Como carregar um perfil personalizado e padrão para toda conta criada?

Iniciado por adrboliveira, 26 de Maio de 2008, 12:40

tópico anterior - próximo tópico

adrboliveira

Olá, galera

Como fazer para configurar um perfil de uma conta no Ubuntu, e sempre que criar um novo usuário ele carregar este perfil como padrão.
No Windows, para referência do que pergunto, tem a opção de colar o perfil criado em "Documents and Settings/user" em "Documents and Settings/Default user". Assim, se crio novo usuário ele trás consigo todas opções criadas no perfil que desejo padronizar. O objetivo é somente este, sem levar direitos de leitura/gravação. Tem como no Linux?
Adriano Oliveira
São Luís-MA

adrboliveira

Na verdade sei que existe, só que vi isto num fórum e não lembro qual é esta pasta, parece salvo engano iniciar com a letra k, putz, não lembro nem que fórum é este e nem como cheguei lá, visto que já fiz uma pesquisa intensa na documentação e na Internet e agora não encontro...
Adriano Oliveira
São Luís-MA

adrboliveira

Continuando o monólogo, o que pude fazer é criar os usuários e na conta que criei o perfil que desejo, segui os passos a seguir:

- Pressiono a tecla ALT+F2
- digito o comando "gsku nautilus" (instalei um pacote que possibilita esta ação) e entro como root;
- abro a pasta de meu usuário padrão, seleciono a opção "Mostrar arquivos ocultos";
- Seleciono todos os arquivos ocultos e as pastas default do mesmo diretório (imagens, Documentos, etc), copio e colo em dentro de cada pasta do usuário, substituindo todos os arquivos;
- Em seguida posso fechar o nautilus, e com a tecla ALT+F2 acino o comando "gksu gnome-terminal"
- No terminal vou até o diretório home através do comando

cd /home

e executo o comando a seguir

chown -R usuario1.grupodousuario1 usuario1
chown -R usuario2.grupodousuario2 usuario2
chown -R usuario3.grupodousuario3 usuario3
chown -R usuario4.grupodousuario4 usuario4

e assim sucessivamente

depois ainda no mesmo local

executo o comando

chmod -R 755 usuario1
chmod -R 755 usuario2
chmod -R 755 usuario3
chmod -R 755 usuario4

e assim sucessivamente

Onde usuario1 é o nome do usuario/conta criada e grupodousuario1 é o grupo pricnipal deste usuario.

Estes comandos devem ser utilizados com muito cuidado, ok, pois sabemos que root é um usuario fatal em caso de erros.
Adriano Oliveira
São Luís-MA