Não inicializa com nenhum usuário, nem modo segurança, nem terminal, e agora?

Iniciado por erikk, 19 de Junho de 2008, 11:37

tópico anterior - próximo tópico

erikk

Galera... to com um problemasso aqui... o Ubuntu não quer inicializar com nenhum usuário, nem no modo segurança, nem no terminal.

Sou novo usuário linux, e isso se deu qdo tentei dar permissão na pasta /usr/bin... fiz alguma besteira? existe alguma forma de reverter esse problema sem ter de formatar? não posso perder os arquivos que tenho lá...

VincentRichardMagnus

Você não pode sair por aí alterando permissões. Essas pastas:

/bin
/boot
/dev
/etc
/lib
/proc
/usr
/var
/tmp
/opt
/srv
/sys

são pastas do sistema e precisam ter os privilégios certos, senão o sistema não dá boot. O que exatamente você fez, que comandos usou? Mais detalhes também ajudam.

É desse jeito que a maioria aprende que Linux/UNIX não é a casa da mãe Joana.

erikk

Pois é... eu saio fuçando em tudo, e to nem aí, depois corro atrás do prejuízo, aprendo mais assim, não tem jeito. Mas enfim, dei o comando chmod -x /usr/bin, e o erro que está aparecendo qdo inicializo é + ou - o seguinte:

Fala que o erro é:

(arquivo ~/.xsession-error)

Detalhes do erro:

etc/gdm/Xsession: Beginning session setup
etc/profile:26:id: Permission Denied
[:26:illegal number:
etc/gdm/Xsession: Executing default failed, will try to run x-terminal-emulator exec:205: x-terminal-emulator: Permission Denied

VincentRichardMagnus

Você tirou as permissões de busca na pasta. O único jeito de desfazer isso é dando o boot pelo CD
e executar um chmod +x [caminho]/usr/bin, para restaurar as permissões.

Normalmente, quando você dá boot com o liveCD, as partições disponíveis para montagem estão em Locais > Computador. É só montar a partição e, num terminal, digitar o comando de que falei acima. A partição é montada em /media/hda1, /media/sda1 ou coisa parecida. Por exemplo, se a pasta onde está montado o HD for /media/hda1/, então o comando fica o seguinte:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo chmod +x /media/hda1/usr/bin

Boa sorte. Não que você precise, pois os procedimentos são fáceis; é apenas um chavão, usado quando não se tem mais nada a dizer.

erikk

uhuuuuuuu... vlwww Vicent... achava que a única saída seria formatar... se fosse o caso prefiriria me suicidar ao formatar e instalar tudo que tenho novamente... vc sim é ninja malandro... vlws...

wagnerluis1982

erikk:

Você está aprendendo na base da tentativa/erro, quando dá zebra vai atrás de ajuda.

Proponho que você estude um pouco sobre o funcionamento do Linux em si (Foca Linux é o melhor) para você poder ter embasamento teórico. Prática funciona, mas nem sempre, se você não sabe ao fundo o que você realmente está fazendo.

Valeu,

Wagner

erikk

frmz Wagner, eu já lí um pouco, mas como trabalho com Java, não tenho taaanta necessidade em priorizar o aprendizado em Linux, a não ser a necessidade básica de me habituar com a SO, já que muitas empresas usam Linux como SO principal.