Olhem só o que já aconteceu hoje. Meu amigo me ligou, não conseguia conectar na internet (no caso, na rede dele). Já havia mostrado o ícone do Knetworking Manager. Mas ele não apareceu após a inicialização do KDE. Ele logo me ligou para perguntar como fazia para conectar. Foi fácil falar do Menu K > Internet > Knetworking Manager > Rede com e Fio e Pronto!
Agora me digam, como eu ia ficar se tivesse que passar trocentos comandos pra ele dentro de um terminal!?
Não estou criticando, mas como ia ficar fácil de fazer isso, para um usuário acostumado ao XP, estando dentro de um IceWM, Fluxbox e outros Box da vida?
Tudo tem seu custo/benefício. Ele adorou que agora o PC dele ia ter senha para alterar as coisas! Não que no Windows não tenha isso, mas e ele sabia que isso existia no Windows? Ele gostou também que a pré-visualização das fotos ficaram bem mais rápidas que no XP.
São coisas pequenas para nós mais acostumados em lidar com aspectos mais complexos do SO, mas para um iniciante essas pequenas coisas pesam muito!