Ubuntu 8.04 rodando

Iniciado por Jano, o lanterneiro, 09 de Junho de 2008, 16:38

tópico anterior - próximo tópico

Jano, o lanterneiro

Eu já estava cansado de ver aquela cor azul e escutar aquele som do Rwindows quando abria o XP. Já não agüentava mais ter que ficar experimentando anti-isso, anti-aquilo  e continuar desconfiando de que, a cada vez que eu acessava minha máquina, tinha um monte de gente me vigiando. Minha privacidade tava indo pras cucuias. Até que, um belo dia, assistindo o Programa da Record News, Link Brasil, ouvi falar de Solftware Livre. Aí solicitei a um sobrinho meu (estudante de informática) algumas dicas sobre qual Linux usar, quando ouvi pela primeira vez o nome Ubuntu (isso foi no começo desse ano).

Pronto. O resto foi comigo. Desde então, passei a ler a página do Ubuntu Brasil e este Fórum.

As cores quentes presentes no símbolo (muito significativo, por sinal) do Ubuntu sempre me atraíram; o som dos tambores e o significado da palavra Ubuntu foram o ápice: Era isso!, afirmei, convicto de que encontrara algo que parecia está separado de mim há tempos, mas que não sabia o porquê.

O nosso convívio tem sido muito proveitoso para ambos os lados. Faço quase tudo que estava acostumado a fazer no Rwindows - apenas um Tradutor ING-PORT offiline e um dicionário eletrônico offline me faltam (tentei seguir aquele tutorial no Guia do hardware para configurar o StarDict, a fim de ter as funções do Babylon, em português do Brasil, e não deu certo, nas duas vezes que tentei; falta fuçar mais no Fórum).

Somente uma vez que eu cometi um pecado grave: ao querer desinstalar e instalar novamente o Open Office, usando o synaptic, terminei por marcar caixinhas de mais, e o resultado foi que dei pau geral. Mas nada que uma ida no "pronto socorro" não resolvesse. Já estamos de bem. Aprendi a lição: cautela, sempre que mexer com Synaptic, Consola, Root, etc.

As perspectivas para o futuro? São as melhores possíveis. Só não coloquei o ícone de contente na mensagem porque ainda não pude trocar os componentes na minha máquina (Processador Intel P4 630 3.0 GHZ HT 800,  Placa mãe PD/Core2 Gigabyte GA-VM800PMC S), e poder desfrutar dos efeitos do Compiz Fusion. Assim que pintar uma graninha extra, vou melhorá-la e correr para o abraço!

As dificuldades, os problemas na vida, sempre existirão, e é exatamente por causa disso que a vida tem sentido. Já pensou... se tudo fosse dado de mão beijada, sem esforço?!

velox256

Pô, aí, muito maneiro o seu post, deve ser o sentimento da maioria dos usuários de Windows sentem qdo se aventuram no mundo Linux e vêem que não é um bicho de sete cabeças. Agora, sem querer ser chato, não chame o Windows de Rwindows, bem ou mal tudo funciona nele e é normalmente o sistema que primeiro apresenta o mundo maravilhoso da informática a um usuário comum...

Agora, qto ao StarDic, qual o problema que vc está tendo? Não está conseguindo compilar? Ou converter o arquivo de linguagem?

E sua máquina não é ruim para ter o sistema funcionando inclusive o Compiz, basta colocar uma placa de vídeo AGP (já que a VM-800 é AGP e não PCI-E como a VM-900) como uma FX 5200 (ou 7300) da nVidia e vc vai ficar com um ótimo sistema. Inclusive vai poder jogar Open Arena e Enemy Territory numa boa, se vc gostar de jogos do tipo.

Enfim, bem-vindo ao mundo livre, sem WGA, licenças, pirataria e, até certo ponto, sem vírus e com privacidade...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

kakita

Bem vindo
É bom ver cada vez mais gente a aderir a esta causa que é o ubuntu
Não querendo quebrar seu intusiasmo, mas acho que tenho uma má noticia para si:
Uma das qualidades do ubuntu é funcionar bem com qualquer computador relativamente antigo, +/- 4 ou 5 anos,mas tambem tem uma defeito, o problema é que o ubuntu é optimizado para computadores mais fracos, portanto vc não vai notar muita diferença no desempenho entre o seu pentium 4 e o seu core2duo
Calma isto não é um problema assim tão grave porque o nosso guru do kernel, Hqx, criou um kernel que optimiza muito a performance do ubuntu e funciona melhor com core 2 duo. É isto a maravilha do linux quando algo não está bom qualquer usuário pode contribuir para deixar tudo melhor
Aprenda, ensine e acima de tudo divirta-se com o ubuntu

Jano, o lanterneiro

Olá, velox256!
Esse negócio de Rwindows é o espírito ubuntista competitivo que já está tomando conta de mim (andei vendo alguns vídeos no YouTube sobre comparações entre os efeitos do Compiz Fusion nos dois SOs: não teve jeito, caí na onda). Mas, no fundo, respeito os caras.

O problema que tenho com o StarDict:
Instalei-o pelo Synaptic (os pacotes instalados são: stardict, stardict-commom, stardict ztk e stardict tools). Ele fica beleza lá na área de trabalho. Aí eu vou querer usar esse tutorial (http://www.guiadohardware.net/dicas/convertendo-bgl-stardict.html). Então sigo o que se pede: copio os comandos e colo no Consola - não faço isso com os dois primeiros comandos do tuto, pois já tenho instalado o que ele pede. Prossigo copiando sempre linha por linha da seqüência do tuto, e colando no terminal. E tudo corre tranqüilo, até chegar no comando checkinstall, quando, então, o Consola me dar a seguinte resposta: "sudo: checkinstall: command not found". Tento prosseguir mesmo assim. Funciona o comando que baixa o Dicionário Englishs-Portuguese. No comando que pede para converter o Babylon com extensão .BGL para .dic, o terminal me responde: "sudo: dictconv: command not found". Decido ir até o final, mas não tem jeito. Não muda nada no StarDict.

Será que é porque os Sistemas usados no teste foram o Debian Etch e o Ubuntu Feisty Fawn, conforme diz o autor, antes de apresentar os comandos para copiarmos?

Obrigado pela dica da placa! Futuramente vou indicar seu conselho para o técnico, quando eu for trocar.

P.S. Sempre digito sudo + espaço antes de colar os comandos.
P.S.2 Nunca digito os símbolos # ou $ que há antes dos comandos.

Abraço!

Jano, o lanterneiro

Obrigado pelas boas-vindas, kakita!
É um prazer fazer parte desta Comunidade! Estou certo que minha felicidade aumentará à medida que for conhecendo o Mundo Ubuntu.

Grande abraço!

velox256

Vc tem que instalar o pacote 'checkinstall', estando no Synaptics, mande procurar por 'checkinstall' e marque pra instalação; se estiver no terminal, digite "sudo apt-get install checkinstall" e manda brasa. Com isso, o programa vai ser instalado e o comando vai aparecer, procedendo depois com a instalação do programa de conversão, já que vc disse que na compilação foi tudo bem e só deu zebra nessa hora do checkinstall. Vc poderia ter usado o 'make install' direto que também iria funcionar: é que o checkinstall, além de instalar o bagulho, ainda faz o pacote DEB pra vc guardar aí na sua máquina para uma eventual reinstalação e pode também desinstalá-lo através do Synaptics.

Detalhe: não esqueça de estar com o Synaptics fechado antes de usar o checkinstall, senão não vai ser instalado.

Citação de: Jano, o lanterneiro online 10 de Junho de 2008, 20:47
Olá, velox256!
Esse negócio de Rwindows é o espírito ubuntista competitivo que já está tomando conta de mim (andei vendo alguns vídeos no YouTube sobre comparações entre os efeitos do Compiz Fusion nos dois SOs: não teve jeito, caí na onda). Mas, no fundo, respeito os caras.

O problema que tenho com o StarDict:
Instalei-o pelo Synaptic (os pacotes instalados são: stardict, stardict-commom, stardict ztk e stardict tools). Ele fica beleza lá na área de trabalho. Aí eu vou querer usar esse tutorial (http://www.guiadohardware.net/dicas/convertendo-bgl-stardict.html). Então sigo o que se pede: copio os comandos e colo no Consola - não faço isso com os dois primeiros comandos do tuto, pois já tenho instalado o que ele pede. Prossigo copiando sempre linha por linha da seqüência do tuto, e colando no terminal. E tudo corre tranqüilo, até chegar no comando checkinstall, quando, então, o Consola me dar a seguinte resposta: "sudo: checkinstall: command not found". Tento prosseguir mesmo assim. Funciona o comando que baixa o Dicionário Englishs-Portuguese. No comando que pede para converter o Babylon com extensão .BGL para .dic, o terminal me responde: "sudo: dictconv: command not found". Decido ir até o final, mas não tem jeito. Não muda nada no StarDict.

Será que é porque os Sistemas usados no teste foram o Debian Etch e o Ubuntu Feisty Fawn, conforme diz o autor, antes de apresentar os comandos para copiarmos?

Obrigado pela dica da placa! Futuramente vou indicar seu conselho para o técnico, quando eu for trocar.

P.S. Sempre digito sudo + espaço antes de colar os comandos.
P.S.2 Nunca digito os símbolos # ou $ que há antes dos comandos.

Abraço!

Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Jano, o lanterneiro

Na mosca,  velox256!

Já tenho o StarDict rodando do jeito que está no guia: aqui deu certo quando substituí a linha de comando  checkinstall   por make install que você indicou. Agora só falta eu encontrar um tradutor de texto Offline Ing-Port. Até lá, vou usando os excelentes tradutores online. Quando eu encontrar um, colocarei o caminho aqui.

Obrigado e Boa Sorte!