Linux Mint elyssa 5 disponível|

Iniciado por sylvester, 09 de Junho de 2008, 05:24

tópico anterior - próximo tópico

sylvester

Confesso que sou um grande apreciador desta distribuição. O Linux Mint é mais que um Ubuntu com codecs instalados. A sua personalização quer no tema quer na performance do sistema fazem desta distribuição uma das melhores opções para desktop.
Nesta versão algumas das novidades são as melhorias feita no sistema de modo a reduzir o consumo de ram e o aumento da performance do sistema.
Talvez o melhor aqui para comentar essas mudanças seja o hqxriven: ;D

Performance improvements

MintUpdate was refactored and its memory usage was drastically reduced. On some systems the amount of RAM used by mintUpdate after a few days went from 100MB to 6MB.

Mozilla also greatly improved the memory usage in Firefox between version 2 and 3 (Read more).

Elyssa comes with kernel version 2.6.24 which features a brand new scheduler called CFS (Completely Fair Scheduler, Read more). The kernel scheduler is responsible for the CPU time allocated to each process. With CFS the rules have changed. Without proper benchmarks it's hard to actually tell the consequences of this change but the difference in behavior is quite noticeable from a user's point of view. Some tasks seem slower, but overall the system feels much snappier.

Elyssa comes with Gnome version 2.22 which features a new virtual filesystem layer called GVFS. Although the improvements over the old GNOME-VFS system are geared towards robustness and additional capabilities more than performance the Nautilus file browser seems more responsive and the progress feedback given while moving sets of files actually gives the impression of smoother, almost faster, operations.

Linux Mint is growing and acquired a second dedicated server. The Linux Mint repositories (starting from Elyssa) are now hosted on a distinct server so updating and installing mint packages is now much faster.

Também houveram melhorias do Mintmenu, Mintupdate e Mint install e o grande numero de aplicações clic n install disponiveis no site do Mint.
Agora é possível desinstalar aplicações sem usar o apt-get ou o synaptic. Isso é feito directamente do menu de aplicações. Acho que nem o windows tem tanta facilidade!

Outra novidade é que o gnome-do vem instalado por padrão.
Quem não sabe o que é o gnome do veja aqui: http://do.davebsd.com/

Mais informações e screenshots do Linux Mint elyssa aqui:
http://www.linuxmint.com/rel_elyssa.php

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Hqxriven

CitarTalvez o melhor aqui para comentar essas mudanças seja o hqxriven:

Eu ;D

Sabe sylvester, apesar do 8.04 ainda não estar muito bom (eu gosto dele fazer o quê, instalei ele na máquina de um colega e coloquei o 2.6.24.18 e ficou legal), acho que o problema não está só nos pacotes, mas como eles são usados (acho até que quem está observando muitos bugs no 8.04 poderia tentar salvar a cache do apt e instalar do zero e fica até melhor em alguns casos...)

No Kubuntu 8.04 por exemplo não vemos os mesmos problemas que no Ubuntu 8.04 (apesar que o Kubuntu tem uns probleminhas também).

Então acredito que está acontecendo uma falha na integração dos pacotes ao sistema.

Quem vê o Big linux novo sente que ele é mais leve assim como quem usou no passado o Mint no lugar no Gutsy (quem fez isso deve se lembrar que ambos tinham bugs diferentes), pq foi mais que apenas uma troca de ícones e temas.

Também sou um apreciador do Mint eles sempre fazem um bom trabalho de integração (algo realmente bonito de se ver).

Quanto as novidades são as mesmas do Hardy mas destaco o CFS do kernel 2.6.24 que ajuda muito na performance (mas para ele mostrar o seu potencial necessita de algumas coisas... (fico até pensando em tentar dar algumas sugestões na área de desenvolvimento de kernel da canonical mas acho que esse mero usuário aqui nem seria atendido)

Mais o Mint é uma opção a ser considerada (e como)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Vugo

eu usei o Mint no lugar do Gutsy e gostei muito,recomendo

é bonito,é mais rapido,tem os codecs e o java,e tem o mint menu (eu gosto)

so não tem o gnome-games  >:(

d3k

Faz tempo que eu me coço pra instalar o Mint aqui em casa, o novo Elyssa está mais estável que o U8? (Mais bonito eu tenho certeza :D)
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

sylvester

Citação de: deck.fox online 09 de Junho de 2008, 10:39
Faz tempo que eu me coço pra instalar pra instalar o Mint aqui em casa, o novo Elyssa está mais estável que o U8? (Mais bonito eu tenho certeza :D)
É dificil dizer que é mais estável visto que apenas saiu há dias.
Mas não deve ser diferente do Ubuntu hardy, uma vez que usa os mesmos repositorios.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

sylvester

Citação de: Hqxriven online 09 de Junho de 2008, 06:44
CitarTalvez o melhor aqui para comentar essas mudanças seja o hqxriven:

Eu ;D

Sabe sylvester, apesar do 8.04 ainda não estar muito bom (eu gosto dele fazer o quê, instalei ele na máquina de um colega e coloquei o 2.6.24.18 e ficou legal), acho que o problema não está só nos pacotes, mas como eles são usados (acho até que quem está observando muitos bugs no 8.04 poderia tentar salvar a cache do apt e instalar do zero e fica até melhor em alguns casos...)

No Kubuntu 8.04 por exemplo não vemos os mesmos problemas que no Ubuntu 8.04 (apesar que o Kubuntu tem uns probleminhas também).

Então acredito que está acontecendo uma falha na integração dos pacotes ao sistema.

Quem vê o Big linux novo sente que ele é mais leve assim como quem usou no passado o Mint no lugar no Gutsy (quem fez isso deve se lembrar que ambos tinham bugs diferentes), pq foi mais que apenas uma troca de ícones e temas.

Também sou um apreciador do Mint eles sempre fazem um bom trabalho de integração (algo realmente bonito de se ver).

Quanto as novidades são as mesmas do Hardy mas destaco o CFS do kernel 2.6.24 que ajuda muito na performance (mas para ele mostrar o seu potencial necessita de algumas coisas... (fico até pensando em tentar dar algumas sugestões na área de desenvolvimento de kernel da canonical mas acho que esse mero usuário aqui nem seria atendido)

Mais o Mint é uma opção a ser considerada (e como)
Obrigado pela explicação. Tu és mesmo o nosso mestre do Kernel!
Então basicamente o que tu disseste é que o kernel do Mint é igual ao do Ubuntu. Eu também adoro o Ubuntu, neste caso o Kubuntu, e não vou testar este Mint, porque já tenho um dual boot Kubuntu/opensuse e um velhinho laptop que corre debian lenny e o eeePC com o Mandriva e ainda quero testar o slackware.
Não tenho lugar para mais distros ;D

Razien

Isso não pode estar sendo causado pela pressa que a Canonical tem em lliberar de 6 em 6 meses uma nova distro, eu não me conformo com eles querendo correr com um sistema operacional. =\

To a ponto de apagar o Ubuntu, mas como não quero abandonar de vez, acho que vou instalar o Mint ^^

É só comigo ou TODOS os servidores pra baixar o mint estão lerdos??
Até no torrent, não consigo passar dos 30kb's (e a conexão é de 2mb o.o)
yari yari...

rjbgbo

Prefiro prestigiar o produto feito em português, minha língua mãe, o: BigLinux, estou estudando se preparo um pedaço do HD p/ recebê-lo.
E também ñ gosto do menu iniciar do Mint, muito confuso p/ o meu gosto.

Qto a citação abaixo

Citação de: Razien online 09 de Junho de 2008, 12:15
.....
To a ponto de apagar o Ubuntu, mas como não quero abandonar de vez, acho que vou instalar o Mint ^^
.............

Sugiro - http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,34433.msg217082.html#msg217082

E como disse o amigo Hqxriven, o Ubuntu 8.04 ainda ñ está legal, mas as questões abordadas pelo wildner no tópico acima, pelo menos p/ mim são fatores importantes a se considerar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Razien

CitarPrefiro prestigiar o produto feito em português, minha língua mãe, o: BigLinux, estou estudando se preparo um pedaço do HD p/ recebê-lo.
E também ñ gosto do menu iniciar do Mint, muito confuso p/ o meu gosto.

Eu não gostei do BIG =p
Se ele ao menos usasse gnome, ou mesmo um simples openbox, dai eu podia gostar, mas KDE =\
Eu adoro as aplicações KDE, acho elas rapidas e com ótimas features, mas o desktop kde blehh.

CitarE como disse o amigo Hqxriven, o Ubuntu 8.04 ainda ñ está legal, mas as questões abordadas pelo wildner no tópico acima, pelo menos p/ mim são fatores importantes a se considerar.

Com certeza são, e são o principal motivo pra mim ter gostado do ubuntu. Se não fosse esse fórum eu nem teria arrumado tanta coisa no meu pc XDD

Mas depois que eu descobri o Arch... tem uma boa comunidade (ao menos a internacional, ja que o forum BR parece parado) que nem o Ubuntu, e também tem programas atuais.

Mas o que realmente me levo pro Arch, pra cair de cabeça mesmo, foi, simplesmente, o logo.
Sim eu sei, um motivo bobo, mas aquele logo é lindo haha

É tão, se não mais, lindo que o logo da toda poderosa Apple XDD

Bom 6h pra baixar o Mint... semana cheia...  um dia eu instalo ele...

yari yari...

carlosaluisio

Tá aí uma distro que eu tenho curiosidade de testar: Arch Linux. Mas só um teste mesmo;

Mas depois que vi que nao tem Live CD, e que não é apt-get .... brochou.

Gosto do Mint. Mas prefiro o BIG Linux

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

kakita

Citação de: carlosaluisio online 09 de Junho de 2008, 19:36
Tá aí uma distro que eu tenho curiosidade de testar: Arch Linux. Mas só um teste mesmo;

Mas depois que vi que nao tem Live CD, e que não é apt-get .... brochou.

Gosto do Mint. Mas prefiro o BIG Linux

Carlos
Não tem o apt-get mas tem um semelhante, é uma distro mais avançada e acho que não dá só pra testar, porque é preciso aprender muito (penso eu, ainda não instalei aqui)
quanto ao liveCd acho que a próxima iso terá um mas não tenho certeza
O que eu gosto mais no Arch é não ter um sistema de versões como o ubuntu e as restantes distros, vc pode instalar a iso de 2002 (ano em que o Arch começou) e se correr o sistema de actualizções do Arch vc fica com o Arch de junho de 2008
Versões só atrapalham, o ubuntu lança uma distro de 6 em 6 meses e depois peca com muitos bugs, o debian lança uma distro apenas quando ela está estável e acaba por pecar por ter o software muito desactualizado
Tambem gosto muito do facto do Arch só ter o básico e depois vc instala apenas o que quer em vez de ter um monte de serviços que nunca vai usar, deve dar muito trabalho até ficar redondinho mas depois é sempre a abrir.

Mas o que realmente me levo pro Arch, pra cair de cabeça mesmo, foi, simplesmente, o logo.
Sim eu sei, um motivo bobo, mas aquele logo é lindo haha

huahaua
tambem acho muito bonito mas ao ponto de mudar de distro apenas pelo logo, minha insanidade ainda não chegou a esse ponto  ;D

Razien

Citartambem acho muito bonito mas ao ponto de mudar de distro apenas pelo logo, minha insanidade ainda não chegou a esse ponto

WAhhhh o.o
Me chamo de doido, maluco, e ainda disse que vai chamar o hospício o.o

Que cruel!!!

Brincadeiras a parte =p
O Logo foi o que mais me chamo a atenção, isso é serio.

Mas o que me levo a instalar foi a Wiki deles. Eu diria que uns 70% dos problemas que eu tive com o Ubuntu, em relação a programas, pacotes pra baixar, eu consegui resolver graças a wiki, fórum, e AUR deles.

Mesmo sem querer eu sempre acabava lá.

CitarMas depois que vi que nao tem Live CD, e que não é apt-get .... brochou.
Não tem o apt-get mas tem um semelhante, é uma distro mais avançada e acho que não dá só pra testar, porque é preciso aprender muito (penso eu, ainda não instalei aqui)

Cara, eu uso o linux a pouquíssimo tempo (menos de 6 meses) e consegui instalar e configurar o Arch sem problemas, com uma instalação padrão, é possivel customizar e deixa-lo até mais rapido pro meu pc se eu fosse expert.

Mas para uma instalação básica vai tranquilo, em pouco tempo vc tem o sistema base instalado e a partir dai é só instalar o que for preciso.

Quanto ao live CD, eu conheço esse http://marchlinux.wikidot.com/
É um live CD rodando o arch com fluxbox configurado, em fase de testes;

Não é perfeito pq não detectou automaticamente a minha rede dhcp.

AINDA faltam duas horas pra acabar o download do Mint. Devia ter deixado ligado enquanto fui no cinema hahaha
yari yari...

rjbgbo

Senhores, uma das questões também das distros GNU/Linux é que tem p/ todos os sabores.
Tem as amigáveis, as técnicas, etc... enfim cada usuário vai escolher levando em conta suas preferências e necessidades.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Piras

Consegui pela primeira vez instalar a Arch Linux por aqui no final de semana retrasada. Francamente, eu não vi nada ali que compensasse o trabalho bestial que o sistema acaba dando até terminar de instalar o Xorg, ambiente gráfico e todos os pacotes necessários, sem contar, é claro, o trabalhão de configurar tudo isto. Com o Slackware há pelo menos a alívio de saber que se obtém ao final de um processo semelhante uma distro firme como uma rocha. Não é o caso da Arch. E o ganho de desempenho não compensa o trabalhão todo. Se tivessem um Live CD ou pelo menos um instalador mais amigável, talvez valesse a pena. Mas como não é o caso, para quem dispõe de uma máquina mais avançada, com um processador Dual Core ou superior e pelo menos 1 GB de RAM, o ganho de desempenho realmente não me parece compensador.

E a Mint não me atrai muito não! Há ali um excesso de personalização similar ao da Dreamlinux: prefiro um Gnome mais puro, mais despojado. Mas se alguém me garantisse que o sistema é menos instável que o Hardy, aí então eu pensaria seriamente em mudança.

Razien

CitarCom o Slackware há pelo menos a alívio de saber que se obtém ao final de um processo semelhante uma distro firme como uma rocha. Não é o caso da Arch.

Não conheço o Arch, mas o Arch por tudo que já li no fórum deles e na wiki, é super estável, pacman -Syu e ja era, sistema redondo e funcionando.

Tu ja tem um computador bonzão e ainda queria mais ganho em perfomance?? Humilha mesmo hein x.x
Pisa em cima do meu pobrezinho...

Só da pra ver diferença quando vc sai de um ubuntu 8.04 cheio de coisa que vc não usa, pra um Openbox com apenas o necessario, rodando em cima de um Celeron 1,3Ghz com apenas 390ram e 8 de video.
yari yari...