Como colocar HD SATA com adaptador em placa IDE e instalar o Ubuntu?

Iniciado por Olasimbo, 24 de Novembro de 2008, 17:43

tópico anterior - próximo tópico

Olasimbo

Galera, mudei de idéia (e até editei o tópico, hehe). Vou comprar o adaptador e instalar meu HD SATA na placa IDE como o único HD. MAs para isso vou ter que reinstalar o Ubuntu 8.04 (já até queimei o cd). MInha pergunta é, dizem que o adaptador não precisa de driver e que é só plugar que a BIOS já reconhece ele. Sendo assim, será que pode haver algum problema no Ubuntu reconhecer e instalar no HD?

lunga

Eu creio que nao haja problema algum.

Ja instalei o ubuntu numa gaveta usb uma vez.
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Olasimbo

Galera, comprei o adaptador e não "funfou"   :-[  E nem foi por causa do SO, foi a BIOS mesmo que não reconheceu ele direito, alguém teria uma dica pra me dar? Eu instalei o hardware tudo certinho e e BIOS até reconhece o HD (dando a marca, modelo, tamanho, cilindros, etc.), só que ela dá um erro (Primary IDE no 80 cable connected), ou seja, embora o adaptador esteja conectado certinho (com o led aceso inclusive) na IDE1 ainda assim a BIOS não reconhece como tendo um cabo conectado... Alguém aí que manja de hardware poderia me dizer o que pode ser?

teles

Olá pessoal.
Minha mobo é uma ASUS A7V8X-X, com slots IDE para os drives de hds e dvds.
Resolvi comprar um hd de 500 gb tipo sata e os componentes para a adaptação (adaptador, cabos, etc.), porém após instalar o adaptador de placa IDE para hd SATA, com cabos de força e dados, etc. a Bios não reconheceu o novo hd.
Alguém tem idéia de como corrigir esse problema?
teles

Olasimbo

SInceramente acho que não tem como corrigir, esses adaptadores não funcionam bem mesmo, eu acabei passando meu hd sata pra frente e comprando um ide mesmo, que instalou sem nenhum problema.

teles

Eureka!
Consegui fazer a Bios reconhecer meu novo hd sata de 500gb.
Com o disco de instalação da mobo (Asus a7v8x-x) fiz um 'update' (no disco há um arquivo permitindo isso) via internet e depois disso o disco sata foi reconhecido.
Consegui resolver o meu problema.
teles