Linux cresce 70% !!!

Iniciado por netzen, 03 de Julho de 2008, 20:11

tópico anterior - próximo tópico

wildner

Eu uso somente Linux em meu Pc, mas acho dificil o Sistema decolar e ser mais popular. A maioria da galera usa o PC para MSN , Jogos e escritório.

MSN - Este assunto é um problemas, mas a verdade é que não temos um programa completo, bonito e funcional e que agrade a todos, sempre tem algo que não funciona direito, ou é pesado, ou falta Webcam, ou falta recursos fru-fru ou é feio mesmo.

Jogos -Tem uma porrada de jogos legais para Linux, mas os top top e muitos antigos by Windows (que a galera comprou) simplesmente não rodam. A Galera quer as últimas novidades e o Linux não é capaz de atender a esta expectativa., nem será ao meu ver a médio prazo.

Trabalho - O Openoffice faz quase tudo que o MS office faz, com o lançamento do openoffice 3 com alguns novos recursos acho que a lacuna entre os dois programas será muito menor, mas mesmo assim a galera está acostumada ao visual, aos caminhos, ao modo de configurar e ainda falta algumas ferramentas que ajudam na produtividade.   Mas isso é o menor dos problemas, eu quero um ERP profissional e de boa qualidade com suporte, não estou conseguindo encontrar, tem muitos no mercado, mas me parece não ser muito profissional, na verdade tenho medo de investir nestes programas. Outra coisa e a falta de drives, como vou fazer algumas impressoras de minha empresa funcionar sem drives, teremos que comprar impressoras novas? Assim não dá, existe muitos empecilhos e o custo beneficio ainda é maior no Linux do que no Windows.

Acho que se uma pequena ou média empresa comprar os softwares do Windows ainda assim será mais fácil a emplementação e o custo será menor do que instalar Linux, correr atrás de programas de ERP by Linux pagar o suporte, comprar drives para Impressoras e treinar os usuários.

Para grandes empresas parece que o Linux já é uma realidade, pois com o suporte próprio em Linux eles conseguem minimizar os custos de implementação.

Claro que há muito preconceito com o Linux, mas o progresso é muito lento, imaginem se a Canonical não tivesse entrado neste mercado em 2004, ainda estaríamos engatinhando no Desktop, acho que ela tirou todas as distros de uma letargia e que agora há concorrência entre as mesmas e isso é algo bom, mas que demorou muito para acontecer.

nuno_nunes

Eu tenho o linux ubuntu instalado no pc fixo e no notebook tenho instalado o linux ubuntu e o windows vista

Fernando Rodrigues

Citação de: wildner online 05 de Julho de 2008, 13:39
Eu uso somente Linux em meu Pc, mas acho dificil o Sistema decolar e ser mais popular. A maioria da galera usa o PC para MSN , Jogos e escritório.

MSN - Este assunto é um problemas, mas a verdade é que não temos um programa completo, bonito e funcional e que agrade a todos, sempre tem algo que não funciona direito, ou é pesado, ou falta Webcam, ou falta recursos fru-fru ou é feio mesmo.

Jogos -Tem uma porrada de jogos legais para Linux, mas os top top e muitos antigos by Windows (que a galera comprou) simplesmente não rodam. A Galera quer as últimas novidades e o Linux não é capaz de atender a esta expectativa., nem será ao meu ver a médio prazo.

Trabalho - O Openoffice faz quase tudo que o MS office faz, com o lançamento do openoffice 3 com alguns novos recursos acho que a lacuna entre os dois programas será muito menor, mas mesmo assim a galera está acostumada ao visual, aos caminhos, ao modo de configurar e ainda falta algumas ferramentas que ajudam na produtividade.   Mas isso é o menor dos problemas, eu quero um ERP profissional e de boa qualidade com suporte, não estou conseguindo encontrar, tem muitos no mercado, mas me parece não ser muito profissional, na verdade tenho medo de investir nestes programas. Outra coisa e a falta de drives, como vou fazer algumas impressoras de minha empresa funcionar sem drives, teremos que comprar impressoras novas? Assim não dá, existe muitos empecilhos e o custo beneficio ainda é maior no Linux do que no Windows.

Acho que se uma pequena ou média empresa comprar os softwares do Windows ainda assim será mais fácil a emplementação e o custo será menor do que instalar Linux, correr atrás de programas de ERP by Linux pagar o suporte, comprar drives para Impressoras e treinar os usuários.

Para grandes empresas parece que o Linux já é uma realidade, pois com o suporte próprio em Linux eles conseguem minimizar os custos de implementação.

Claro que há muito preconceito com o Linux, mas o progresso é muito lento, imaginem se a Canonical não tivesse entrado neste mercado em 2004, ainda estaríamos engatinhando no Desktop, acho que ela tirou todas as distros de uma letargia e que agora há concorrência entre as mesmas e isso é algo bom, mas que demorou muito para acontecer.

Assino em baixo! ;) ;)
Ainda complemento: O Linux já existe em várias áreas profissionais, porém ainda com softwares muito atrasados, comparado ao Windows.
Sei que a culpa não é dos usuários, desenvolvedores, amantes, etc... Mas esse problema existe e é o que impede o crescimento do Linux.
Mas vamos lá, acredito no Linux a médio e longo prazo como o SO mais utilizado no mercado. Cada compudor terá a sua distro mais compatível e desenhada pra funções específicas.

IgorM0L

CitarA Galera quer as últimas novidades e o Linux não é capaz de atender a esta expectativa., nem será ao meu ver a médio prazo.

Vamos lembrar que o Linux em si não é culpado de nada disso; ainda mais que ele é somente o kernel :)
  O GNU/Linux também não tem culpa se tais empresas não desenvolvem programas para o sistema.

E se fomos comparar o GNU/Linux para Desktop de hoje à 2004, é visível a grande mudança. Aqui, jogo Counter-Strike e Team Fortress2 perfeitamente no Wine; aMSN roda com Webcam e áudio tranquilo e o OpenOffice atende à todas minhas necessidades escolares.

E a Canonical para o Desktop tem contribuido muito, para a divulgação que é muito importante; e na parte técnica o velho Debian, que serviu e serve ainda de base para o Ubuntu.

IgorM0L

Bom, coletei os dados do W3Counter desde o mês de Maio de 2007 até Junho de 2008, chamei de mês 1 até o mês 14. Peguei também o número de porcentagem desde de tal mês até o atual, e coloquei o número de usuários (y) em função do mês (x). Eis os dados:

X          Y
1 1.26
2 1.30
3 1.32
4 1.34
5 1.37
6 1.75
7 1.74
8 1.77
9 1.84
10 2.01
11 2.02
12 1.89
13 1.95
14 1.95

Inserindo os dados no Grace, foi possível chegar até o gráfico e montar uma função matemática através de Analise de Regressão, mais específico, Regressão do Quarto Grau.
  A função gerada está em vermelho, sobreposta aos dados:

Pode-se perceber que chegamos à uma aproximação razoavelmente boa.

Então, a função matemática que deduz o número de usuários GNU/Linux em relação aos outros sistemas (y%) em função do tempo (x)  [contando desde o mês de Maio de 2007] é:
  y = 1.4281 - 0.20307 * x + 0.06869 * x^2 - 0.0059195 * x^3 + 0.00015961 * x^4;

Eis seu gráfico mais detalhado:

Utilizando nossa função, é possível deduzir o número de meses desde Maio de 2007 que o GNU/Linux terá 10% do mercado.
  10 = 1.4281 - 0.20307 * x + 0.06869 * x^2 - 0.0059195 * x^3 + 0.00015961 * x^4
  logo: x = 25.36 aproximadamente, ou x = 25 meses aproximadamente

Em outras palavras, restam 25 - 14 = 11 meses para termos 10% do mercado!
  Com certeza essa função esta errada, necessitamos de muito mais dados para atingir uma boa aproximação.

rjbgbo

Citação de: nq6 online 04 de Julho de 2008, 19:20
Citação de: Bud Spencer online 03 de Julho de 2008, 20:36
ótimo! a Adobe falou que faria aplicativos pra Linux caso existisse 10% de mercado.

O mais engraçado é que a Apple tem exatos 4.62% com o mac os x e tem todos os aplicativos da adobe. E ela tem 4.62% hoje, devido a incompetência da Microsoft, pois a 5 ou 6 anos atrás era pouco mais de 1%. Mais o Linux terá que chegar a 10%, para a Adobe lançar seus aplicativos para o tux.... Isso deve ser uma piada.

A Apple com pouco mais de 1% a alguns anos atrás teve toda a atenção do mundo......

É mais fácil o Wine dá 100% de compatibilidade com toda suite, cs3. Tomara que a google invista mais alguns milhões para isso se tornar realidade.

Pegando uma carona p/ falar da Adobe, que sou fã do seu trio de ferro da editoração eletrônica.
Uso esse tipo de programa a mais de 10 anos, e sincera/ hj já ñ vejo uma distância significativa entre eles e as soluções open source.
Gimp/Inkscape - estão em níveis semelhantes, Photoshop e Illustrator
Scribus - a partir da versão 1.3.5, diria que vai estar total/ pronto.
O problema vai ser convencer o mercado cooporativo.

Sobre a subida do Mac ñ vejo surpresa nesse momento, mas acredito na evolução do Linux e do SL calma/.
O Mac ñ é tão completo p/ ser aplicado em várias áreas como o Windows e o Linux, e c/ a saída de cena do XP, que p/ mim ficou atrás do Windows 2000, muita água vai rolar.

O chamado mundo Open Source está se amadurecendo e isso vai ser bom.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

d3k

Vocês notaram? Do mês passado até agora, já ocorreram várias mudanças, entre elas estão:

- Não sei como aconteceu, mas, a Adobe resolveu o problema da tranparência do Flash.
- Bill Gates finalmente se aposentou da Microsoft.
- OpenSuse e seu KDE4 foram muito bem classificados.
- KDE4, mais leve que Gnome.
- Firefox 3 lançado, tive vários amigos que usaram pela primeira vez, e a agora me perguntam o que estavam fazendo usando IE, e segundo pesquisas o FF já detem boa parte de mercado.
- Microsoft decide aposentar XP.
- Linux cresce, quase 1%.
- Wine consegue lançar sua versão final depois de tantos anos.
- AMD dará maior suporte a GNU/Linux.
- Avira desenvolve anti-virus para Linux.
- OpenOffice 3, as beiras de ser lançado, agora com suporte ao MAC.

Depois que a Adobe consertou o problema da tranparência, acredito em tudo!!!!!!! Só falta a SIS abrir à comunidade suas placas de vídeo, para desenvolvimento de drivers 3d!!!!!!!! ;)

kakita

Uma coisa que nunca niguem falou aqui foi do compiz fusion
Acho que ele tambem é uma das razões pela qual o linux cresceu tanto, quem vai no youtube e ve aqueles efeitos fica boquiaberto e por mais estupido que pareça essa foi a principal razao para eu testar linux e já vi mais casos destes.
Acho que estamos indo num bom caminho, aquilo que nós eskecemos e que não se pode fazer tudo do dia para a noite, mas comparem os ultimos 5 anos de desenvolvimento linux com os 5 anos do xp para vista, o linux foi muito maior.
Espero que o bom trabalho continue sendo feito, eu vou tentar ajudar o maximo que puder

felipeborges

Citação de: deck.fox online 05 de Julho de 2008, 16:18
Só falta a SIS abrir à comunidade suas placas de vídeo, para desenvolvimento de drivers 3d!!!!!!!! ;)

Ia ser o paraiso, o dia da redenção do Linux, eu podendo largar de vez o win (pra mim é um console de games) pois para as demais tarefas já uso inteiramente o Ubuntu, somente os jogos.

E quem sabe com está evolução, não venhamos a conquistar os drivers 3d?!?!?  :D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

IgorM0L

Bom refiz os cálculos, usando por um lado os dados do W3Counter e por outro o Market Share; derem, respectivamente, 10 e 103 anos para o GNU/Linux chegar à 10% do mercado.
  É explícito como as duas fontes possuem valores tão diferentes em relação ao uso do GNU/Linux.
  Quem quizer conferir os valores, os cálculos e ver como as duas fontes são bem diferentes, fiz um artigo no Yrado.net sobre isso: http://www.yrado.net/index.php

carlosaluisio

Bom, quanto a mim, os meus programas de geoprocessamento rodam em Linux, só os de processamento de dados GPS que nao, daí preciso do Windows.

No mais, estou mtuio bem servido. Há 10 anos...
Ubuntu Lucid é 10 !!!

wildner

Galera,

Em Marketing qualquer empresa que quiser conquistar fatia de mercado tem que ter um diferencial para que o cliente opte por seu produto.

O problema é que no Linux atira-se para todos os lados e há pouco acerto.

Exemplos:
1. Alguns programas livres que deveriam ser apenas do Linux, agora estão migrando para ser by windows. (Gimp, KDE4, entre outros)
2. Os programas by Windows que a galera gosta ainda não há equivalente a altura.(sempre falta algo).

Os diferenciais Linux X Outros SO não são valorizados:
Gratuíto - A maioria utiliza software pirata - 0X0
Segurança - Ganhamos, mas os concorrentes estão melhorando os seus SO e a galera não está nem ai - 1 x 0
Feito pela Comunidade - A galera nem percebe que isso é um avanço social da humanidade, através do software livre dividimos, nos unimos, somos melhores como seres, mas isso é irrelevante para a maioria das pessoas.  1 X 0
Máquinas antigas - Daqui há  pouco tempo todo mundo terá trocado de máquina e a diferencial se perde - 1 x 0

Sei lá a galera  deveria focar nos diferenciais e fazer programas exclusivos para Linux assim muita galera ficaria com vontade de usar mas só poderia fazer isso se tivesse Linux.

Com mais gente usando as empresas de jogos e softwares  seriam obrigadas a fazer versões para Linux também.

kakita

Markting é importante para um desenvolvimento rápido mas não é necessário para o desenvolvimento.

O mais importante é a qualidade do produto, Linux nunca teve muito marketing mas vejam os servidores, muitos usam linux porque uma empresa tem sentimento frio, numa empresa só se quer desempenho e lucro o resto vem em segundo plano.

Temos de aumentar a qualidade do GNU/Linux ainda mais e aí as pessoas não vão poder escapar do Linux ;D, quando uma coisa é realmente boa acaba por ficar conhecida mesmo sem marketing apenas demora mais algum tempo.

O Linux ainda tem algumas falhas mas nenhum sistema evolui tão rapido quanto este e em breve quando quase todas as falhas forem corrigidas, o linux vai arrebentar a escala e quanto mais usuarios mais software e quanto mais software mais usuarios criando assim um ciclo vicioso.

Crescer 70 % é obra e se continuarmos assim em breve teremos os tais 10% necessários para as empresas começarem a fazer software e drivers para linux.

d3k

Apoio o que o wildner disse, existem programas open-source que nem mesmo tem para GNU/Linux, querem exemplos: Ares, Shareazza, InfraRecorder, TugZip e tem muito mais.
Por que os programas para GNU/Linux são mais feios que os para Windows, já compararam o Nero Windows com o Nero Linux? Grande diferença não é?
Acho errado tudo quanto é programas SL agora também tem para Windows.
Esse negócio de -é gratuito- eu nem falo mais pois não dá resultado,são pouquicimos os que pagam o Windows que usam (era 1).
Não tem vírus, nimguém mais liga, botam um Avast comedor de memória e reclamam que o pc tá lento.
O que é feito pela comunidade, é ruim porque é de graça, e de graça é inferior que o proprietário (digo pirata).
Máquinas antigas, preferem comprar memória a TENTAR usar Linux.
Nimguém se importa que Linux é usado em servidores, a maioria nem sabe o que são.

Estamos tendo muitos que se chegam a nós, mas se estes nem mesmo se importam com SL, com a comunidade que é quem faz, quem trabalha para fazer o que ele está usando, prefiro que esse tipo de pessoas continuem usando seu Windows.
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

_Seven_

Nos temos de ter em atenção que o crescimento nao é linear antes pelo o contrario, quanto mais gente tiver usando linux mais gente vai começar a usar tambem. Daí que este ultimo mes, segundo a MarketShare, linux cresceu 0.12%, uma das mais crescidas de sempre. A tendencia é continuar a subir mais um pouco. No entanto ninguem é burro e quem comanda a Apple e a Microsoft sabe o que esta a acontecer. Nao tarda nada e estas duas companhias começam a tornar os seus produtos gratis para compensar as perdas. Quem sabe nao da na cabeça da Microsoft e comprar a Canonical? Sabe-se la, este mundo é de loucos e nao sabemos o que vai acontecer na proxima semana.

Linux tem estado no bom caminho e ainda bem, graças a Canonical que torna o Linux mais facil de ser usado ultrapassando a velha lenda de que Linux é apenas linha de comandos. As outras distribuiçoes começam a seguir o mesmo caminho e isso tudo ajuda.

Vamos esperar para ver quando linux começar cada vez mais a ter mais mercado como vai ser.
By Seven