Sem som no Ubuntu 8.04 Kernel 2.6.25.4 [RESOLVIDO]

Iniciado por pessanha, 21 de Maio de 2008, 01:56

tópico anterior - próximo tópico

pessanha

Fiz a atualização do 7.10 para o 8.04 e meu som funcionou perfeitamente, mas quando atualizei o kernel para o 2.6.25, ele simplesmente não funciona.

A saida do lspci:

00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 02)

Já abilitei o SOUND CARD SUPPORT no Linux Kernel Configuration e recompilei o kernel, mas nada, não funciona.
O icone de volume fica com um X, quando clico nele, diz que não tem a placa de som configurada ou não encontra um plugin do GStreamer.

Já procurei no forum e em outros também, mas tá brabo.
Se alguém tiver um solução ou uma luz que possa dar, ficarei muito agradecido.

PS.: Se eu bootar pelo kernel antigo, 2.6.24.16, funciona perfeitamente.

pessanha

Citação de: krezix online 21 de Maio de 2008, 03:49
tens de compilar o alsa :
https://help.ubuntu.com/community/SoundTroubleshooting
:D

Peguei os fontes do alsa:sudo apt-get install build-essential linux-headers-$(uname -r) module-assistant alsa-source

Depois: sudo dpkg-reconfigure alsa-source

Ai tentei primeiro pelo module-asistant: sudo module-assistant a-i alsa-source
*Não funcionou, deu erro

Tentei fazer na mão mesmo:
cd /usr/src
sudo tar xjvf alsa-driver.tar.bz2
cd alsa-driver<insert alsa version, if necessary>
sudo ./configure  --with-kernel=/usr/src/linux-headers-$(uname -r) --with-cards=<insert driver> --with-oss=yes
sudo make
sudo make install

Quando tento fazer o make, tenho o seguinte erro no final:
make -C /usr/src/linux-headers-2.6.25-linux2.6.25 SUBDIRS=/usr/src/modules/alsa-driver  CPP="gcc -E" CC="gcc" modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.25-linux2.6.25'
/usr/src/linux-headers-2.6.25-linux2.6.25/arch/x86/Makefile:41: /usr/src/linux-headers-2.6.25-linux2.6.25/arch/x86/Makefile_32.cpu: Arquivo ou diretório inexistente
make[1]: *** Sem regra para processar o alvo `/usr/src/linux-headers-2.6.25-linux2.6.25/arch/x86/Makefile_32.cpu'.  Pare.
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.25-linux2.6.25'
make: ** [compile] Erro 2

O conteúdo do diretório:/usr/src/linux-headers-2.6.25-linux2.6.25/arch/x86
raphael@raphael-laptop:/usr/src/linux-headers-2.6.25-linux2.6.25/arch/x86$ ls
boot     Kconfig.cpu    lguest        mach-generic  Makefile  pci    xen
crypto   Kconfig.debug  lib           mach-rdc321x  math-emu  power
ia32     kernel         mach-default  mach-visws    mm        vdso
Kconfig  kvm            mach-es7000   mach-voyager  oprofile  video

Pelo que estou vendo, é o arquivo Makefile_32.cpu que está faltando, o que devo fazer?

pessanha

Estou pensando em atualizar o kernel para a versão mais estável, 2.6.25.4.
O vocês acham?

Hqxriven

Eu acho que vc foi contemplado com "problemas de um kernel novo"...

O kernel deve ter mudado alguma coisa em relação ao seu som daqui há algum tempo sairá a correção...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35519.msg211715.html#msg211715

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35519.msg211728.html#msg211728

Isso já aconteceu comigo com modem que tive que alterar o código fonte para funcionar na série 2.6.24 e que só agora com novo driver passou a funcionar normalmente (driver smartlink) e infelizmente ele ainda não funciona no 2.6.25.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

pessanha

É verdade, no fundo eu já imaginava que isso ia acontecer, mas preferi não acreditar nisso, rsrs
Tentei compitar a ultima versão do alsaproject, 1.0.16, mas da o mesmo erro.
Estou baixando o kernel 2.6.25.4 e vou atualizar pra ver que bixo vai dar, daqui a pouco posto aki se funcinou ou não.

PS.: + ou - daqui a pouco, pq demora pra caramba... rsrsrs

pessanha

Depois de quase 3 horas de atualização constatei o que tinha grandes possibilidades de acontecer... NÃO FUNCIONOU

Ainda não tentei os procedimentos anteriores, mas sou brasileiro e não desisto nunca... rsrsrsr

Vou tentar fazer tudo novamente com o kernel 2.6.25.4 agora instalado.

Logo logo posto os resuldados.

E se alguém tiver um luz...  ;D

pessanha

É, ta brabo mesmo... vou de 2.6.24.16 mesmo, já tentei tudo que estava ao meu alcance, mas não consegui...
O jeito é esperar uma atualização que corrija esse problema.
Semana que vem vou tentar novamente, pq fiquei esgotado de tanto tentar.
Qualquer novidade posto aki.

krezix

oi outravez! reparei quando estava para compilar o kernel 2.6.25.4 que podia ter evitado a compilação do alsa e todos os problemas que tive com o som...
antes de compilar o kernel fazes o make menuconfig ou make xconfig (prefiro este) na pasta da source do kernel
carrega o .config do kernel que usas
vais a Device Drivers>Sound>Advanced Linux Sound Architecture
escolhe os que achares necessarios
( so não selecionei  : Dynamic device minor numbers
                              Verbose printk
                              Debug)
não esquecer de selecionar a tua placa de som em ISA, PCI, SPI, USB ou PCMIA Devices conforme a tua placa...

e pronto ! quando terminares as tuas configurações podes guardar e compilar (haja paciência para o tempo perdido -_-' ) ... quando entrares no novo kernel ja deves ter som -_-

se tiver dito algo errado corrijam-me sff....

pessanha

Foi exatamente o que fiz, utilizei o menuconfig e inportei as configurações do 2.6.24.16... quase 3 horas depois, nada de som.
Estou tentando instalar no meu note acer 3690, som hda-intel.. sem sucesso
Ainda não desisti, mas quando paro para ver isso perco o dia inteiro, nem trabalho.. essa semana vou dar uma olhada para ver se tem posts novos sobre esse mesmo problema que o meu e alguém tenha uma solução...
Mas muito obrigado mesmo por estar tentando ajudar.
Qualquer coisa, estamos ai...

pessanha

Resolvidoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!
Finalmente consegui solucionar o problema... + ou -  rsrsrs
Resolvi desinstalar o kernel 2.6.25.4, inclusive os módulos, removi tudo mesmo, só aproveitei os fontes...
Ai entrei na pasta do kernel e "make menuconfig":

root@raphael-laptop:/home/raphael# cd /usr/src/linux-2.6.25.4
root@raphael-laptop:/usr/src/linux-2.6.25.4# make menuconfig

Device Drivers>Sound>
Marquei a opção "Sound card support" e depois entrei em "Advanced Linux Sound Architecture", marquei todas as opções (o desespero causa isso, rsrs), depois entrei em "PCI Devices" e escolhi o driver de som, no meu caso "HDA-Intel"...

Salvei o arquivo .config, para utilizar na instalação do kernel e mandei instalar o mesmo.
Logo após a instalação, 3 horas mais tarde, a surpresa, o som de abertura do ubuntu...
Fiquei muito feliz e vim logo postar a notícia, mas quando estava quase terminando de escrever, me ocorreu que o arquivo do grub poderia não ter sido alterado pela instalação e eu estar utilizando o kernel 2.6.24.17, ai corri para o terminal e verifiquei, "uname -r", e a saida foi:

root@raphael-laptop:/usr/src/linux-2.6.25.4# uname -r
2.6.25.4-linux2.6.25.4

Resumindo, estou inconformado e feliz ao mesmo tempo, pois já havia feito o mesmo procedimento e não obtive o mesmo resultado, creio que não devo ter salvo o .config corretamente ou não o utilizei na hora da instalação.
Distração que me deixou bastante irritado, rsrsrsr
Mas é isso ai, aprendendo com os erros e crescendo, sempre...
Muito obrigado a todos que ajudaram e que isso sirva para ajudar alguém mais.
Vlw!

leoroots

Só pra complementar, ontem eu instalei e compilei o kernel 2.6.25 seguindo este tutorial http://blogdolenon.blogspot.com/2008/04/como-compilar-o-kernel-2625.html

Meu driver de som também não estava funcionando. Então localizei este tópico aqui no fórum e não precisei remover o kernel. Apenas segui o tutorial https://help.ubuntu.com/community/SoundTroubleshooting, que aparece na 1ª resposta desse post, e depois do reboot o som voltou ao normal no kernel 2.6.25 (usei o uname -r para ter certeza)!

Fiz assim:

Remove these packages: sudo apt-get --purge remove linux-sound-base alsa-base alsa-utils

Type: sudo apt-get install build-essential linux-headers-$(uname -r) module-assistant alsa-source

Type: sudo dpkg-reconfigure alsa-source

Opção 'Yes' nos dois questionamentos

Desmarquei a opção 'All' e marquei o meu controlador (hda Intel)

Reinstall those same packages: sudo apt-get install linux-sound-base alsa-base alsa-utils

Eu também fiz esse comando abaixo. O tutorial informa que depois de remover o pacote linux-sound-base (1º passo) alguns usuários se queixaram que o gdm e o ubuntu-desktop tambem foram removidos.

sudo apt-get install gdm ubuntu-desktop

Type: sudo module-assistant a-i alsa-source

Se o progresso for até o 100% e não notificar nenhum erro faça:

Reinicie

Não se precipite: mesmo depois desse processo, pode ser que não toque o som de abertura. Ocorreu comigo por algum motivo e volume estava zerado, então eu aumentei o volume

Depois de reiniciar, abra um terminal e digite aplay -l

Se aparecer o driver de som é só correr pro abraço...ah e se não tocou o som de abertura, aumente o volume!

Meu ubuntu é o 8.04 hardy heron

O meu problema agora é com o compiz e o kernel 2.6.25, ao ativa-lo travei minha tela (ficou toda em branco), mas isso é outra historia

*Editado: havia invertidoa posição do que esta em vermelho e em azul. Agora corrigido.

krezix

boas! quando isso acontece eu costumo escrever ás escuras :) tipo faço ALT+F2 e digito: metacity --replace        e faço enter
se a tua placa for ATI este manual resolveu o meu problema

se mesmo assim não der podes sempre ir ao xorg.conf e alterar/adicionar:
Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable" # deves trocar por Disable
EndSection

atenção que mesmo assim o compiz não funciona so que evita o ecrã em branco ! espero que ajude algo!

PS. -> já alguem conseguiu fikar kom wireless dp do update do krnl?