insere no arquivo /boot/grub/menu.lst . Veja mais valores que você pode usar http://www.linuxquestions.org/linux/blog/archtoad6/2007-12-29/VGA_Resolution_Codes_for_GRUB_Lilo