Palestra sobre software livre - por onde começo?

Iniciado por VincentRichardMagnus, 18 de Junho de 2008, 20:09

tópico anterior - próximo tópico

VincentRichardMagnus

Olá. Sei que sou novo aqui, mas uso software livre (principalmente o Ubuntu) há uns dois anos (só passei a ter internet em casa a partir de hoje). Depois de muitas alegrias e tristezas, me apaixonei por software livre e limpei meu HD, deixando só o Ubuntu instalado, e não me arrependo -- esses dias fui testar o Windows Vista e fiquei, literalmente, com nojo dele.

Surgiu uma oportunidade de trabalho voluntário no Consulado da Mulher, aqui em Rio Claro City, onde eu me comprometi a dar uma palestra (lá eles chamam de "oficina informativa") sobre software livre. Eu quero muito fazer isso, mas nunca fiz nada parecido na minha vida. Se alguém puder ajudar, eu canonizo. Ainda não entreguei o planejamento de oficinas por causa disso e tenho até o dia 25 desse mês para tal.

Se ajudar, o público-alvo são mulheres com conhecimento básico de informática.

vinicius_aleao

Bom, Vincent, acho que vai ser uma palestra mais teórica do que prática, né? Você poderia começar dando uma olhada no site do Free Software Foundation: http://www.fsf.org. Lá você deve encontrar bastante coisa, inclusive sobre o projeto GNU, construído sob esses princípios. Talvez também seja uma boa você procurar por projetos do Brasil e no mundo bem sucedidos graças ao software livre. Bom, são só uns palpites. Talvez o mais importante seja você demonstrar na prática o impacto que o movimento tem causado por aí, para não ficar muito cansativo, né?

Se você puder dar mais detalhes, quem sabe a gente não troca mais idéias, não é?  ;)

Abraço e boa sorte.

Piras

Eu começaria fazendo algumas definições elementares, conceitos como software livre, código livre (open source) e a licença GPL. Depois disso, faria uma breve introdução histórica sobre o surgimento dos aplicativos GNU e do kernel Linux. Em seguida falaria da evolução dos sistemas GNU/Linux desde o seu surgimento até os dias de hoje, com destaque para alguma das distribuições que fizeram história, como Slackware, Debian, Conectiva, Suse e Ubuntu. E para terminar, mostrando toda a riqueza do Linux, eu mostraria um Live CD com pelos menos três ambientes gráficos, um dos dois grandes - KDE ou Gnome - e dois gerenciadores de janelas leves (se este recurso estivesse disponível, é claro).

VincentRichardMagnus

Valeu. Eu tenho que saber o quilate das máquinas de lá, antes de pensar em um LiveCD. Pelo que eu pude notar, acho que elas não passam de Pentium 2-3 com uns 128 ou 256 MB de memória (talvez o Xubuntu ou alguma outra distro leve possam servir). Acho que 1h-1h30 seria suficiente para isso. As salas de lá são pequenas, para no máximo umas 12 pessoas...