problemas com o terminal/konsole

Iniciado por niltonjp, 19 de Junho de 2008, 10:27

tópico anterior - próximo tópico

niltonjp

não consigo acessar meus diretorios, quando vou fazer o su para acessar o root apareçe essa mensagem:
cras@cras-desktop:~$ su
Senha:
su: Falha de autenticação
cras@cras-desktop:~$
eu queria acessar uma pagina ou diretorio para instalar um programa:  cd Documentos
-bash: cd: Documentos: Arquivo ou diretório inexistente
lembrado q é o meu é o  ubuntu 8.04 (64-bit)
alguem pode me ajudar...

clcampos

Primeiro não existe a necessidade de usar o root no Ubuntu, para subistituí-lo use o comando sudo (para ambiente caracter) e gksudo (para o ambiente gráfico), acompanhado do comando que deseja usar. Exemplo:

Código (Editando um arquivo do Sistema) Selecionar
sudo  gedit   /etc/fstab

Será solicitado sua senha, que é aquela do usuário criado na instalação, ou qualquer outro pertencente ao grupo admin.

Para saber mais leia O que é "Root" e "Sudo"? Por que usar e como usar, e posso te dizer que uso o Ubuntu desde a versão 5.10 sem precisar do root.

Quanto ao comando cd você só pode estar dando o caminho errado. Para executar o comando cd Documentos você deve estar no diretório imediatamente superior ao diretório Documentos, caso contrário deve dar o caminho completo, exemplo:

cd  /home/MEU-USUARIO/Documentos

Uma dica é que pode usar o recurso do TAB, que é começar a digitar o nome do comando, ou diretório/arquivo e digitar um TAB que caso exista o sistema irá completar para você, existindo mais de um arquivo/diretório/comando com as mesmas iniciais digitadas clique duas vezes sobre o TAB para que seja apresentada as opções possíveis.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!