Problemas que me fazem querer voltar a usar windows!

Iniciado por diego_maciel, 26 de Junho de 2008, 15:30

tópico anterior - próximo tópico

diego_maciel

Estou com um problema muito grave. Procurei muito no site e testei umas soluções, porém nenhuma deu certo.
Tenho dois usuários no meu notebook. Quando entro com o meu funciona tudo normal, porém quando minha esposa entra no dela ao digitar a senha a tela fica branca e aparece apenas o ponteiro do mouse.
Tinha relatado isso em outro tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34177.0.html mas resolvi iniciar um novo tópico porque o problema não está apenas quando troca de usuário e sim quando loga esse usuário.
O chato é que eu prefiro linux do que windows, só que esses problemas que acontecem, principalmente com hardware, me fazem pensar em voltar a usar windows. Hoje utilizo apenas ubuntu, só que ontem minha esposa foi usar o note e apareceu tudo branco e ela disse: Será que vai ter um dia que eu pegarei esse computador pra usar e ele estará funcionando?
Estou tendo problemas sérios com minha placa de vídeo ati radeon xpress 1100 no note acer aspire 3100-1561.
Já removi com o envy, instalei novamente... e nada. No gerenciador de drivers aparece que a aceleração 3d não está em uso.
Outros problemas são: Microfone, câmera embutida e vídeo não funcionam.
Na versão 7.10 usava o compiz, já na 8.04 nunca tive o privilégio. Quando vou ativá-lo a tela fica branca.
Se o problema do usuário da minha esposa é o compiz, como faço? Desabilito o dela e desisto pra sempre de usar o compiz ou tem uma solução para esse bug?
Meu sistema está totalmente atualizado.
Teria alguem para me ajudar resolver esses problemas?
Não levem a mal... não estou com raiva, apenas triste porque sei que o linux é muito melhor que o windows, mas esses probleminhas não consigo resolve. Talvez porque ainda não sei tudo que deveria saber.

agente100gelo

Tente criar um novo usuário para ver como ele se comporta com as configurações padrões.

Não se preocupe, acho que dá pra deixar sua esposa utilizar o Ubuntu.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

gricwb

Amigo, se o compiz funcionava normalmente no gutsy e não funciona no hardy, pq vc não volta para o 7.10? Tive alguns problemas chatos com o Hardy, então optei em voltar para o Gutsy. Só um detalhe, se a aceleração 3D não funciona, o compiz também não funciona. E se vc não conseguiu instalar o driver correto para sua placa ATI, a aceleração 3D tbém não irá funcionar. Uma coisa leva a outra.

diego_maciel

Mas será que não existe um meio de instalar essas coisas (câmera embutida, microfone e placa de vídeo) no 8.04?
Penso que voltar para uma versão antiga é retroceder no processo tecnológico, não acham?

agente100gelo

Não necessariamente.
A 8.04 ainda está recebendo ajustes.

Sobre a camera e o microfone seria interessante primeiro descobrir primeiros quais são.

Liste o resultado do comando lspci
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Ernesto

Já tive um problema semelhante, a webcam poderá ser instalado pelo synaptic, procure por gspca (gspca-source) que são um conjunto de drivers para diferentes marcas. Sobre o vídeo ATI, tenho um notebook com o xpress 1100 graphics e southbridge SB400, os recursos 3D funcionou através dos drivers restritos, mas ao tentar instalar driver pelo envy deu tela branca, removendo o driver do envy não funcionou mais a aceleração 3D, e nem mesmo o driver restrito, apenas indicava que foi instalado, mas não funcionava corretamente.
Solução pratica mas não muito recomendada por alguns profissionais, formatar e instalar tudo novamente.

MarcosSoares

Conselho de amigo:

1) Deixe o computador em dual boot e instale o windows para sua esposa.

2) No grub deixe como padrão a entrada para o windows.

3) Resolva todos os problemas que tem no ubuntu com dois usuários e outros mais...

4) Crie um login para ela e encha o desktop de firulas (amsn, skype, todos os tipos de codecs, personalize o desktop com as cores que ela gosta, ícones bonitos, se possível altere o tema do grub com gfxboot e do usplash sempre combinando os temas, etc).

5) Deixe o login dela com entrada automática em 10 segundos. (Lembrando que para entrar no login dela é só dá enter)

6) Depois apresente o desktop a ela como alternativa (não force), apresentado a ela as opções de customização, coisas que tem no ubuntu e que não tem no windows, etc. Com as customizações é muito provável que aos poucos ela vá gostando.

7) Nunca deixe o sitema instável, do tipo instalar muitos programas só por diversão, procurar na internet algum deb com a versão mais recente do programa x que ela tambem utiliza (se for no getdeb só se tiver certeza que não há nenhum comentário negativo); seja conservador no uso do sistema; se quiser testar alguma coisa, faça uma instalação do ubuntu em máquina virtual e brinque a vontade.

Você estará garantindo tranquilidade para voce e para ela e liberdade de escolha (sim, escolher o sistema operacional preferido é liberdade de escolha).

Abraços.

diego_maciel

Citação de: agente100gelo online 27 de Junho de 2008, 17:53
Não necessariamente.
A 8.04 ainda está recebendo ajustes.

Sobre a camera e o microfone seria interessante primeiro descobrir primeiros quais são.

Liste o resultado do comando lspci

Resultado:

00:00.0 Host bridge: ATI Technologies Inc RS480 Host Bridge (rev 10)
00:01.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS480 PCI Bridge
00:04.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS480 PCI Bridge
00:05.0 PCI bridge: ATI Technologies Inc RS480 PCI Bridge
00:13.0 USB Controller: ATI Technologies Inc IXP SB400 USB Host Controller (rev 80)
00:13.1 USB Controller: ATI Technologies Inc IXP SB400 USB Host Controller (rev 80)
00:13.2 USB Controller: ATI Technologies Inc IXP SB400 USB2 Host Controller (rev 80)
00:14.0 SMBus: ATI Technologies Inc IXP SB400 SMBus Controller (rev 83)
00:14.1 IDE interface: ATI Technologies Inc IXP SB400 IDE Controller (rev 80)
00:14.2 Audio device: ATI Technologies Inc IXP SB4x0 High Definition Audio Controller (rev 01)
00:14.3 ISA bridge: ATI Technologies Inc IXP SB400 PCI-ISA Bridge (rev 80)
00:14.4 PCI bridge: ATI Technologies Inc IXP SB400 PCI-PCI Bridge (rev 80)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RS485 [Radeon Xpress 1100 IGP]
06:01.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
06:02.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR2413 802.11bg NIC (rev 01)
06:04.0 CardBus bridge: ENE Technology Inc CB-712/4 Cardbus Controller (rev 10)
06:04.1 FLASH memory: ENE Technology Inc ENE PCI Memory Stick Card Reader Controller (rev 01)
06:04.2 SD Host controller: ENE Technology Inc ENE PCI Secure Digital Card Reader Controller (rev 01)
06:04.3 FLASH memory: ENE Technology Inc FLASH memory: ENE Technology Inc: (rev 01)
06:04.4 FLASH memory: ENE Technology Inc SD/MMC Card Reader Controller (rev 01)

diego_maciel

Citação de: MarcosSoares online 28 de Junho de 2008, 11:20
Conselho de amigo:

1) Deixe o computador em dual boot e instale o windows para sua esposa.

2) No grub deixe como padrão a entrada para o windows.

3) Resolva todos os problemas que tem no ubuntu com dois usuários e outros mais...

4) Crie um login para ela e encha o desktop de firulas (amsn, skype, todos os tipos de codecs, personalize o desktop com as cores que ela gosta, ícones bonitos, se possível altere o tema do grub com gfxboot e do usplash sempre combinando os temas, etc).

5) Deixe o login dela com entrada automática em 10 segundos. (Lembrando que para entrar no login dela é só dá enter)

6) Depois apresente o desktop a ela como alternativa (não force), apresentado a ela as opções de customização, coisas que tem no ubuntu e que não tem no windows, etc. Com as customizações é muito provável que aos poucos ela vá gostando.

7) Nunca deixe o sitema instável, do tipo instalar muitos programas só por diversão, procurar na internet algum deb com a versão mais recente do programa x que ela tambem utiliza (se for no getdeb só se tiver certeza que não há nenhum comentário negativo); seja conservador no uso do sistema; se quiser testar alguma coisa, faça uma instalação do ubuntu em máquina virtual e brinque a vontade.

Você estará garantindo tranquilidade para voce e para ela e liberdade de escolha (sim, escolher o sistema operacional preferido é liberdade de escolha).

Abraços.

Marcos, obrigado pelas dicas, realmente são úteis, mas já removi o windows totalmente do computador por entender que o linux é a melhor escolha. A questão não é usar o windows como "quebra galho" e sim resolver os problemas para ela puder usar o linux. Ela já se decidiu sobre escolher o linux ao invés do windows também.
Quando digo que esses problemas fazem com que eu pense em voltar para o windows é porque as vezes me chateia o fato de os hardwares ainda passarem por problemas no linux. Sei que isso vai muito além... tem muito dinheiro envolvido no meio dessas coisas... (digo os acordos entre microsoft e os fabricantes) mas espero ansiosamente o dia em que teremos o mundo cheio de computadores com softwares livres.