coisa de newbe......

Iniciado por ApachIII, 01 de Junho de 2008, 21:23

tópico anterior - próximo tópico

ApachIII

comecei a usar linux/ubuntu recentemente
efetivamente,depois do 8,04,pq antes vira e mexe sumia a parte gráfica e "ia p roça" rssss
hj imagino q seja pq atualizava e n instalava o driver de video,bem experimentei algumas distros(biglinux,fedora,suse)
confesso q gosto mais de gnome,mas no fedora novo tem o KDE4 ficou mais prático,melhor q o anterior,mas assim mesmo ainda gosto gnome
bem,uma dúvida,qual a diferença entres as distros?,pq para um leigo como eu parece tudo igual,povo fala q tem tantas distros mas...
tirando KDE e GNOME q muda o visual,e talvez sistema de pacotes,onde difere?

e é claro um grande abraço a comunidade,vejo q as pessoas aqui são muito solicitas,mesmo pequenas dúvidas existe um grande empenho em ajudar/sanar,e existe muita gente "fera" aqui,
ainda estou gatinhando mas definitivamente,a cada dia me apaixono mais por linux e em especial ubuntu,espero um dia poder ajudar também

novamente um grande abraço a todos

rjbgbo

Bem vindo ao GNU/Linux Ubuntu ApachIII
É um tanto complicado explicar sobre as tantas distros GNU/Linux
Te sugiro uma leitura sobre esse tema, vc pode usar a busca aqui do fórum p/ isso, o Google...
Mas p/ te ajudar vou te recomendar:

http://andre.peric.tavares.googlepages.com/index01.html
http://www.guiadohardware.net/comunidade/linux-pico/669913/
http://tuxvermelho.blogspot.com/2007/07/comparativo-de-distros.html
http://br-linux.org/2008/site-ajuda-a-escolher-sua-distribuicao-linux/
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

IgorM0L

Voce esta começando agora, penso que deveria começar a pensar de um jeito mais simples que muitos usuarios mais velhos nao pensam...
  O que faz de uma distro GNU/Linux diferente da outra eh justamente sua filosofia. Cada distribuiçao possui uma filosofia de usuarios, desenvolvimento, objetivos, lançamentos, ate mesmo no designer.

O Ubuntu, por exemplo, eh focado para usuarios sem muita experiencia (nada impede de um expert tambem usa-lo), somado `a sua filosofia de humanidade. O Fedora normalmente eh focado para coisas de ultimos lançamentos; usa inclusive o mais novo kernel, o 2.6.25.
  Temos tambem, distros que voltam mais para estabilidade. Temos dentre elas, o Debian, que alem de ser estavel tambem preserva a fundo os conceitos de Software Livre. O Slackware tambem mantem o conceito de estabilidade, mas esta ligado a tradiçao Unix, voltado para usuarios avançados.
  Ainda por cima, temos distros capitalistas, como o RedHat.
  E se voce quer compilar tudo, nao deixe de conhecer o Gentoo :)

ApachIII

CitarBem vindo ao GNU/Linux Ubuntu ApachIII
É um tanto complicado explicar sobre as tantas distros GNU/Linux
Te sugiro uma leitura sobre esse tema, vc pode usar a busca aqui do fórum p/ isso, o Google...
Mas p/ te ajudar vou te recomendar:
realmente é meio complicado,parece irmãos de uma mesma família,eu sempre pensei q linux com as suas distros,fossem diferentes mesmo,mas noto q aprendendo um,de uma forma geral vc conhece todos
foi de grande valia esse links p mim "conhecer"um pouco esse universo
CitarVoce esta começando agora, penso que deveria começar a pensar de um jeito mais simples que muitos usuarios mais velhos nao pensam...
filosofia?
eu nunca havia pensado dessa forma sobres SOs rsss
mas talvez essas pequenas diferenças fazem toda diferença,eu noto que o modo como as pessos q usam OpenSorce abordam é diferente de quem usa wim por ex. ou seja ñ é algo que tá lá só p usar mas que pode ser melhorado,talvez por vc mesmo,essa filosofia talvez seja o ponto onde as pessoas que usam OpenSorce diferem das outras,exige esforço,conhecimento,talvez por isso quem entra nesse mundo ñ sai mais
noto também que existe um certo radicalismo em relação a sistemas proprietários,principalmente windows,eu particularmente ñ tenho isso,uso os dois tranquilamente,com mais enfase p linux agora,mas onde ele n supre,uso o win de boa,o mundo ainda fala muito win,então ñ acho q seja necessário tentar fazer tudo no linux,mas linux está avançando muito rápido,tanto q hj em dia qualquer um práticamente consegue usar,ex estou eu aqui
espero q continue nessa evolução,p um dia ñ exisitir mesmo SO proprietários,e também as distribuições ñ se tornarem proprietárias

abraços 

IgorM0L

Sabe por que eu penso assim?
  A única justificativa para a existência das coisas, pelo menos no modo de pensar mecanicista, seja certo objetivo; e, para que haver tantas distribuições, então? Pela filosofia. Ora, o que faz alguma coisa escolher tal gerenciador de pacotes ou tal gerenciador gráfico? Existem tantos... tem de haver algo que defina o que escolher.
  E é por isso que considero o que define algo em um Software seja uma filosofia. Na verdade, penso que tudo na vida seja isso.

Chucknoris

Sou quase igual você, a diferença maior esta no ambiente gráfico, Gnome e KDE são os mais usados, depois para mim esta no tipo de pacote, me acostumei com distros derivadas da Debian, ou seja que usam pacotes de instalação ".deb"  não entendo muito dos outros mas também é muito usado o ".rpm" , e o synaptic tambem é um diferencial na minha opinião.... Hoje em dia eu julgo uma boa distro por acompanhar as tecnologias como celulares pen drives cameras... por sua estabilidade e facilidade de utilização! 
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

IgorM0L

Citação de: Chucknoris online 02 de Junho de 2008, 20:26
Sou quase igual você, a diferença maior esta no ambiente gráfico, Gnome e KDE são os mais usados, depois para mim esta no tipo de pacote, me acostumei com distros derivadas da Debian, ou seja que usam pacotes de instalação ".deb"  não entendo muito dos outros mas também é muito usado o ".rpm" , e o synaptic tambem é um diferencial na minha opinião.... Hoje em dia eu julgo uma boa distro por acompanhar as tecnologias como celulares pen drives cameras... por sua estabilidade e facilidade de utilização! 

Tá vendo o que eu falei!
  O nosso colega Chucknoris acabou de citar uma das filosofias existentes. A filosofia da estabilidade, facilidade e que acompanhem as novas tecnologias.
  É isso que move o conceito de distribuição na minha forma de pensar. Enquanto existem outras filosofias, aquelas que privilegiam mais a estabilidade, que nem sempre acompanha as últimas tecnologias, como Slackware dentre outras. Isso para mim que é um Distribuição de Software, algo que tem por tráz uma filosofia.

Lembre-se ainda que, como toda idelogia - filosofia -, surgem fanatismos, e isso pode-se perceber claramente em vários usuários dentro das diversas Comunidades relacionadas.