Como instalar drive de vídeo instal i810?

Iniciado por lfernandosg, 22 de Abril de 2006, 22:27

tópico anterior - próximo tópico

lfernandosg

tenho um amigo que tem um notebook com placa de vídeo install 810 com drive para linux i810, mas quando descompactei para iinstalar não tinha nenhum arquivo.sh para eu dar o make arquivo.sh e também não aceita o ./configure.
obs.: ele tá usando o ubuntu 5.10
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

arsolto

Verifique se este driver está instalado no seu sistema operacional: xserver-xorg-driver-i810 , basta ir até o Synaptic e fazer uma pesquisa. Depois digite no Terminal: sudo gedit /etc/X11/xorg.conf , para que você possa ver se o driver i810 já está habilitado.

Peço que você leia este Tópico, pelo menos as minhas mensagens, pois, tive muitos desencontros até descobrir que já possuia o driver que procurava, no meu sistem operacional. E isso foi o mais frustante, saber que tinha o driver instalado, porém, o vídeo não funcionava 100%.

lfernandosg

é realmente ele tem no meu mas não está instalado pois meu dive é Ati, no caso do meu colega vou ver se está mas mesmo assim se estiver tenho certeza que dentro do xorg dele está como drive "vesa" então, coloco o que dentro para aceitar o drive intel? no meu caso como era Ati tive que alterar para drive "fglrx" e no caso dele o que coloco?

arsolto

Ei, lfernandosg, achei o que você precisa para resolver os seus problemas. Nesta página do sítio Guia do Hardware você encontrará vários tópicos sobre como configurar o seu vídeo como:

1 - Configurando o vídeo: /etc/X11/xorg.conf
   - Drivers disponíveis

2 - Driver da nVidia
   - Instalando manualmente
   - Ativando os recursos especiais
     - FSAA
   - Configurador gráfico
   - TwinView
   - Instalando à moda Debian

3 - Driver para placas com chipset nForce
   - Ativando o driver de rede
   - Ativando o driver de som

4 - Driver 3D da ATI
   - Instalando
   - Configurando e solucionando problemas

5 - Configurando placas de TV
   - Gravando

lfernandosg

é, minha Ati configurei por este guia mas não tem nada sobre configurar drive intel, só tem sobre Ati e Nvidia

arsolto

Então, tente configurar seu arquivo xorg.conf com o auxílio deste sítio de internet: Planeta Ubuntu. Um usuário do Ubuntu fez tradução de um tutorial sobre AIGLX (um projeto Fedora) que apresenta uma alternativa para quem possue um chipset Intel.