Dúvida Rede Ubuntu Hardy [Resolvido]

Iniciado por leoroots, 28 de Maio de 2008, 20:07

tópico anterior - próximo tópico

leoroots

Conecto via speedy, meu modem é roteado e alimenta 3 pcs (apenas o meu é linux). A conexão com a internet está normal inclusive no ubuntu, não tenho do que reclamar.

Mas me surgiu um dúvida quando fui em Sistema - Administração - Ferramentas de Rede

Ao selecionar o Dispositivo 'interface Ethernet (eth0)' e clicar em 'Configurar' aparece o erro:

A Interface não existe

Verifique se ela está escrita corretamente e se seu sistema tem suporte a ela.

Alguém sabe porque?

Usamos Ips fixo aqui em casa, já tentei declarar em Sistema - Administração - Rede, mas não consigo navegar se não deixo: Modo de Roaming habilitado.

desde já agradeço

raidicar

va no menu Sistema - Administração - REDE para a configurar a rede, só por ele, o erro em "ferramentas de rede" ocorre com todos, não é por la que se configura.
Quando selecionou IP Fixo, vc colocaou as dns 200.204.0.10 e 200.204.0.138
E o gateway, esta correto, é o endereço do modem?
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

leoroots

Desculpe mas na msg anterior eu já informei que acessei esse menu. E não consigo navegar quando defino ip estático.

já tentei declarar em Sistema - Administração - Rede, mas não consigo navegar se não deixo: Modo de Roaming habilitado.

mesmo assim obrigado.

Tá certinho

192.168.1.33
255.255.255.0
192.168.1.1

e dns telefonica ok!

raidicar

qual o resultado do comando sudo ifconfig dado no terminal quando vc esta com o modo roaming habilitado?
qual o resultado do comando more /etc/resolv.conf dado no terminal?
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !

leoroots

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:18:d1:64:fd:10 
          inet end.: 192.168.1.33  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::219:d1ff:fe64:fd10/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:179203 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:177043 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:100
          RX bytes:157239087 (149.9 MB) TX bytes:97239729 (92.7 MB)
          Endereço de E/S:0x30c0 Memória:90200000-90220000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:6426 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:6426 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:333436 (325.6 KB) TX bytes:333436 (325.6 KB)

raidicar

qual o resultado do comando more /etc/resolv.conf dado no terminal?
execute esse comando, com o sudo se necessário, no terminal
route add default gw 192.168.1.1 eth0

Obs, o resultado desse ifconfig foi dado quando ele estava com o modo ip estatico desabilitado e o modo roaming habilitado, certo?
após definir novamente o ip estatico, de esse comando que disse acima

leoroots

resposta do more /etc/resolv.conf
nameserver 192.168.1.1

e no sudo route add default gw 192.168.1.1 eth0
SIOCADDRT: O arquivo já existe

raidicar

deixe o ip fixo
deixe o gateway fixo
edite o resolv.conf e deixe-o com o dns da telefonica 200.204.0.10 e 200.204.0.138
faça um teste
pode ser que o seu modem não esteja resolvendo o nome, é bem possivel que o problema esteja nesse resolv.conf.
teste também só com a 200.204.0.10 que pode funcionar.

leoroots

Citação de: raidicar online 28 de Maio de 2008, 23:32
deixe o ip fixo
deixe o gateway fixo
edite o resolv.conf e deixe-o com o dns da telefonica 200.204.0.10 e 200.204.0.138
faça um teste
pode ser que o seu modem não esteja resolvendo o nome, é bem possivel que o problema esteja nesse resolv.conf.
teste também só com a 200.204.0.10 que pode funcionar.

sem chance! coloquei com nameserver os dois e so um e nao navega.

bom o que notei é que quando eu deixo por roaming la na tela de ferramentas de de rede na interface eth0 aparece o meu ip....definindo estatico nao!

alexandre

Citação de: leoroots online 28 de Maio de 2008, 20:07
Conecto via speedy, meu modem é roteado e alimenta 3 pcs (apenas o meu é linux). A conexão com a internet está normal inclusive no ubuntu, não tenho do que reclamar.

Mas me surgiu um dúvida quando fui em Sistema - Administração - Ferramentas de Rede

Ao selecionar o Dispositivo 'interface Ethernet (eth0)' e clicar em 'Configurar' aparece o erro:

A Interface não existe

Verifique se ela está escrita corretamente e se seu sistema tem suporte a ela.

Alguém sabe porque?

Usamos Ips fixo aqui em casa, já tentei declarar em Sistema - Administração - Rede, mas não consigo navegar se não deixo: Modo de Roaming habilitado.

desde já agradeço

não entendi seu problema irmão. Vc disse que está funcionando bem, então porque vc quer alterar a configuração??? Por acaso vc não conhece a regra de ouro da informática?: "se está funcionado, não mexa!"

se o seu modem é roteador, provavelmente ele está configurando a sua interface de rede via dhcp. Não precisa fazer nada.

qualquer dúvida, posta aí.

fui
:?)

leoroots

relamente esta regra é válida! mas mesmo assim gostaria de aprender um pouco mais. Quero configurar um ip fixo no ubuntu. as putras duas maquinas (xp) estao configuradas dessa forma. Pelo menos vc me deu uma luz e vou dar um molhada na interface do meu roteador pra ver como esta esta questao do dhcp nele. pode ser que esteja habilitado mas mesmo assim o windows esteja descartando ja que configurei o ip fixo. e o linux pode nao estar entendendo isso!

leoroots

Aqui deu certo. Desabiliteo o DHCP no roteador. Efetuei as configurações manuais na Rede declarando Ip, Mascara, Gateway e DNS. Em um primeiro momento não navegou. Então cliquei com o botão direito no icone de rede que fica no systray e desmarquei 'habilitar rede', em seguida efetuei o processo inverso. Navegou normal! E enxergou as outras máquinas da rede também.

Já havia postado isso no dia 31 de maio mas meu post sumiu. Inclusive o [resolvido] no título simu. Refiz.