[RESOLVIDO] Retirar despositivo USB

Iniciado por bred81, 02 de Junho de 2008, 00:20

tópico anterior - próximo tópico

bred81

Pois é, uso Ubuntu a muito tempo mas nunca precisei (enquanto logado no HH) utilizar um dispositivo removível usb. O que ocorre é o seguinte: Achei que seria igual ao Windows e me dei mal.
É só puxar? Têm que mandar "desmontar" o volume?
Realmente não sabia o que fazer...
Acabei mandando desmontar a unidade e retirei (mesmo com a luz dele ligada) do computador. Isso pode acabar danificando a entrada USB...  :-\
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

danpos

@bred81

No linux, tal qual no windows, você tem que desmontar o volume!! Só que no windows isto é 'enfeitado' com ícone na bandeja do sistema em que você clica com o botão direito para 'remoção segura' e então após o desmonte do sistema de arquivos retorna um 'pop up' dizendo que a unidade pode ser retirada. Em algumas versões do gnu/linux - openSUSE - esse procedimento 'a la windows' é imitado... ;)

Danpos.

adrboliveira

Só complementando, no Windows tem a opção para remoção rápida, em que não é necessária a remoção pelo ícone da bandeja.
Não sei ao certo, mas o parâmetro que determina isto dentro do Linux é o sync / async, determinado dentro do arquivo fstab para montagem do dispositivo. Eu fiz este teste num disco rígido removível (gaveta) e ficou lento o processo de gravação das aplicações, já que ele faz uma gravação direta sem utilizar um cache.
Portanto é preferível desmontar o volume manualmente mesmo.
Adriano Oliveira
São Luís-MA

bred81

Ou seja, desmontar o volume e retirar ele do plug ? (mesmo se a luz tiver ligada?)

adrboliveira

Exato, com o detalhe que enquanto ele está com a luz "ligada" ele está efetuando a gravação do cache no dispositivo USB. Normalmente era para haver uma notificação na bandeja do sistema informando isso, o que viria em seguida o aviso de permissão de remoção. Não é o que ocorre? A luz não é apagada?
Adriano Oliveira
São Luís-MA

james_br

Se o icone do dispositivo tiver na area de trabalho....botao direito em cima Desmontar Volume
Se nao aparecer ali, tenta achar ele no Nautilus ou o gerenciador q vc usa e clica com o direito e faz igual
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

efosantos

Olá amigo!
Clica com o botão direito no Volume e desmonta. Aguarde qualquer gravação de dados e logo em seguida poderá retirar o dispositivo.

Abraços,

Eduardo Felipe

bred81

É, vou ser mais paciente com o meu dispositivo... é que eu acho que ele ta quebrado ou quebrando...
Muito obrigado.

Darcamo

Clica com o botão direito do mouse/rato no painel do gnome. Escolhe "Adicionar ao painel...".
Procura o applet "Montagem de volumes" na lista e adiciona ele.
Assim você pode montar e desmontar com facilidade.

Após gravar alguma coisa e mandar desmontar eu passo o mouse em cima do applet e se disser "desmontado" quer dizer que ele terminou de gravar e desmontou o dispositivo. Enquanto ele não terminar de gravar ele não desmonta então checar se ele já está desmontado me dá uma certeza de que tudo foi gravado corretamente.

Outra opção é usar o comando "sync" no terminal. As vezes o comando demora (esta gravando o que está em cache para o dispositivo), mas quando acaba tenho certeza que os arquivos foram gravados e posso desconectar o dispositivo (mesmo que eu não o tenha desmontado). Não me entenda mal, o correto é desmontar antes de desplugar. Mas se por algum motivo o Ubuntu estiver com problemas para desmontar então a melhor opção é usar o comando sync antes de desplugar "a força".